Política
Ex-secretária-adjunta de Saúde confirma loteamento de unidades de saúde para políticos
Publicado
2 anos atrásSegundo ela, algumas unidades como, por exemplo, a Policlínica do Planalto, foi coordenada por indicações políticas, estando os servidores à disposição para atender determinados interesses pessoais desses políticos.
Segundo o presidente da CPI, vereador Abilio Junior, havia muitas denúncias de “pessoas que chegavam ali, conheciam alguém de dentro da unidade e pediam para passar na frente”. Isso, afirmou a ex-secretária, era presente em todos os níveis de atendimento, inclusive na Central de Regulação.
Para Abilio, esse depoimento comprovaria a ingerência política, um dos objetos de investigação da CPI. “Fica muito evidente no depoimento da ex-secretária a prática de loteamento da saúde. Uma prática da qual são favorecidos os ‘amigos do rei’. Se eu, cidadão, não sou amigo do político da região fico sem ter atendimento ou demora muito, sendo prejudicado. Isso não é atender de forma humanizada e igualitária. Isso é desrespeitar o cidadão, o princípio da impessoalidade e beneficiar somente aqueles que pertencem a determinado grupo que loteiam essas unidades. Por isso, muitos políticos guerreiam por esses cargos de chefia nas UPA’s, Policlínicas e PSF’s. Tudo para atender seus interesses políticos e pessoais”, afirmou o vereador.
Além da ingerência, a ex-secretária depôs acerca do possível caso de nepotismo envolvendo os irmãos do atual secretário-adjunto de Saúde, Milton Correa. Segundo Dúbia, os irmãos Rafael e Renata Correa estariam trabalhando nas Policlínicas do Planalto e Coxipó, no mesmo período que o Milton era secretário-adjunto, estando, assim, subordinados a mesma pasta do irmão.
“Esse depoimento é mais uma situação que comprovaria crime de improbidade administrativa. Estamos preocupados com tudo isso. Temos muita coisa já apurada, somados a esses depoimentos, tudo isso poderá levar ao indiciamento de todos os citados”, explicou Abilio.
A ex-secretária também relatou sobre a permuta de medicamento, como sendo outra prática ocorrida no sistema público de saúde de Cuiabá. Diferente do que declarou a ex-secretária Elizeth Araújo, em depoimento em outra oitiva. Segundo Elizeth, tal procedimento teria sido proibido durante sua gestão.
Dúbia também falou da falta de medicamentos na rede Municipal de Saúde, atribuindo a situação à “falta de competência e qualificação técnica”. O que para o presidente Abilio, estaria comprovada na gestão da Central de Distribuição de Medicamentos (CDMIC), no qual esteve sob administração de pessoas formadas em Turismo.
A ex-secretária ainda falou sobre roubo e furto de medicamentos, materiais e insumos, considerando que esses casos estão presentes nas. “Acho que é um problema que tem dentro do Pronto Socorro também”, disse Dúbia.
Diante de tudo que foi exposto, a ex-secretária elogiou o trabalho que os membros da CPI têm realizado. “Que isso (CPI) venha agregar, com realização de concurso público, com maior transparência, que os políticos fiquem longe, pois só acabam atrapalhando o gestor”, concluiu Dúbia, frisando sobre a dificuldade de gerir diante da pressão realizada por políticos em Cuiabá.
Reportagem
Dana Campos
Fotografia
Francinei Marans


O deputado estadual Faissal Calil (PV) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) no qual se compromete a não realizar festas em sua residência, localizada no bairro Shangri-lá em Cuiabá, que excedam o volume de som permitido na “Lei do Silêncio”. O desrespeito à norma renderá multa no valor de R$ 3 mil.
“Se abster, a partir desta data, de produzir nos eventos realizados em sua residência ou sob sua responsabilidade, ruídos em níveis tais que possam resultar em danos à saúde humana”, diz o promotor 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Gerson Natalício Barbosa.
De acordo com o TAC, chegou ao conhecimento da promotoria de Justiça que o deputado realizou uma festa para comemorar a vitória do vereador Marcus Brito Jr. (PV), que é seu aliado político. O termo de compromisso foi assinado no dia 15 de dezembro.
Ainda consta no documento que as celebrações são realizadas com frequência no local. “De acordo com a notícia, as festas organizadas pelo senhor Faissal Jorge Calil Filho são recorrentes e causam grande perturbação à vizinhança”.
Veja vídeo da festa


Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Assembleia aprova em definitivo implantação do BRT em Cuiabá e VG

AL cita denúncias e fará “pente fino” para descobrir servidores fantasmas

Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas
Polícia


Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) mostrou que os delegados de...


Delegada conclui inquérito e indicia empresário que agrediu influencer cuiabana
A delegada Patrícia Fronza, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianopólis, concluiu...


Assaltantes morrem em confronto com policiais durante furto em loja de eletrodomésticos em MT
Segundo a o batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), quatro suspeitos foram flagrados retirando produtos do estabelecimento e colocando...

Mato Grosso


Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de...


Vale do Araguaia abandona pecha de “Vale dos Esquecidos” e assume condução do progresso econômico de MT
O Vale do Araguaia, que compreende 25 cidades à Nordeste de Mato Grosso, carregou durante anos a pecha de “Vale...


STJ nega pedido e vê perseguição de Rogers a delegados
Foi negado pela Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus ao ex-secretário de Segurança Pública de...
Entretenimento


A Voz do Brasil faz 85 anos
O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma...


Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1
Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da...


Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual
O Instagram proibirá qualquer conteúdo que promova terapia de conversão depois que ativistas pediram que ela impedisse os provedores de...
Esportes


Apresentado, Rogério Ceni cita Zico e promete Flamengo ofensivo
Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de...


Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de...


Fórmula 1 cancela GP Brasil este ano em Interlagos
A Fórmula 1 cancelou hoje (24) o Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Será a...