Entretenimento
Festival Curta Cinema celebra produção nacional no Rio de Janeiro
Publicado
2 anos atrásO Festival Curta Cinema realiza sua 28ª edição desta quarta-feira (24) até a próxima quarta (31). Este ano o evento ocupa seis importantes salas do circuito exibidor do cinema independente carioca: Estação NET Botafogo 1, 2 e 3, Cinemateca do MAM, Cinemaison e Cine Arte UFF.
Leia também: Aplicativo dedicado aos fãs de cinema promete facilitar a vida dos cinéfilos

Serão exibidos no Festival Curta Cinema
cerca de 200 filmes
nacionais e internacionais, que traçam um amplo panorama da atual produção audiovisual em curta metragem
. Os destaques ficam para as tradicionais mostras competitivas que qualificam os seus vencedores a uma vaga na disputa para o Oscar na categoria Curta Metragem.
Leia também: Inteligência Artificial pode prever se filmes serão sucesso de bilheteria ou não
Com 13 mostras, que englobam 33 programas, o festival de filmes é a maior e mais importante janela de exibição de curtas da cidade do Rio de Janeiro. Este ano será marcado pela volta do Panorama Carioca e o Panorama Latino Americano que voltam reafirmando o compromisso com as produções locais e regionais.
Destaques do Festival Curta Cinema

Outro destaque destaque da programação é o “VideoEra”, com curadoria de Laís Azeredo Rodrigues, que mostrará como autores experimentais dos 70 e 80 usaram as câmeras portáteis para produzir uma (nova) experiência de linguagem.
“A mostra propõe aos espectadores um novo olhar sobre a própria mídia como potência de criação. A produção desses artistas e autores permaneceu, por esses quase 40 anos, praticamente inédita, todos eles seguiram produzindo e se tornaram importantes realizadores na formação da uma estética de pulsões que hoje chamamos linguagem não linear”, resume Laís.
Outro destaque do festival é a mostra “Manifest”, que nasceu a partir da fusão de três empresas de produção audiovisual francesas com o intuito de fazer parte do princípio da economia solidária, fortalecendo a distribuição de suas produções pelo mundo. Hoje, com cerca de 15 produtoras reunidas, o selo reúne mais de 1300 curtas e 300 prêmios em festivais mundo afora. Para a mostra especial para o Curta Cinema, foram selecionadas cinco produções, com destaque para os inéditos “Burning” (2016), de Slimane Bounia e “Chahine” (2018), de Youcef Khemane. (Continua).
Teatro paulistano faz aniversário

O Teatro Bradesco, um dos espaços de entretenimento e cultura de São Paulo, completou nesta semana nove anos de atividade. Com capacidade para 1.439 pessoas e área total de mais de 7.000m², o teatro é considerado um dos maiores do país. Durante sua trajetória a casa de cultura já recebeu espetáculos de renome como “Bibi – Uma Vida em Musical”, “Bem Sertanejo – O Musical”, “A Bela e a Fera”, “O Mágico de Oz”, “Branca de Neve” e “Um Dia na Broadway”, e promete continuar recebendo muito mais.
O samba agora é maior de idade!

Eleito o melhor grupo de Samba em 2014 no Prêmio da Música Brasileira, o Sururu começou sua carreira nos anos 2000, destacando-se entre os grupos responsáveis pela revitalização da Lapa carioca. De lá para cá, o grupo coleciona apresentações em cenários nacionais e internacionais ao lado de ícones da MPB, como Chico Buarque, Monarco, Zeca Pagodinho e Dona Ivone Lara, entre outros.
Para celebrar os 18 anos, o Sururu fará um grande show em noite especial, aproveitando para celebrar em coquetel, com a participação de convidados que marcaram sua história no Teatro Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro, nesta sexta (26). E o clima de festa não para por aí, o grupo já está em processo de produção de um novo trabalho, que deve ser lançado no início de 2019.
Marquezine Who? Neymar estrela campanha com Emrata

Já imaginou Emily Ratajkowski e Neymar no mesmo filme? Pois é, a marca de jeans Hyperflex uniu essas personalidades em sua nova campanha. No comercial, a atriz e o jogador estão em um mundo pós-apocalíptico e tem que lutar com seus jeans super flexíveis contra os zumbis que usam jeans rígidos e desconfortáveis.
A campanha foi criada para lançar a nova linha Hyperflex +, o primeiro super denim 3D totalmente flexível. Filmado sob o icônico estádio de futebol Stade De France, em Paris, a campanha promete viralizar na internet.
Programação Festival Curta Cinema

- 24 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA
Estação Net Botafogo 1 | R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
20h – ABERTURA
- 25 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA
Estação NET Botafogo 1| R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
17h – Competição Internacional 1
19h – Competição Internacional 2
21h – Panorama Carioca 1
Estação NET Botafogo 2| R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
16h – Competição Nacional 2
18h – Sessão de abertura
Estação NET Botafogo 3 | R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
15h30 – Painel 1
17h30 – Painel 2
19h30 – Competição Internacional 2
21h30: Panorama Latino Americano 3
Cinemateca MAM | Av. Infante Dom Henrique, 85 – Praia do Flamengo
17h – Panorama Latino Americano 2
19h – Panorama Latino Americano 1
Cine Arte UFF | Centro de Artes UFF – R. Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói
14h – Mostra Infantil 1
21h – Competição Internacional 3
- 26 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA
Estação NET Botafogo 1 | R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo::
17h – Competição Internacional 2
19h – Competição Nacional 2
21h – Panorama Carioca 2
Estação NET Botafogo 2 | R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo::
16h – Competição Nacional 1
18h – Underground Brasil
Estação NET Botafogo 3 | R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo::
15h30 – Painel 3
17h30: Painel 4
19h30 – Competição Internacional 1
21h30 – Panorama Latino Americano 1
Cinemateca MAM | Av. Infante Dom Henrique, 85 – Praia do Flamengo
17h – Panorama Carioca 1
19h – Panorama Latino Americano 3
Cine Arte UFF | Centro de Artes UFF – R. Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói
21h – Competição Internacional 4
Leia também: China ultrapassa Estados Unidos no mercado cinematográfico
A programação dos dias 27, 28, 29 e 30, do Festival Curta Cinema
pode ser conferida no site oficial do evento.


O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma frase atribuída a Leonardo da Vinci, que morreu idoso para o seu tempo (aos 67 anos), sentencia que “a vida bem preenchida torna-se longa”.
Em oito décadas e meia, A Voz do Brasil preencheu a vida dos ouvintes com notícias sobre 23 presidentes, em mandatos longínquos ou breves. Cobriu 12 eleições presidenciais, e manteve-se no ar durante a vigência de cinco constituições (1934, 1937, 1946, 1967 e 1988).
O programa cobriu a deposição dos presidentes Getúlio Vargas (1945) e João Goulart (1964), o suicídio de Vargas (1954), a redemocratização do país em dois momentos (1946 e 1985), o impeachment e renúncia de Fernando Collor (1992) e o impeachment de Dilma Rousseff (2016).
Além de notícias dos palácios do governo federal, A Voz do Brasil levou aos ouvintes informações sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O programa narrou as conquistas do país em cinco Copas do Mundo e a derrota em duas – a mais traumática em 1950. A Voz registrou a inauguração de Brasília (1960) e cobriu a morte de ídolos como Carmen Miranda (1955) e Ayrton Senna (1994).
Pelo rádio, e pela A Voz do Brasil, muitos brasileiros souberam da invenção da pílula anticoncepcional (1960), da descida do homem na Lua (1969), dos primeiros passos da telefonia móvel (1973), da queda do Muro de Berlim (1989) e da clonagem da ovelha Dolly (1998).
Vida longa
A longevidade do programa A Voz do Brasil é assunto de interesse de historiadores e pesquisadores da mídia de massa no país. “É curioso como um programa de rádio se torna uma constância em um país de inconstância institucional, jurídica e legislativa”, observa Luiz Artur Ferrareto, autor de dois dos principais livros de radiojornalismo editados no Brasil.
Para Sonia Virginia Moreira, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a longa duração do programa “tem muito a ver com a própria longevidade do rádio como meio de comunicação. A morte do rádio foi anunciada várias vezes e ele segue como um veículo muito importante no Brasil.”
“Nenhum governo abriu mão dessa ferramenta fantástica. A longevidade vem da percepção que os diferentes governos tiveram que manter essa ferramenta era algo que trazia uma vantagem enorme para o governo do ponto de vista das suas estratégias e para seus objetivos”, acrescenta Henrique Moreira, professor de jornalismo e especialista em história da mídia no Brasil.
Curiosidades sobre A Voz do Brasil
A Voz Brasil nem sempre teve como trilha sonora de abertura trecho da ópera O Guarani (1870), de Carlos Gomes. O Hino da Independência (1822), composto por Dom Pedro I, e Aquarela do Brasil (1939), de Ary Barroso, também serviram para marcar o início do programa.

Inauguração da transmissão do programa A Voz do Brasil, Brasília, DF. – Arquivo Nacional
A longevidade do programa A Voz do Brasil é assunto de interesse de historiadores e pesquisadores da mídia de massa no país. “É curioso como um programa de rádio se torna uma constância em um país de inconstância institucional, jurídica e legislativa”, observa Luiz Artur Ferrareto, autor de dois dos principais livros de radiojornalismo editados no Brasil.
Para Sonia Virginia Moreira, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a longa duração do programa “tem muito a ver com a própria longevidade do rádio como meio de comunicação. A morte do rádio foi anunciada várias vezes e ele segue como um veículo muito importante no Brasil.”
“Nenhum governo abriu mão dessa ferramenta fantástica. A longevidade vem da percepção que os diferentes governos tiveram que manter essa ferramenta era algo que trazia uma vantagem enorme para o governo do ponto de vista das suas estratégias e para seus objetivos”, acrescenta Henrique Moreira, professor de jornalismo e especialista em história da mídia no Brasil.
Curiosidades sobre A Voz do Brasil
A Voz Brasil nem sempre teve como trilha sonora de abertura trecho da ópera O Guarani (1870), de Carlos Gomes. O Hino da Independência (1822), composto por Dom Pedro I, e Aquarela do Brasil (1939), de Ary Barroso, também serviram para marcar o início do programa.


Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Assembleia aprova em definitivo implantação do BRT em Cuiabá e VG

AL cita denúncias e fará “pente fino” para descobrir servidores fantasmas

Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas
Polícia


Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) mostrou que os delegados de...


Delegada conclui inquérito e indicia empresário que agrediu influencer cuiabana
A delegada Patrícia Fronza, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianopólis, concluiu...


Assaltantes morrem em confronto com policiais durante furto em loja de eletrodomésticos em MT
Segundo a o batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), quatro suspeitos foram flagrados retirando produtos do estabelecimento e colocando...

Mato Grosso


Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de...


Vale do Araguaia abandona pecha de “Vale dos Esquecidos” e assume condução do progresso econômico de MT
O Vale do Araguaia, que compreende 25 cidades à Nordeste de Mato Grosso, carregou durante anos a pecha de “Vale...


STJ nega pedido e vê perseguição de Rogers a delegados
Foi negado pela Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus ao ex-secretário de Segurança Pública de...
Entretenimento


A Voz do Brasil faz 85 anos
O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma...


Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1
Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da...


Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual
O Instagram proibirá qualquer conteúdo que promova terapia de conversão depois que ativistas pediram que ela impedisse os provedores de...
Esportes


Apresentado, Rogério Ceni cita Zico e promete Flamengo ofensivo
Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de...


Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de...


Fórmula 1 cancela GP Brasil este ano em Interlagos
A Fórmula 1 cancelou hoje (24) o Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Será a...