Política
Geller é cotado para assumir Ministério da Agricultura
Um dos principais articuladores da eleição de Arthur Lira (PP-AL) para o comando da Câmara Federal, Neri Geller (PP), está sendo cotado para assumir o Ministério da Agricultura (Mapa) sob indicação do chamado Centrão – partidos de centro que têm dado sustentação ao governo do presidente Jair Bolsonaro.
O nome de Geller é cotado após as negociações para a saída de Tereza Cristina (DEM-MS) do Ministério, depois da crise do DEM com Bolsonaro.
Geller tem se tornado um dos parlamentares mais influentes do Congresso, e como vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que tem cerca de 300 deputados e senadores, está sendo visto um ótimo nome para voltar a ocupar o cargo de ministro da Agricultura.
A mudança ministerial no governo federal tem sido uma cobrança dos seus aliados, e, com o enfraquecimento do DEM e o crescimento de outras siglas, como o PP, Geller seria o nome apoiado por Lira, parte da FPA e do ex-ministro Blairo Maggi para assumir a vaga.
A possível indicação de Geller para o Ministério será importante para o Estado e para o projeto político dele, já que tem articulado para disputar a vaga no Senado, hoje ocupada por Wellington Fagundes (PL).
Caso a indicação se concretize, Geller terá boas chances de se cacifar para a disputa ao Senado, com importantes apoios do setor produtivo e de Blairo Maggi. Geller ocupou a pasta em 2014, durante o primeiro mandato do governo Dilma Rousseff (PT) e foi responsável pela abertura de mercados importantes para a comercialização da produção agrícola do país. Na condição de ministro, viajou aos Estados Unidos, onde assinou o acordo com o governo norte-americano colocando fim ao contencioso do algodão, que se arrastou por mais de uma década.
Após sua saída do cargo, retornou ao Ministério em 2016, quando o ex-ministro Blairo Maggi (PP) assumiu a Pasta durante o governo tampão de Michel Temer (MDB).
Geller ficou ao lado de Maggi na Secretaria de Política Agrícola. Como secretário de Política Agrícola o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, em setembro de 2017, a renegociação de dívidas de produtores do Centro-Oeste, Espírito Santo e da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A medida deu fôlego ao produtor para honrar seus compromissos e obter novos recursos na safra seguinte.
Deixou a pasta para disputar a eleição de 2018 para a Câmara Federal, obtendo 73.054 mil votos para representar o Estado na Câmara Federal.
Neri Geller iniciou a carreira política em 1996, quando foi eleito vereador na cidade de Lucas do Rio Verde, sendo reeleito em 2000. Geller também ocupou o cargo de Deputado Federal em 2007 e 2011 na condição de suplente.
Até janeiro deste ano esta na condição de líder da bancada federal de Mato Grosso no Congresso. Atualmente é considerado o “herdeiro político” de Maggi dentro do PP.


Política
Governo de MT usa publicidade institucional para atacar Prefeitura de Cuiabá
briga entre o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) parece não ter fim.
O mais recente episódio é a produção de uma faixa com a logomarca do Governo do Estado e do Sistema Único de Saúde (SUS) atacando a “deficiência da Prefeitura” para justificar a existência do Centro de Triagem, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Mesmo sem a citação, fica clara que a mensagem se refere à Prefeitura de Cuiabá, cidade onde está instalado o Centro de Triagem.
Segundo um advogado ouvido pelo Isso É Notícia, o Governo pode ter cometido crimes como abuso de poder e improbidade administrativa.
“Propaganda institucional deve ter caráter educativo, de orientação social de cunho informativo e não pode ser utilizado para promoção nem para ataques a outras instituições”, comentou.
Por: Alexandre Aprá/ Isso É Notícia
-
Brasil / Mundo7 dias atrás
Proteção contra Conavírus: máscara transparente ou ‘M85’; o produto de vinil que não funciona, segundo infectologistas
-
Brasil / Mundo7 dias atrás
Imposto de Renda 3 milhões de brasileiros terão que devolver a ajuda recebida do governo
-
Brasil / Mundo4 dias atrás
China torna obrigatório teste anal para todos os estrangeiros que chegam ao país
-
Política6 dias atrás
Consórcio para compra de vacinas contra a Covid por municípios tem 100 adesões
-
Política7 dias atrás
Mauro sanciona VI da covid-19: R$2,1 mil para assessores e R$ 500 para trabalhadores da Saúde
-
Política6 dias atrás
Dezoito municípios estão com alto risco de contaminação pela Covid-19
-
Política6 dias atrás
Secretários pedem toque de recolher nacional e fechamento de escolas, bares e praias contra colapso da saúde na pandemia
-
Política7 dias atrás
Petrobras aumenta em 41% preço dos combustíveis em 2 meses em MT