conecte-se conosco


Mato Grosso

Gás só retorna a Mato Grosso com segurança jurídica de abastecimento contínuo

Publicado

Um novo encontro com representantes do governo boliviano está agendado para o próximo dia 17 de julho, data em que uma equipe técnica de Mato Grosso irá até o país vizinho apresentar o resultado de um estudo, que indicará os termos a serem acordados para restabelecimento do fornecimento de gás.

“A equipe da MT Gás fez um plano de viabilidade, e está próxima de dar um resultado positivo. Não vamos voltar o fornecimento de gás sem segurança jurídica e segurança pro mercado. Nos 15 anos de MT Gás, nunca tivemos um contrato firme. As indústrias não correrão mais risco de desabastecimento com o novo contrato”, explica. 

A expectativa é que a partir da nova agenda na Bolívia, seja firmada uma sociedade com a estatal boliviana Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB), e feito um cronograma para a retomada dos contratos de fornecimento do GLP, o gás de cozinha, gás liquefeito e gás natural.

“Esse contrato que estamos articulando é um contrato firme, onde a indústria pode fazer o seu planejamento, a viabilidade econômica, e saber que nesse período que teremos o contrato não vai faltar gás”, afirmou o presidente da Companhia Matogrossense de Gás, Rafael Reis, em entrevista para a Rádio Jovem Pan, nesta quinta-feira (04.07).

Leia mais:  Onça parda é capturada em residência de Cáceres e solta novamente na mata

Ele deu como exemplo uma indústria de etanol, que deve se instalar em Mato Grosso e investir R$ 1 bilhão, apesar de não ter atualmente uma matriz energética para considerar no planejamento, já que o contrato atual de gás é interruptivo, ou seja, é fornecido o gás que está disponível.

Viabilidade econômica

A procura estimada mensal de gás por indústrias é de 5 milhões de m³, conta Rafael. As empresas não utilizam o combustível atualmente pela insegurança de não saber quando terá fornecimento. Além disso, é necessário um investimento de cerca de R$ 250 mil reais para fazer a conversão e utilizar o combustível.

“O que transforma o gás em atrativo é o valor. É mais viável do que qualquer outro tipo de energia. Para a indústria, o preço é um terço do GLP, um sétimo do valor da madeira. Para o veículo, se estiver no mesmo preço do álcool, ainda assim compensa, porque roda 50% a mais em termo de quilometragem”, complementou.

Para uma comparação, em junho de 2017 a MT Gás estava vendendo 160 mil m³ de gás ao mês, e hoje pleiteia o fornecimento de 2,5 milhões de m³ ao dia. “É o suficiente para o começo. A estimativa é feita com base no diagnóstico da realidade da indústria do estado, e nas intenções de negócio a curto e médio prazo. Isso porque o contrato firme exige o pagamento de no mínimo 80% da quantidade pactuada, logo, a quantidade pactuada deve ser utilizada para que não haja prejuízos”, esclarece sobre o possível contrato de 10 anos, com a possibilidade de renovação.

Leia mais:  Dois suspeitos que cumprem condicional são presos por furtos de jóias e bebidas

Cenário nacional

Com a nova Resolução do governo Federal que libera o mercado do gás natural no país, haverá o impacto em cadeias, avalia o presidente. A primeira cadeia que terá diminuição do preço é a do GLP, o gás de cozinha, que antes era comprado exclusivamente da Petrobras.

“Até o final do ano deve baixar de 25 a 30% para os consumidores do país. O segundo setor será o de gases liquefeitos, que são o GNL e o GNC. O gás natural será o último na cadeia a sofrer impacto do novo mercado de gás porque depende de uma mudança constitucional, que delimita atualmente que este fornecimento é uma concessão dos estados”.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Parque Natalino: Conheça o percurso completo da Arena Encantada

Publicado

por

Até o dia 5 de janeiro, a Arena Pantanal se transforma na Arena Encantada, um espetacular parque natalino aberto à visitação todos os dias, sempre das 18h às 23h. A entrada é um quilo de alimento não perecível por família e os alimentos sugeridos são arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, óleo, leite longa vida e panetone.

Com instalações interativas, o circuito de atrações conta com a Casa do Papai Noel, Presépio, Floresta Encantada, Vila dos Doces e Vila das Fadas e Duendes. No entorno da arena, o público poderá desfrutar de uma infraestrutura gastronômica completa, na praça de alimentação.

“Entregamos para toda a nossa população um espaço de lazer com lindos cenários natalinos, uma estrutura nunca antes montada em Mato Grosso. E nos próximos anos vamos interiorizar, promover em outros municípios”, afirma a primeira-dama Virginia Mendes, idealizadora do projeto.

Com mais de 4 mil m² de estrutura montada, a Arena Encantada se instala no entorno do campo da Arena Pantanal, no piso sintético das laterais, atrás das traves e nos túneis de acesso aos vestiários, de maneira a preservar o gramado, que estará inacessível.

A Arena Encantada, evento dedicado à magia das festas natalinas, com instalações interativas, cenários e ambientes que recriam a histórica da maior festa cristã, é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e apoio da iniciativa privada.

Pórtico de entrada da Arena Encantada

Na arquitetura, um pórtico é o local coberto, na entrada de um templo, palácio ou grande edificação. No caso, o Portão F da Arena Pantanal se transforma na suntuosa entrada da Arena Encantada. É o marco de partida desse lúdico tour natalino. As luzes, cores e formas dão uma ideia do que espera o visitante na parte interna.

Floresta Encantada

Os ursos guardiões da entrada dão as boas-vindas. Reza a lenda que na véspera de Natal, os animais da floresta saem de suas tocas para comemorar o nascimento do Menino Jesus. A lenda diz ainda que à meia-noite do dia 25 de dezembro, os bichos ganham a habilidade de celebrar junto aos homens e mulheres de bom coração.

Todos comemoram numa grande festa debaixo do maior e mais antigo pinheiro da Floresta Encantada. Cada ser leva um presente para compartilhar entre todos, reforçando os espíritos de comunhão, gratidão e generosidade, característicos do Natal.

Leia mais:  Atendimento no Ganha Tempo ficará suspenso nesta terça-feira (24)

São dessa floresta que vêm as nove renas que ajudam Papai Noel na noite de Natal. Seus nomes? Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão, Relâmpago e Rodolfo.

Vila dos Doces

Na Vila dos Doces é onde está instalada a Fábrica de Doces de Natal. Os cenários reforçam a atmosfera das fábulas infantis na Arena Encantada. Uma simpática edificação feita de guloseimas coloridas, um lugar encantado que promete adoçar a vida dos visitantes. Tem até um moinho de vento em sua doce estrutura ornamentada com pirulitos e balas de caramelo. 

Transportadora de Mel

Comandada pela família urso, próximo à Vila dos Doces está a Transportadora de Mel, uma companhia pensada para levar doçura aos homens e mulheres de boa vontade. Há que se considerar que pessoas “amargas” necessitam do mínimo da doçura para que aflorem os sentimentos mais bonitos, durante a jornada da vida.

Um dos mais antigos alimentos da humanidade, o mel foi exaltado muitos dos grandes profetas, em seus livros. O mel representa a ternura, a justiça, a virtude e a bondade divina.

Vila das Fadas e Duendes

Endereço dos mais ilustres ajudantes do Papai Noel. É graças ao auxílio dos duendes e fadas que Papai Noel consegue atender a todos os pedidos das crianças, na noite de Natal. O trabalho incansável na fábrica de brinquedos do bom velhinho garante a alegria de meninos e meninas na manhã de Natal.

É, Papai Noel estaria perdido sem seus ajudantes. Além da fabricação dos brinquedos distribuídos na Arena Encantada no dia 17 de dezembro (anote na agenda), são os duendes e fadas que adestram as renas e preparam o trenó do Papai Noel. Outra missão importante é observar se as crianças realmente se comportaram durante o ano. A essa altura, o relatório já deve estar pronto! Cruzem os dedos, crianças!

Presépio

Um dos símbolos máximos do Natal, o presépio, em escala real, é uma das mais aguardas atrações da Arena Encantada. Aqui, todos estão presentes, os animais, pastores, o anjo, os Reis Magos trazendo ouro, incenso e mirra, São José, Maria e o motivo de toda essa celebração, o Menino Jesus. 

Leia mais:  Servidor pode dobrar licença-prêmio trabalhando meio período

Você sabia que o presépio foi criado por São Francisco de Assis com o intuito de facilitar a compreensão do nascimento de Jesus Cristo, no ano de 1223? No Brasil, a ideia do presépio foi apresentada aos índios e colonos portugueses poucos anos após o descobrimento, por iniciativa do padre José de Anchieta.

Casa do Papai Noel

Sejam bem-vindos a aconchegante Casa do Papai Noel. Aqui os visitantes poderão interagir com o bom velhinho e até fazer uma self com ele. Aliás, na Arena Encantada, o visitante pode e deve fotografar à vontade (use as hashtags #ArenaEncantada e #oMaiorNataldeMT e você pode aparecer no telão da Arena).

A Casa do Papai Noel chama a atenção por seus adornos, entalhes e afrescos repletos de enfeites natalinos. A propósito, uma das atrações mais aguardadas da Arena Encantada é a entrega de presentes. Reiterando, o bom velhinho chegará no dia 17 de dezembro para entregar brinquedos a milhares de crianças carentes, selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Árvore de Natal

A Árvore de Natal é um dos mais importantes símbolos das celebrações natalinas. Luzes e enfeites adornam os 15 metros de altura do pinheiro gigante da Arena Encantada. Não por acaso é uma das principais atrações desse parque natalino.

O enorme pinheiro, retirado da Floresta Encantada, simboliza a vida, já que é uma das poucas espécies que se mantêm verde durante todo o ano, mesmo durante o outono e o inverno, quando a maioria das árvores perde a folhagem. É, ao que tudo indica, este será, realmente, o maior Natal que Mato Grosso já viu.

Boas festas!

Serviço

Natal na “Arena Encantada”

Onde: Arena Pantanal

Quando: De 06 de dezembro a 05 de janeiro, sempre das 18h às 23h

Entrada: Um quilo de alimento não perecível por família (arroz, feijão, açúcar, café, macarrão e óleo).

A Arena Pantanal é uma arena multiuso localizada na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana