conecte-se conosco


Polícia

Forças de segurança empregarão 3.800 profissionais durante Carnaval

Publicado

Raquel Teixeira | Sesp-MT 

Mais de três mil policiais vão reforçar a segurança pública nos 28 pontos de carnaval de 25 municípios que já informaram que terão festas em espaços públicos em Mato Grosso. As ações preventivas e repressivas começam nesta sexta-feira (01.03) e seguem até a próxima quarta-feira (06.03), com reforços de profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito. Durante os seis dias de festa, serão empregados 3.828 profissionais e 765 viaturas.

Aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Cioaper) também vão auxiliar as forças de segurança na repressão à criminalidade, realizando sobrevoos nos locais de carnaval da região metropolitana, além da base de Sorriso, que atuará no reforço à região Norte do estado. 

“O planejamento é a tônica para reforçar a segurança nos bailes carnavalescos e para isso a secretaria trabalha com a integração das forças. Reduzimos folgas e férias para que todo o efetivo atue durante o carnaval e tenhamos mais policiais nas ruas, em todos os locais de festa no estado”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28.03), acrescentando que além dos locais de festa, as forças de segurança farão patrulhamento ostensivo para garantir a segurança da população em geral.

Leia mais:  Suspeito de homicídio de mulher é preso em menos de 24h

A Polícia Militar atuará durante os seis dias de festa carnavalesca com um efetivo geral de 1.273 profissionais e 472 viaturas distribuídos nas 15 regiões integradas de segurança pública. “As unidades policiais especializadas da PM – Rotam (Ronda Ostensiva Tático Metropolitana), Bope (Batalhão de Operações Especiais) e Força Tática também atuarão durante as festividades. Empregamos os policiais que atuam em áreas administrativas para fornecer esse reforço no período carnavalesco, visando sempre à segurança da população”, frisou o comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis.

As equipes das delegacias serão reforçadas nas cidades com locais de carnaval para atender prontamente as possíveis ocorrências. “Na região metropolitana de Cuiabá haverá reforço de mais 74 policiais civis e no interior de 63 profissionais, além dos que já trabalharão nas escalas normais. No total, a Polícia Judiciária Civil terá um efetivo de 595 policiais e 203 viaturas empregadas no período de carnaval”, pontua o delegado-geral da instituição, Mário Dermeval Rezende.

Com atuação ostensiva e preventiva, o Corpo de Bombeiros empregará equipes nos pontos de bailes carnavalescos atuando com um efetivo total de 1.135 militares e 43 viaturas operacionais. O trabalho da corporação começou antes das festividades, com a vistoria dos locais de concentração de público e das estruturas. como informa o comandante-geral da corporação, coronel Alessandro Borges. “Fiscalizamos e vistoriamos todos os locais nos municípios que terão festas populares. Um dos critérios foi certificar que os locais comportariam o público estimado. Outro detalhe era se a estrutura montada estava dentro das normas de segurança. Somente após essas verificações os documentos de liberação são emitidos”, explica o militar.

Leia mais:  Delegado geral ministra palestra em Conferência do Exército Brasileiro

A Politec terá um efetivo de 545 profissionais, entre médicos peritos, papiloscopistas, peritos criminais e técnicos de necropsia e laboratório, e 44 veículos disponíveis para pronta atuação das equipes, conforme informou o diretor geral, Rubens Okada.

Com foco na prevenção e orientação ao público frequentador do carnaval, o Detran-MT começou a campanha nas ruas da capital, com o slogan “Não vá na contramão da folia – Unidos pela prevenção”. O trabalho orientativo também será realizado nos pontos de carnaval em Cuiabá, no interior e rodovias estaduais que dão acesso à Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger. “As ações promovidas pela Escola Pública de Trânsito destinam-se à sensibilização de todos, para os riscos da combinação de bebida alcoólica e direção, além do abuso de velocidade”, informou o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcellos.

Balanço final

As ocorrências da operação Carnaval 2019 serão divulgadas em coletiva de imprensa na quinta-feira, 07 de março, na Secretaria de Segurança Pública. O horário será posteriormente informado.

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
publicidade

Polícia

Polícia Civil prende jovem e apreende adolescente por atuação com tráfico em Rondonópolis

Publicado

por

Assessoria | PJC-MT

Um jovem foi preso e um menor apreendido pela Polícia Judiciária Civil, na manhã desta sexta-feira (06.12), no município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), por envolvimento com o comércio de drogas na região.

A ação deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) resultou também na apreensão de mais de 4 quilos de maconha, além de uma arma de fogo (revolver de calibre 22) com numeração suprimida.

Lorran Freitas Vieira, 20, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por porte, posse, aquisição, transporte ou fornecimento de arma de fogo com identificação adulterada.

Já o adolescente L.P. de 17 anos responderá ato infracional análogo ao crime de porte, posse, aquisição, transporte ou fornecimento de arma de fogo com identificação adulterada.

Os suspeitos eram investigados há alguns meses por atuar com a venda de drogas na região do bairro Cidade de Deus. Conforme apurado, os suspeitos usavam aplicativo  WhatsApp para comercializar o entorpecente.

Leia mais:  Operação combate furto de energia e recupera R$ 958 mil em ICMS

Durante trabalho de monitoramento, os investigadores conseguiram abordar os investigados na manhã de sexta-feira (06), em uma casa no bairro Sagrada Família. Na ocasião, acontecia intensa movimentação de pessoas, porém algumas conseguiram fugir no momento da chegada dos policiais.

Em poder dos suspeitos, foram encontrados quatro tijolos de maconha, além de diversos pedaços da mesma substância e outra porção de pasta base de cocaína. Questionado, o menor L.P. revelou que tinha em casa uma arma de fogo, proveniente de um furto praticado em um sítio na zona rural do município.

O adolescente também contou que estava planejando um roubo de veículo em Rondonópolis e em seguida outro assalto a uma fazenda nas proximidades da cidade de Pedre Preta.

Diante dos fatos, Lorran Freitas Vieira e o infrator foram conduzidos à Derf de Rondonópolis, onde foi lavrado o flagrante. O preso foi apresentado para audiência de custódia ficando à disposição da Justiça e o menor responderá pelo ato infracional em liberdade.

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana