conecte-se conosco


Mato Grosso

Estratégia PCI é destaque em matéria da Forbes

Publicado

Segundo a publicação americana, a iniciativa mato-grossense é um bom exemplo de que o comércio sustentável é possível.

A Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), instituída pelo Governo de Mato Grosso, é destaque em matéria publicada no site da revista americana Forbes. O texto relata que os Walmart e Unilever decidiram utilizar a força da cadeia de fornecimento para enfrentar o desmatamento da floresta tropical. Dessa forma, o texto aponta que há inúmeras formas de se engajar no comércio sustentável e traz a Estratégia PCI como um bom exemplo de iniciativa, já que Mato Grosso é o maior produtor de soja e gado do Brasil.

“E os resultados podem ser expressivos: os objetivos da iniciativa ajudarão a evitar a emissão de 6 gigatoneladas de gases de feito estufa, aproximadamente as emissões anuais dos Estados Unidos”, afirma o texto patrocinado pelo Fundo de Defesa do Meio Ambiente (EDF).

A Estratégia PCI foi lançada em Paris durante a COP 21 em 2015 e constitui-se de um conjunto de metas com o objetivo de expandir e aumentar a eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, recomposição dos passivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e gerar a redução de emissões e sequestro de carbono.

Leia mais:  Mesmo dividindo atuação com liderança do governo, Dilmar Dal Bosco fecha semestre com 100 matérias apresentadas

Responsável pelo eixo Conservar, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) assumiu a missão de manter 60% de vegetação nativa de Mato Grosso e eliminar o desmatamento ilegal até 2020. “Recebemos com o orgulho a notícia de que a Estratégia PCI vem sendo internacionalmente reconhecida como exemplo de que a produção aliada à conservação ambiental e inclusão social é possível”, comemora o secretário André Baby.

De acordo com o gestor, a Sema atua em diversas frentes para atingir as metas acordadas em Paris. “Nosso trabalho passa pelos processos de descentralização e desconcentração para chegar mais perto dos cidadãos, a implantação do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), gestão eficiente dos licenciamentos ambientais, ações de controle o monitoramento, criminalização de infratores e transparência, além da inauguração da primeira Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais no Norte de Mato Grosso e da implementação do Plano de Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais”, diz André Baby.

O diretor-executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI, Fernando Sampaio, lembra que a iniciativa foi concebida com uma pluralidade de ações para que os investidores possam escolher a melhor forma de apoiar a produção sustentável em Mato Grosso. De acordo com Sampaio, há desde a possibilidade de investir em ações voltadas para a agricultura familiar e comunidades tradicionais, do eixo Incluir, quanto o investimento em políticas de conservação ambiental, entre outros.

Leia mais:  Circuito Itinerante do MT Ciências participa da 71º Reunião da SBPC

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Governador pede que ministra libere recursos para dar celeridade em cadastros rurais

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana