conecte-se conosco


Cidades

Estátua será recolocada na Praça 8 de Abril e mural será refeito

Publicado

Luiz Alves

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, garantiu a recolocação da obra “Árvore de Todos os Povos”, de Wlademir Dias-Pino, na Praça 8 de Abril. Em reunião com artistas, representantes do setor cultural e membros do Instituto Silva Freire nesta sexta-feira (10), ele também informou que a gestão entrará em contato com o artista plástico Adir Sodré, para que seu mural seja refeito.

As obras foram retiradas da Praça durante os trabalhos de revitalização do espaço, entregue à população no dia 23 de dezembro de 2019. O trabalho, fruto de parceria entre as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, também garantiu a reconstrução do piso, pintura, instalação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo.

Durante o encontro, Vuolo reiterou seu profundo respeito às raízes cuiabanas e reconheceu a importância da preservação cultural por meio da valorização de seus artistas e obras, colocando-se sempre aberto ao diálogo com a sociedade. “Reforçamos aqui que não houve qualquer desrespeito aos artistas e que a gestão tem a sensibilidade de trabalhar para encontrar a melhor solução para esta questão.”

Leia mais:  Encontro apresenta resultados dos Indicadores estratégicos de 2018

De acordo com a diretora geral do Instituto, Larissa Spinelli, a escultura-poema “Árvore de Todos os Povos” é fruto do Movimento do Intensivismo e surgiu como resultado de uma nova intencionalidade plástica, artística e literária, ocorrida em Cuiabá entre as décadas de 1940 e 1950.

Ela também lembra a importância do artista tanto no cenário nacional como no mundial. “Muita gente que passa por ali não sabe a importância dessa escultura. O trabalho do Wlademir é estudado por pesquisadores de outros países. Dentre outras coisas, ele foi o primeiro do mundo a criar um livro objeto. Para Cuiabá é uma honra abrigar uma obra de um artista que até hoje é considerado como vanguardista.”

O debate se estendeu à identificação e revitalização de obras de arte Capital afora. Um novo posicionamento, com a definição de datas e um plano de ação para a recolocação da Árvore e a pintura do mural será anunciado em uma próxima reunião, a ser marcada nos próximos dias. Além disso, dois ofícios com a solicitação do Instituto serão protocolados, um na Pasta e outro na Secretaria de Serviços Urbanos.

Leia mais:  Profissionais da Educação de Jovens e Adultos discutem mudanças na Política Municipal de Educação para a modalidade

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Centro de Saúde do Tijucal suspende os atendimentos da Hora Estendida nesta terça-feira (21) por problemas na rede elétrica

Publicado

por

Davi Valle

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Básica informa que devido a problemas na rede elétrica do Centro de Saúde do Tijucal, não haverá atendimento do Projeto Hora Estendida nesta terça-feira (21).

A Diretoria de Atenção Básica decidiu suspender os atendimentos, que seriam realizados até 21h, porque a unidade está completamente sem energia. “A causa do problema ainda não foi identificada. Já solicitamos que a equipe de obras que realiza manutenção nas unidades vá até o local para fazer os reparos necessários. Enquanto não conseguirmos restabelecer a rede elétrica fica inviável manter o Centro de Saúde aberto, por isso optamos por fechá-lo hoje. Acreditamos que até esta quarta-feira (22) pela manhã o problema já esteja solucionado”, explicou a diretora Miriam Naschenveng.

A Secretaria de Saúde lamenta imensamente o transtorno causado pela paralisação do atendimento aos pacientes que precisam do Centro de Saúde do Tijucal, mas reitera que a suspensão dos trabalhos foi um problema causado por uma situação que foge ao seu controle.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Leia mais:  Profissionais da Educação de Jovens e Adultos discutem mudanças na Política Municipal de Educação para a modalidade
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana