conecte-se conosco


Mato Grosso

Gestão da Jucemat recebe destaque nacional após modernizar e desburocratizar serviços

Publicado

A gestão e informatização da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) está servindo de exemplo para outros Estados do país. Nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), a autarquia recebe a visita de uma delegação do Amazonas que veio conhecer o processo de implantação da Junta Digital. Há um ano os processos e serviços da Jucemat são todos digitais, realizados pela internet.

Com a Junta Digital, o Estado reduziu o tempo médio para a entrega de serviços, desburocratizando processos e, consequentemente, melhorando a vida do cidadão. Em 2016, o tempo médio para abertura de uma empresa era de 30 dias. Com a modernização do sistema, o empresário pode abrir uma empresa em duas horas.

A presidente da Jucemat, Gercimira Rezende, destaca que a adoção do novo sistema foi um divisor de águas para a instituição, que era acostumada a trabalhar com papeis e atendimentos presenciais. O processo envolveu toda a equipe, que precisou de treinamento e aceitção da mudança da rotina de trabalho.

“Tivemos a coragem de fazer essa mudança, com trabalho em equipe e servidores da casa empenhados, hoje somos 100% digitais. Receber colegas de outros estados e mostrar nossas práticas é motivo de orgulho para todos nós, estamos muito contentes em poder contribuir”, disse a presidente.

Leia mais:  Setasc capacita técnicos da assistência social de Cuiabá sobre como preencher o Cadastro Único

Roberta Veras Antonio, vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas, afirmou que a visita técnica está sendo produtiva e destacou a gestão e a liderança no processo de transformação da Junta Digital. “Às vezes você tem a melhor ferramenta do mundo, mas se não tiver liderança e gestão, o trabalho pode não funcionar bem. Nós já estamos em processo para sermos 100% digitais também, mas é sempre relevante conhecer as boas práticas dos lugares que já deram certo”.

Gercimira relatou que também já esteve no Acre, a convite daquele Estado e sem ônus para Mato Grosso, apresentando a Junta Digital. Hoje apenas nove estados brasileiros têm os processos 100% digitais.

Com apoio do Sebrae, foi desenvolvido um software que integra todos os órgãos envolvidos na abertura de uma empresa e esse serviço foi oferecido às instituições de registro de comércio. Dessa maneira, Mato Grosso não teve custo para o processo de transformação digital.

Outra mudança importante com a implantação da Junta Digital foi no custeio da autarquia, reduzindo o consumo de papel, impressões e que também otimizou o espaço do prédio onde funciona a autarquia, já que não produz mais processos físicos.

Leia mais:  Governador diz que é absurdo manter empresa de mineração enquanto saúde está precária em MT

Chat Online melhora atendimento

Além do sistema de cadastro digital, outra importante ferramenta que foi apresentada à equipe do Amazonas foi o atendimento ao cliente por meio do Chat. Em funcionamento desde janeiro deste ano, diminuiu o número de telefonemas e visitas presenciais de usuários.

O serviço tem o objetivo de sanar dúvidas na hora de abrir e dar baixa nas empresas. A equipe de atendimento online é composta por cinco pessoas que atende em média 400 pessoas por dia.

Conforme o secretário-geral da Jucemat, Julio Müller, com o atendimento por este canal online, a qualidade dos processos melhorou, pois o cidadão entra com pedido de algum serviço já ciente de todas as exigências. “Também otimizamos o trabalho da Jucemat, que consegue atender mais pessoas e entregar um produto de melhor qualidade”.

Serviço

Qualquer informação sobre a autarquia pode ser acessada no site da Junta Comercial, por meio da página www.jucemat.mt.gov.br. Dúvidas na utilização do sistema podem ser sanadas pelo chat, no site e também pelo telefone: (65) 3613-9545/ 3613 9505. 

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

“Rondon é um herói brasileiro e um dos maiores mato-grossenses da nossa história”, destaca governador em homenagem aos 156 anos do patrono

Publicado

Marechal Rondon foi responsável pela implantação da primeira linha telegráfica do Estado

Nesta quarta-feira (05.05) é comemorado o aniversário de 156 anos do mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon. Patrono das telecomunicações, o notável desbravador nasceu em 1958, no distrito de Mimoso (123 km de Cuiabá), localizado no município de Santo Antônio do Leverger em Mato Grosso.

Marechal Rondon é uma das personalidades históricas de grande notoriedade do Brasil e foi responsável pela implantação da primeira linha telegráfica do Estado, trecho que ligava Cuiabá ao Araguaia viabilizando a comunicação do Centro-Oeste com outras regiões. Além disso, implantou outras demais linhas, que ligavam Mato Grosso ao Estado do Rio de Janeiro, e mais tarde, essa expansão foi vertiginosa, avançando de Mato Grosso para Amazônia.

Nesta mesma data do seu aniversário, é também o Dia Nacional das Telecomunicações, estabelecido em sua homenagem.

O Governador Mauro Mendes considera o dia 05 de maio uma importante data histórica, que deve ser lembrada para fortalecer e manter viva a memória deste extraordinário mato-grossense.

“O Marechal Rondon é um herói brasileiro e um dos maiores mato-grossenses da nossa história. Foi um grande desbravador, um grande ser humano e apoiador dos povos indígenas. Além de ter sido um visionário, que expandiu a tecnologia nas expedições. Merece todas as homenagens e deve servir de inspiração para todos nós”, afirmou Mendes.

Leia mais:  Virginia Mendes defende manutenção e fortalecimento da APDM

Rondon ainda permanece vivo, seu nome está presente em diversas páginas de importantes e ricas obras literárias.  Além disso, importantes ruas e avenidas no Brasil foram intituladas com o nome do Marechal. Nessas mesmas homenagens aparecem Escolas, Museus e outros.  Devido ao brilhante trabalho de implantação das linhas telegráficas na Amazônia o nome do Marechal também é nome o mesmo do Estado de Rondônia em sua homenagem.

No site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está disponível o primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon (clique aqui). A obra foi publicada em 2015 com o apoio da então Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e liberada para consulta e download gratuitos no site da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. O relatório científico da Comissão Rondon integrou o projeto “O Brasil pelos brasileiros” (clique aqui). O projeto resgatou 86 publicações raras e preciosas resultantes das expedições organizadas por Cândido Rondon, em décadas de trabalho desde a expedição em 1907.

 

Homenagens

Em Mato Grosso, o maior e principal terminal aeroviário do Estado, localizado no município de Várzea Grande, foi batizado com o nome de Aeroporto Marechal Rondon, em homenagem ao desbravador.

Leia mais:  Escola de Saúde Pública investe na qualificação de agentes indígenas de saúde e de saneamento

Além disso, outra importante obra arquitetônica que abriga parte da rica história do Marechal é o Memorial Rondon. Inaugurado em agosto de 2016, o museu foi construído em homenagem ao desbravador, para abrigar parte de sua rica história dos caminhos trilhados por Rondon, tendo como base os trabalhos realizados pela Comissão chefiada pelo militar.

O Memorial Rondon fica localizado no Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger. A Rodovia MT-040 está pavimentada até a comunidade de Mimoso e conta com estrutura de postos de abastecimento com conveniências e alguns restaurantes e lanchonetes.

Excepcionalmente nesta quarta-feira (05), o Memorial foi aberto para visitações. Aos turistas está disponível parte de uma rica exposição dos momentos histórico da jornada de Rondon nos trabalhos de desbravamento durante implantação das linhas telegráficas.

A unidade passará por ajustes e reparos na estrutura predial. A previsão de abertura definitiva do retorno das atividades é para o mês de junho deste ano. Após a finalização do trabalho, o Memorial Rondon estará apto para receber visitantes de segunda a domingo, das 8h às 17h.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana