conecte-se conosco


Cidades

Espaço de Acolhimento da Mulher recebe ludoteca do laboratório Carlos Chagas e Instituto Sabin

Publicado

A sala foi entregue, nesta quarta-feira (12), à primeira-dama Márcia Pinheiro e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni

O Espaço de Acolhimento da Mulher, presente no Hospital Municipal de Cuiabá, foi contemplado com o projeto Ludoteca do laboratório Carlos Chagas e Instituto Sabin. A sala totalmente equipada foi entregue, nesta quarta-feira (12), à primeira-dama Márcia Pinheiro e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni.

A ludoteca é um espaço voltada à criança com a popular brinquedoteca. Entretanto, tem a finalidade de identificar, com o auxílios dos brinquedos e equipamentos dispostos, sinais que demonstram casos de agressão física, sexual, emocional e outras.

“Esse projeto está fazendo 12 anos, é uma sala, que conta com esses brinquedos, jogos e livros e materiais que ajudam o profissional psicólogo interpretar a criança, o seu trauma para ajudar de alguma forma”, explicou Liam Carvalho, supervisora de Projetos do Instituto Sabin.

São 112 ludotecas instaladas em 10 estado brasileiro, além do Distrito Federal, sempre instituídas em parcerias com secretarias de estados e municipais como da Mulher, Saúde, Assistência Social, órgão de Justiça e delegacias especializadas.

Leia mais:  Márcia lidera caminhada das mulheres

“Esse espaço irá atender crianças e adolescentes vítimas de violência e também os filhos das mães violentadas que procurarem ou forem atendidas pela unidade voltada à mulher. Muitas mulheres chegam aqui acompanhada de seus filhos e com esse espaço iremos tratar em conjunto essa família”, disse a secretária Zamproni.

A interlocutora da parceria, a primeira-dama Márcia Pinheiro, demonstrou agradecimento por mais uma convênio instituído com a iniciativa privada, uma das principais políticas adotadas pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama ao longo desses anos.

“Ficamos lisonjeados com o laboratório Carlos Chagas e Instituto Sabin procurar-nos para essa parceria. É o que buscamos sempre nas nossas ações sociais, envolver pessoas, grupos e empresas que pesam nessa responsabilidade social e querem, junto com o Poder Público, mudar a vida dos cuiabanas e da população de uma maneira geral”, frisou.

A representante do Laboratório Carlos Chagas, Eliane Winter, a qual também representou o presidente da instituição, Jerolino Lopes Aquino, externou o desejo do grupo em levar o projeto para a primeira-dama, qual tem sido destaque nas ações sociais dos últimos anos.

Leia mais:  Tamanduá-mirim fêmea é resgatada de incêndio com ferimentos graves nas patas e na cauda em MT

“Nós acompanhamos o trabalho da primeira-dama para a questão social e ela nos abraçou e acolheu, pois tenho certeza que esse projeto irá auxiliar muitas crianças, muitas mães para de fato acolher e ajudar a quem precisa. Nós também agradecemos à primeira-dama por tamanha sensibilidade e percebemos isso no seu olhar e nas suas ações”, ressaltou.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Eleição mais concorrida para vereador tem 40,7 candidatos por vaga; menos disputadas têm 1,1

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências da 2ª parcela para nascidos em fevereiro

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana