conecte-se conosco


Mato Grosso

Futuros bibliotecários conhecem rotina de trabalho do Arquivo Público de MT

Publicado

Estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis, conheceram na tarde desta terça-feira (25.06) a rotina de trabalho do Arquivo Público de Mato Grosso. O grupo de futuros bibliotecários foi recebido pelo gerente de Atendimento, Waltemberg Santos, que apresentou as atividades desenvolvidas pela unidade.

Durante a visita, o gerente comentou sobre as ações do Arquivo Público realizadas junto aos órgãos e entidades do Executivo estadual, como as capacitações e orientações aos servidores sobre os diversos procedimentos da gestão de documentos, que compreendem da guarda ao descarte.

Também falou a respeito dos instrumentos de pesquisa e quais espécies documentais podem ser encontradas na unidade, como fotos, jornais, livros, revistas, Diário Oficial e publicações próprias do Arquivo Público.

Outro assunto foi a classificação, higienização e estabilização dos documentos, além de todo equipamento necessário para desenvolver estas atividades referentes ao setor de Documentos Escritos, responsável pela preservação dos registros históricos.

Para as professoras da UFMT Valdeíra Cardoso e Sheila Gabriel a visitação contemplou diversas disciplinas trabalhadas em sala de aula. “Pudemos observar um pouco do universo da profissão e os alunos conseguiram visualizar o que aprendem em sala de aula”, acrescentou Cardoso.

Leia mais:  Auditores esclarecem cerca de 570 dúvidas de servidores pelo canal Pergunte à CGE

Visitações ao Arquivo

A Superintendência de Arquivo Público, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), abre a Instituição para visitas técnicas, destinadas a pesquisadores, professores, alunos de universidades, proporcionando uma visão das atividades técnicas desenvolvidas no local. 

As visitas deverão ser agendadas com antecedência de 15 dias úteis, através do formulário que consta no site do Arquivo Público de Mato Grosso ou pelo e-mail: [email protected] . Elas são realizadas às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. O horário de atendimento ao público é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A solicitação de material para consulta é atendida até às 16h30.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3613-1800/1802.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

“Rondon é um herói brasileiro e um dos maiores mato-grossenses da nossa história”, destaca governador em homenagem aos 156 anos do patrono

Publicado

Marechal Rondon foi responsável pela implantação da primeira linha telegráfica do Estado

Nesta quarta-feira (05.05) é comemorado o aniversário de 156 anos do mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon. Patrono das telecomunicações, o notável desbravador nasceu em 1958, no distrito de Mimoso (123 km de Cuiabá), localizado no município de Santo Antônio do Leverger em Mato Grosso.

Marechal Rondon é uma das personalidades históricas de grande notoriedade do Brasil e foi responsável pela implantação da primeira linha telegráfica do Estado, trecho que ligava Cuiabá ao Araguaia viabilizando a comunicação do Centro-Oeste com outras regiões. Além disso, implantou outras demais linhas, que ligavam Mato Grosso ao Estado do Rio de Janeiro, e mais tarde, essa expansão foi vertiginosa, avançando de Mato Grosso para Amazônia.

Nesta mesma data do seu aniversário, é também o Dia Nacional das Telecomunicações, estabelecido em sua homenagem.

O Governador Mauro Mendes considera o dia 05 de maio uma importante data histórica, que deve ser lembrada para fortalecer e manter viva a memória deste extraordinário mato-grossense.

“O Marechal Rondon é um herói brasileiro e um dos maiores mato-grossenses da nossa história. Foi um grande desbravador, um grande ser humano e apoiador dos povos indígenas. Além de ter sido um visionário, que expandiu a tecnologia nas expedições. Merece todas as homenagens e deve servir de inspiração para todos nós”, afirmou Mendes.

Leia mais:  Homem é preso por assediar assistente de papai noel em shopping de Cuiabá

Rondon ainda permanece vivo, seu nome está presente em diversas páginas de importantes e ricas obras literárias.  Além disso, importantes ruas e avenidas no Brasil foram intituladas com o nome do Marechal. Nessas mesmas homenagens aparecem Escolas, Museus e outros.  Devido ao brilhante trabalho de implantação das linhas telegráficas na Amazônia o nome do Marechal também é nome o mesmo do Estado de Rondônia em sua homenagem.

No site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está disponível o primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon (clique aqui). A obra foi publicada em 2015 com o apoio da então Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e liberada para consulta e download gratuitos no site da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. O relatório científico da Comissão Rondon integrou o projeto “O Brasil pelos brasileiros” (clique aqui). O projeto resgatou 86 publicações raras e preciosas resultantes das expedições organizadas por Cândido Rondon, em décadas de trabalho desde a expedição em 1907.

 

Homenagens

Em Mato Grosso, o maior e principal terminal aeroviário do Estado, localizado no município de Várzea Grande, foi batizado com o nome de Aeroporto Marechal Rondon, em homenagem ao desbravador.

Leia mais:  Secretário de Saúde acompanha vistoria no Hospital Metropolitano de Várzea Grande

Além disso, outra importante obra arquitetônica que abriga parte da rica história do Marechal é o Memorial Rondon. Inaugurado em agosto de 2016, o museu foi construído em homenagem ao desbravador, para abrigar parte de sua rica história dos caminhos trilhados por Rondon, tendo como base os trabalhos realizados pela Comissão chefiada pelo militar.

O Memorial Rondon fica localizado no Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger. A Rodovia MT-040 está pavimentada até a comunidade de Mimoso e conta com estrutura de postos de abastecimento com conveniências e alguns restaurantes e lanchonetes.

Excepcionalmente nesta quarta-feira (05), o Memorial foi aberto para visitações. Aos turistas está disponível parte de uma rica exposição dos momentos histórico da jornada de Rondon nos trabalhos de desbravamento durante implantação das linhas telegráficas.

A unidade passará por ajustes e reparos na estrutura predial. A previsão de abertura definitiva do retorno das atividades é para o mês de junho deste ano. Após a finalização do trabalho, o Memorial Rondon estará apto para receber visitantes de segunda a domingo, das 8h às 17h.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana