conecte-se conosco


Mato Grosso

Gestão de Pessoas capacita servidores em saúde e segurança do trabalho

Publicado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) promove, esta semana, um curso aos membros que compõem o Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho. O objetivo é capacitar os profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos servidores que compõem todas as forças de segurança do Estado. A atividade teve início nesta terça-feira (23.10) e ocorre até esta quinta-feira (25.10), no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá.

O Comitê Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho da Sesp-MT foi instituído pela Portaria n° 148/2016, em consonância com a Política de Saúde e Segurança no Trabalho para os Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, implementada desde 2013. Participam integrantes da Sesp, das Polícias Judiciária Civil (PJC-MT), Militar (PM-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas da Sesp, Keila Regina Costa, o órgão foi o primeiro a publicar a norma. “Damos mais um passo importante com esta capacitação, pois será possível alcançar mais qualidade em saúde e segurança no ambiente do trabalho”. O curso é composto pelos seguintes módulos: Legislação Básica; Aspectos Históricos e Conceitos Fundamentais; Segurança no Trabalho; Mapa de Riscos; Noções Básicas sobre Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros; e Organização e Funcionamento da CLST.

Leia mais:  Reunião do Comitê do Fogo discute planejamento do período proibitivo de queimadas

Além disso, foram instituídas, no âmbito da Sesp-MT, as Comissões Locais de Saúde e Segurança no Trabalho, na região metropolitana e nas cidades-polos de Mato Grosso, também com representantes de todas as forças, e que passarão por capacitação. As próximas edições ocorrerão em Cáceres, de 30 de outubro a 1° de novembro, e em Tangará da Serra, entre 06 e 08 de novembro.

Um dos participantes do curso, o tenente-coronel PM Tenístoples Alves de Araújo Júnior, do 2º Comando Regional da PM-MT, ressaltou a importância de adquirir conhecimento. “Especialmente na área de segurança pública, por conta da exposição e perigos diários que nós policiais somos expostos. Essa preocupação tem que ser primeiramente nossa para haja mudança e tenhamos uma melhor qualidade de vida na prestação de serviços. Isso reflete também na sociedade em geral”.

Mais qualidade de vida

A assistente social da PJC, Selma Santiago, avaliou que o diferencial da capacitação é o foco em quem cuida do outro. “Esses programas de acompanhamento, que avaliam a equipe e trabalham a aprendizagem de acordo com as necessidades apontadas, são muito importantes”. O técnico de necropsia da Politec, Jurandir de Oliveira, disse que já participava antes de um grupo de pesquisa em saúde e segurança do trabalho no Instituto Médico Legal (IML) e que a expectativa é que esta capacitação contribua ainda mais. “Temos um desafio grande, porque lidamos com situações mais delicadas, então esta comissão ajuda a gente a melhorar o ambiente de trabalho”.

Leia mais:  Reforma administrativa gera economia de R$ 13,3 milhões em estatais

Também participando do curso, o tenente BM Marcos Antonio, do Comando Geral do CBM-MT, afirmou que a iniciativa traz conhecimento tanto para a equipe que compõe o Comitê quanto os profissionais em geral. “É um assunto fundamental, pois aborda como proceder para ter uma boa saúde física e mental, os cuidados básicos que precisamos ter, e a necessidade de repassar isso aos colegas”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, conversou com os servidores e salientou que estes cuidados apresentam resultados positivos a toda a sociedade. “Cursos assim representam a valorização do servidor, que é o maior patrimônio do Estado, pois nossa atividade nos coloca em constantes situações de risco, mas também refletem na qualidade dos serviços prestados ao cidadão”.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Edital de Literatura recebe 123 inscrições

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana