conecte-se conosco


Cidades

Estátua será recolocada na Praça 8 de Abril e mural será refeito

Publicado

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo, garantiu a recolocação da obra “Árvore de Todos os Povos”, de Wlademir Dias-Pino, na Praça 8 de Abril. Em reunião com artistas, representantes do setor cultural e membros do Instituto Silva Freire nesta sexta-feira (10), ele também informou que a gestão entrará em contato com o artista plástico Adir Sodré, para que seu mural seja refeito.

As obras foram retiradas da Praça durante os trabalhos de revitalização do espaço, entregue à população no dia 23 de dezembro de 2019. O trabalho, fruto de parceria entre as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, também garantiu a reconstrução do piso, pintura, instalação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo.

Durante o encontro, Vuolo reiterou seu profundo respeito às raízes cuiabanas e reconheceu a importância da preservação cultural por meio da valorização de seus artistas e obras, colocando-se sempre aberto ao diálogo com a sociedade. “Reforçamos aqui que não houve qualquer desrespeito aos artistas e que a gestão tem a sensibilidade de trabalhar para encontrar a melhor solução para esta questão.”

Leia mais:  Palácio da Instrução recebe curso de formação de contadores de histórias

De acordo com a diretora geral do Instituto, Larissa Spinelli, a escultura-poema “Árvore de Todos os Povos” é fruto do Movimento do Intensivismo e surgiu como resultado de uma nova intencionalidade plástica, artística e literária, ocorrida em Cuiabá entre as décadas de 1940 e 1950.

Ela também lembra a importância do artista tanto no cenário nacional como no mundial. “Muita gente que passa por ali não sabe a importância dessa escultura. O trabalho do Wlademir é estudado por pesquisadores de outros países. Dentre outras coisas, ele foi o primeiro do mundo a criar um livro objeto. Para Cuiabá é uma honra abrigar uma obra de um artista que até hoje é considerado como vanguardista.”

O debate se estendeu à identificação e revitalização de obras de arte Capital afora. Um novo posicionamento, com a definição de datas e um plano de ação para a recolocação da Árvore e a pintura do mural será anunciado em uma próxima reunião, a ser marcada nos próximos dias. Além disso, dois ofícios com a solicitação do Instituto serão protocolados, um na Pasta e outro na Secretaria de Serviços Urbanos.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Secretaria promove inclusão de crianças com deficiência em Natal Ambiental

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Ministra Damares Alves cancela visita a MT devido ao coronavírus

Publicado

por

Prefeitura de Barra do Garças comunicou, nesta quinta-feira (9) que a visita da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, prevista para esta sexta-feira (10), foi cancelada em virtude do teste positivo para coronavírus do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Comunica ainda que uma outra data está sendo agendada para que a ministra esteja em Barra do Garças e possa anunciar políticas públicas de valorização das comunidades indígenas e a instalação do hospital de campanha reivindicado pelo prefeito Roberto Farias, senador Wellington Fagundes, Governo do Estado e bancada federal de Mato Grosso.

A Prefeitura de Barra do Garças, representada pelo prefeito Roberto Farias, lamenta e ao mesmo tempo, compreende o cancelamento temporário, e reafirma o seu compromisso de lutar pelos pleitos em prol da saúde indígena, entre eles, a instalação do hospital de campanha para o atendimento dos pacientes infectados pela Covid-19.

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá publica convocação para a função de Cuidador de Aluno com Deficiência
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana