conecte-se conosco


Cidades

Estado de transformação; MT 322 abandonada no Araguaia

Publicado

O Mato Grosso que recebeu o slogan de Estado de Transformação , nem de perto o que acontece na região do Araguaia deveria ser comparado com algum tipo de transformação.

Há muitos anos com o apelido de Vale dos Esquecidos, os moradores mais simples do Araguaia, são os que sofrem, principalmente quando o assunto é transporte. Vivem ilhados sem ter como sair da região .

A principal rodovia a MT 322 de acesso ao município de Espigão do Leste está intransitável, com diversas carretas atoladas e muitas outras quebradas por falta de manutenção da estrada e é muito barro. Para se chegar na promissora cidade de Confresa, 1.230 km de Cuiabá por exemplo, os ônibus de linha fazem pouco mais de 100km em 5 horas por conta dos atoleiros e buracos sem contar o desconforto e o desgate dos veículos. Disse Antonio de Souza morador de Confresa que tem negócios na cidade de Ribeirão Cascalheira.

Para se chegar na região e preciso entrar na Br- 158, seguindo adiante é a antiga BR-080, hoje MT-322 que vai para o município de Espigão do Leste, Maior produtora de Soja da Região sem estradas.

Leia mais:  Pivetta afirma que meta é cortar 50% dos comissionados: "muitos não têm função

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Consultório Itinerante leva atendimentos para mais comunidades

Publicado

por

Davi Valle

Desenvolvido pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), o ‘Programa Consultório Itinerante’ vem cumprindo sua missão de levar atenção integral e humanizada à saúde da população nas comunidades rurais e terapêuticas, onde não há abrangência das unidades da Estratégia Saúde da Família. Nesta semana, as comunidades rurais Conquista I e terapêutica Paraíso recebem os serviços.

Reestruturado pela gestão Emanuel Pinheiro, em menos de dois anos, o programa ofertou 28 mil atendimentos inerentes à Atenção Básica. Dentre eles estão consultas, pré-consultas, procedimentos ambulatoriais, exames clínicos diversos, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, entre outros procedimentos.

Nesta semana, a unidade móvel que é composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, contemplam as comunidades rurais Conquista I e terapêutica Paraíso. Esta última atende pessoas em vulnerabilidade social em tratamento contra dependências químicas.

Leia mais:  Parceria vai integrar dados entre Sema e Centro de Controle da Sesp

Além dos procedimentos de praxe, a equipe ainda realiza encaminhamentos para exames e consultas especializadas e para tratamentos odontológicos, psicológicos, preventivos do colo uterino e demais especialistas.

O enfermeiro e responsável técnico pela unidade móvel, Marcelo Coelho enfatiza que as ações realizadas pela equipe do ´Consultório Itinerante´ reforçam a continuidade de um trabalho que vem se solidificando desde o início do projeto e fortalece o compromisso da atual administração  municipal, que é garantir a prevenção, promoção e a recuperação da saúde da população consoante aos princípios e diretrizes da Atenção Básica de Saúde.  

“Por meio das visitas podemos intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta e ainda humanizamos as práticas de saúde através do estabelecimento de vínculos com a população. Além disso, o reflexo desse trabalho é evidenciado quando verificamos que os cartões de vacina tanto de crianças quanto os de adultos estão em dia, quando pacientes hipertensos e diabéticos comparecem nos dias de atendimento para monitorar a pressão arterial, mensurar a glicemia capilar e retirar as medições de uso continuo ou ainda quando percebemos mudanças de hábitos de vida de alguns pacientes que passaram a praticar atividades físicas, controlando o peso e mantendo dentro de sua possibilidade uma alimentação mais saudável, após as nossas orientações”, destacou o enfermeiro.

Leia mais:  Programa “Um Por Todos e Todos Por Um” executado em Cuiabá é referência para outras capitais

A unidade móvel ambulatorial também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Também é objetivo do ´Consultório´ humanizar as práticas de saúde com o estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população; proporcionar o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações que contribuam para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde.

Confira o calendário de atendimentos do Consultório Itinerante para o mês de fevereiro;

18/02 – Comunidade Conquista I

19/02 – Coleta Conquista I

20/02 –  Casa Terapêutica Paraíso

21/02 – Coleta Paraíso

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana