conecte-se conosco


Mato Grosso

Estudantes da Escola Técnica de Poxoréu assistem palestra sobre valorização da vida

Publicado

Cinquenta alunos dos cursos técnicos de Enfermagem e Balconista de Farmácia, da Escola Técnica de Poxoréu, participaram na terça-feira (10.09) de uma palestra sobre a prevenção ao suicídio.  

A palestra faz parte das ações do Setembro Amarelo, uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito desta realidade.  O tema da campanha deste ano é ‘Falar é a melhor solução’.

Durante a palestra, a psicóloga Ana Kelly Rodrigues comentou sobre diversos assuntos relacionados ao suicídio, como mitos, fatores de risco, fatores de proteção, sinais e formas de ajuda.

A professora da ETE de Tangará e responsável pelas turmas, Lindsay Pereira, disse que os alunos destacaram as formas de prevenção e a importância de valorização da vida.

“Precisamos quebrar esse tabu, por isso, devemos mostrar aos nossos jovens que a melhor forma é falar sobre o assunto. Não podemos nos calar diante disso e para mudar o mundo, muitas vezes, é preciso ir até onde as pessoas estão”.

A estudante do curso técnico em Enfermagem, Jackeline Alves disse que esse tema deveria deixar de ser tabu e ser mais discutido entre as pessoas. “É importante falar sobre este assunto e mostrar que ele pode ser prevenido. Muitas pessoas acabam cometendo o suicídio por não saberem que podem procurar ajuda antes que o pior aconteça”.

Leia mais:  Força Tática prende quadrilha que fez dois assaltos no mesmo dia em Cáceres

Lindsay explicou que a palestra foi muito esclarecedora e diferenciada, pois geralmente as pessoas falam muito superficialmente sobre o tema.

“Foi uma verdadeira lição de vida para todos. Os alunos tiraram dúvidas e tornaram-se disseminadores do projeto de valorização da vida. Queremos agradecer a equipe de Saúde Mental do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ida Araújo e Ana Kelly Rodrigues por ter escolhido a nossa Escola para ministrar a palestra”.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Governo abre contratação para prestadores de serviços médicos atender os Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso

Publicado

por

O Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Saúde (SES), lançou os editais de pregão eletrônico para a contratação de empresas especializadas na prestação de serviços médicos para atender os Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso.

Em Sinop, conforme edital publicado no Diário Oficial que circulou nesta quarta-feira (13.11), o pregão eletrônico n° 003/2019 prevê a contratação de empresas que disponham de profissionais qualificados para desenvolverem atividades em Clínica Médica e atendimento de Urgência e Emergência; Infectologia; Cardiologia; Ortopedia e Traumatologia; Neurocirurgia e Neurologia; Cirurgia Vascular; Urologia; Cirurgia Geral; Anestesiologia; Nefrologia; Serviços de Hemodiálise e Diálise Peritoneal; Pediatria; Cirurgia Pediátrica e Otorrinolaringologista.

De acordo com o documento, a licitação será na modalidade pregão eletrônico . As empresas interessadas em participar da seleção devem enviar as propostas de preço ao Portal de Aquisições Governamentais. A sessão do pregão eletrônico será realizada no dia 02 de dezembro, às 9h (horário de Cuiabá).

Por meio da contratação dos serviços médicos, o hospital de Sinop ampliará o número de especialidades ofertadas. Atualmente, a unidade dispõe dos serviços de neurocirurgia, neurologia, ortopedia, cirurgia geral e otorrino, UTI e atendimento de urgência e emergência.

Leia mais:  Procon Estadual dá dicas para compras de final de ano

Hospital Regional de Sorriso

Já o pregão eletrônico para contratação de empresas especializadas para prestação de serviços médicos no Hospital Regional de Sorriso requer profissionais tecnicamente qualificados em Clínica Médica; Psiquiatria; atendimento de Urgência e Emergência; Infectologia; Cardiologia; Ortopedia e Traumatologia; Neurocirurgia e Neurologia; Pediatria; Urologia; Cirurgia Geral; Anestesiologia; Nefrologia Serviços de Hemodiálise e Diálise Peritoneal; Vascular e Buco Maxilo Facial; Ginecologia e Obstetrícia; Otorrino; Reumatologia e Pneumologia.

A licitação também será na modalidade pregão eletrônico. As empresas interessadas em participar da seleção em Sorriso devem enviar as propostas de preço ao Portal de Aquisições Governamentais.  A sessão do pregão eletrônico será realizada no dia 26 de novembro, às 9h (horário de Cuiabá). O edital da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado que circulou no dia 07 de novembro e retificado no mesmo espaço nesta terça-feira (12.11)

Os editais das unidades de saúde de Sinop e Sorriso e seus anexos poderão ser consultados no Portal de Aquisições Governamentais.

Força-tarefa

Em junho deste ano, foi instituída uma força-tarefa com objetivo é dar mais agilidade aos processos de contratação referentes à Secretaria de Estado de Saúde, em especial nas áreas médica, clínica, UTI, medicamento, entre outras.

Leia mais:  Controladoria Geral do Estado conclui auditoria sobre supersalários

Essa força tarefa integra, juntamente com a readequação estrutural de diversas unidades de saúde do Estado, o projeto de modernização dos Hospitais Regionais e das Unidades

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana