conecte-se conosco


Tecnologia

Google Tradutor consegue transcrever áudio em tempo real no Android

Publicado

Olhar Digital

Google arrow-options
Unsplash

Google tradutor ganha novidade


O Google planeja implementar um recurso de transcrição em tempo real para o aplicativo Google Tradutor no Android . O recurso permite que os usuários gravem áudios em outro idioma e o processem em texto quase instantaneamente.

A ideia ainda está em fase de desenvolvimento, mas o Google demonstrou todo seu potencial durante algumas apresentações voltadas para inteligência artificial (IA) nesta terça-feira (28).

De acordo com a empresa, a tecnologia , quando lançada, exigirá uma conexão com a internet para funcionar. Isso significa que o novo recurso e as melhorias de IA vão trabalhar de forma diferente do que é oferecido pelo Google Tradutor atualmente.

Leia também: Fones de ouvido com tradução simultânea já existem; veja lançamento da Microsoft

O Google declara que a conexão será necessária porque a transcrição multilíngue em tempo real é mais complicada do que simplesmente traduzir um texto escrito em outro idioma – o que é bastante plausível.

A companhia também destacou que a nova função não poderá ser utilizada com arquivos de áudio, pelo menos no início; será necessário capturar a fala ao vivo, por meio do microfone do celular – embora o próprio Google tenha sugerido reproduzir um áudio gravado em um alto-falante e capturá-lo com o microfone.

Leia mais:  Como um celular é hackeado? Conheça as técnicas e saiba se proteger

Por enquanto, não há nenhuma confirmação sobre a data de lançamento do recurso para o Google Tradutor . A empresa apenas indica que a função estará disponível em algum momento “no futuro”.

Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

WhatsApp deixa de mostrar status ‘online’ e ‘visto por último’, relatam usuários

Publicado

O WhatsApp se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta sexta-feira (19) depois que usuários perceberam mudanças inusitadas em seu funcionamento. O aplicativo de mensagens deixou de mostrar o status “online”, “visto por último”, “digitando” e “gravando áudio” em suas conversas. Ao atualizar o aplicativo mudanças serão percebidas.

As novidades deixaram os internautas confusos sobre um possível erro no sistema, já que a empresa de Mark Zuckerberg não anunciou as atualizações. Antes, os usuários do aplicativo conseguiam apenas optar por desabilitar a função de “visto por último” e a de “confirmação de leitura” nas configurações de privacidade.

REUTERS/Thomas White

Segundo o site Downdetector, que monitora o relato de erros em redes sociais, o número de reclamações sobre o mau funcionamento do Whatsapp começou às 13h e atingiu seu pico às 14h.

Downdetector gráfico

Gráfico do Downdetector mostra pico de reclamações sobre mau funcionamento do WhatsApp

Entre os afetados pelas alterações repentinas, existem os que ficaram felizes pela maior privacidade e aqueles que lamentaram a falta de informações sobre seus contatos. E ainda no final da tarde desta sexta, alguns perfis no Twitter também começaram a relatar o retorno da visualização do status.

Leia mais:  Smartphone da Xiaomi lidera lista dos 10 celulares mais buscados por brasileiros

Já entre os concorrentes, o Telegram ironizou a suposta falha no sistema, convidando os insatisfeitos com as novidades a “convidarem um amigo para ficar online” no aplicativo.

Procurada pela CNN, a assessoria do WhatsApp ainda não respondeu ao contato para explicar as mudanças.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana