conecte-se conosco


Cidades

Feira de artesanato da Praça da República reforça renda e inciativa deve ser expandida

Publicado

Davi Valle

Com centenas de opções que variam entre crochê e doces típicos, a feira de artesanato da Praça da República já caiu nas graças de quem circula pelo centro de Cuiabá. Realizado mensalmente, o encontro traz visibilidade ao trabalho de profissionais e amplia a saída de produtos, expostos em um local com alto fluxo de pessoas ao longo do dia. A proposta deve ser expandida pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Em visita à exposição, na sexta-feira (10), a titular da Pasta, Débora Marques, anunciou que sua equipe tem levantado o número de artesãos e associações pela cidade, a fim de intensificando ações voltadas ao setor. O objetivo é criar uma rede de integração com grupos dentro dos bairros, apostando em eventos em centros comunitários e Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

“Este diálogo é importante para que possamos abrir novas frentes de trabalho em parceria com outras secretarias. É muito importante tanto para os profissionais, quanto para os consumidores, que possamos fortalecer um trabalho da nossa terra, que represente nossa cultura. Além da exposição, queremos investir também em capacitação para os trabalhadores”, diz.

Leia mais:  Polícia Federal prende servidores públicos por venda de dados sigilosos do INSS

Ela reforça que a garantia do espaço contribui para a geração de emprego e renda, especialmente em períodos de crise econômica, quando os números do trabalho formal despencam e essa se torna a única fonte de recursos para muitos cidadãos. “As ações fazem parte do plano de administração do prefeito Emanuel Pinheiro e tem foco na capacitação de microempreendedores e divulgação de seus materiais”, comentou.

Assim, em uma passagem rápida pelos corredores da feira, vê-se intercalarem dezenas de barracas com chinelos, bolos, colares, tapioca, roupas, doces, tapetes, reproduções sacras, compotas, porções de pixé, e muitos outros. A mistura é proposital e foi pensada para evitar a repetição, estimulando os visitantes a consumir diferentes opções.

A iniciativa ganha força com a parceria com a associação de artesãos Homens e Mulheres de Fibra, que existe há um ano e possui um total de 160 profissionais registrados. De acordo com o vice-presidente, Luís Moreira, a criação da entidade surgiu da necessidade de fortalecer o segmento. “Uma pessoa sozinha não teria esse espaço, então é a união que fortalece nossa causa”, afirma.

Leia mais:  Prefeitura será parceira da 1ª Edição do Cuiabá Motor Show na Orla do Porto

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Primeira-dama conhece projeto Cuiabá Sempre Criança voltado aos alunos da rede pública de ensino

Publicado

por

Jorge Pinho

Projeto da Prefeitura de Cuiabá e Secretaria Municipal de Educação prossegue nesta segunda-feira (21), levando diversão e brincadeiras a alunos de 11 unidades de ensino da rede publica municipal da Regional Leste. O projeto Cuiabá Sempre Criança, 300 Motivos para Sorrir esta hoje na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti. Na sexta-feira (18), a primeira-dama Márcia Pinheiro esteve na EMEB Moacyr Gratidiano Dorilêo, na Regional Sul, acompanhando a ação.

Márcia Pinheiro falou sobre a importância de proporcionar momentos felizes às crianças. “A gestão Emanuel Pinheiro tem esse carinho e esse compromisso com as crianças, de acolher, de ser uma gestão que olha para as pessoas”, destacou.

A iniciativa, que comemora o Dia das Crianças, é voltada para alunos na faixa etária de 2 a 5 anos, matriculados nas creches, Centros Educacionais Infantis (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) que oferecem Jardim I e II, Pré Escola I e II.

No total, o projeto atenderá cerca de 10 mil crianças com brincadeiras, personagens infantis, conto de histórias, teatro, música e muito algodão doce, pipoca, e lanche à vontade.

Leia mais:  Andamento das obras do novo Pronto Socorro entusiasma ministro Carlos Marun, que reafirma compromisso dos R$ 100 milhões

As atividades acontecem até o dia 23, encerrando na Regional Norte, com alunos de 18 unidades educacionais da região. A programação envolve show musical com a banda infantil Caixa de Brinquedos, troupe de palhaços e muita diversão.

Nesta terça-feira (22), o projeto estará na Regional Leste, no ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino e na quarta-feira (23) no Ginásio Verdinho, sempre nos períodos da manhã e da tarde, das 7 às 11 horas, e das 13 às 17 horas. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana