conecte-se conosco


Cidades

Espaço Cuiabá 300 anos tem programação especial para o final de semana; confira

Publicado

Luiz Alves

Inaugurado para celebrar a memória da Capital, o Espaço Cuiabá 300, no Shopping Goiabeiras, recebe extensa programação cultural durante todo o final de semana. Já às 10h do sábado (13), o local abre as portas com o bolicho cuiabano. A programação se estende com quebra torto, apresentações de artistas regionais, recreação infantil, palco na praça de alimentação, dentre outros.

A coordenadora do evento, Cybele Bussiki, explica que o ambiente valoriza a tradição regional em todos os detalhes, incluindo espaço para gastronomia, fotos e réplica de uma vila tradicional, com cadeiras à porta das casas.  Em sua opinião, esta mistura de elementos tem resultado em experiências das mais interessantes e variadas.

“Foi criado com base em uma vivência cuiabana. São referências que remetem a lembranças muito fortes para nossa população. Então, uma pessoa que vem até aqui liga para a outra, lembra da casa da avó, dos tempos de criança. Tem gente que se descobre em fotografias antigas, vê registro de familiares. Todos ficam encantados”, conta.

Leia mais:  Comissão do Festival +300 realiza nova visita técnica na Arena Pantanal

Cybele destaca ainda a intensa participação das crianças, introduzidas à proposta por familiares. A movimentação dos pequenos vai aumentar a partir do dia 15, quando o Espaço passa a receber alunos das escolas púbicas municipais, oferecendo várias brincadeiras comuns no passado de seus pais e avós. A expectativa é de que pelo menos 150 crianças passem pela experiência.

O Espaço foi criado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos em parceria com o shopping Goiabeiras e fica aberto até o dia 30 de abril, com entrada gratuita. “De uma forma ou de outra as pessoas sentem que um dia já viveram isso, esse carinho, receptividade. Os cidadãos se reconhecem”, finaliza.

Confira a programação anexa:

 

  

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Alunos participam de aula de campo que resgata a história do bairro Campo Velho

Publicado

por

Divulgação

Alunos do 3º ano do 1º ciclo da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Filogônio Correia, do bairro Campo Velho, participaram nesta semana de uma aula de campo no Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em comemoração aos 300 anos de Cuiabá. A aula faz parte do Projeto “Campo Velho e os voos continuam”, que resgata partes da história da cidade.

A iniciativa tem uma explicação, a escola está localizada no bairro em que aconteceu o primeiro pouso de avião em Cuiabá, no dia 29 de março de 1929, num campo improvisado. “Resolvemos realizar esse projeto para que as crianças conhecessem mais sobre o primeiro pouso de um avião em Cuiabá que aconteceu nosso bairro. Os alunos do 3º ano estão fazendo a parte do primeiro pouso, então solicitamos uma visita ao aeroporto”, explicou a diretora da escola Inês Ehrenbrienk.

Esta é a segunda turma da unidade educacional a fazer a visita. No dia 5 de abril, outra turma participou da aula de campo. A diretora Inês relembra que ao chegar ao aeroporto, os alunos foram recepcionados no auditório da Superintendência, onde assistiram a uma apresentação sobre a história do aeroporto e receberam gibis da Turma da Mônica com foco na aviação. Em seguida, entraram na área operacional, onde visitaram a Seção contra Incêndio (SCI). Lá, tiveram uma explicação sobre como funciona e participaram de uma simulação de incêndio.

Leia mais:  Contribuinte tem até o dia 31 para renovar o Alvará de Funcionamento 2019

“Os alunos visitaram também o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIAOPER), onde puderam conhecer os aviões e os helicópteros da corporação e a função de cada um deles, além disso, as crianças puderam entrar no helicóptero”, acrescentou Inês. Depois, foi a hora de conhecer uma aeronave utilizada em voos comerciais e simularam um embarque, entraram na cockpit (cabine do Piloto). Pelo Finger, ponte que faz ligação entre o terminal de aeroporto e o avião, foi simulado o desembarque.

Nessa aula de campo, participaram 60 alunos divididos em duas turmas. “A experiência foi maravilhosa, as crianças ficaram extasiadas de tanta alegria. É gratificante para nós educadores podermos proporcionar momentos como esses para os nossos alunos. Com certeza ficará na memória deles por muito tempo”, destaca Inês.

A culminância do projeto será apresentada para a comunidade no final do mês de abril.

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana