conecte-se conosco


Mato Grosso

‘Escolinha Grêmio Rotam de Futebol’ leva atleta para time profissional gaúcho

Publicado

Criada há seis meses com finalidade de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social, cidadania e prevenção da violência, a Escolinha Grêmio Rotam de Futebol, do Batalhão Rotam, unidade especializada da Polícia Militar, já está revelando talentos.

Na próxima segunda-feira (20), o estudante Gabriel Solan Costa, 12 anos, embarcará para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde participará de uma seletiva do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube que tem uma das maiores equipes do futebol brasileiro.

Com 1,73m de altura, Gabriel, que joga de zagueiro, passará por um período de avaliação de uma semana no Grêmio depois retornará para Cuiabá. A expectativa é que o garoto firme contrato com a equipe gaúcha.

Zagueiro habilidoso, ele até já ganhou um apelido na escolinha, é o “Davi Luiz”, uma referência ao jogador brasileiro que atuou na seleção e passou por grandes times mundiais como o Paris Saint-Germain.

As atividades da Escolinha Grêmio Rotam começaram em novembro do ano passado, com 40 alunos de 7 a 15 anos. Nesse período participou de diversos campeonatos locais e seus atletas estão começando a chamar a atenção. Alguns deles participam de seletivas em times estaduais.  

Leia mais:  Novo modelo de cartão de identidade já pode ser solicitado nos postos de identificação

No caso de Gabriel, um dos treinadores, sargento Renildo Conceição da Costa, observa que ele deveria treinar na categoria sub 12, em decorrência da idade, mas não é o que acontece. A estatura e qualidade do garoto fizeram com que os treinadores entendessem que seria melhor, mais proveitoso, ser treinado junto com os atletas de 13, 14 e 15 anos.

O treinador relata ainda que a escolinha quase perdeu o atleta. É que quando Gabriel foi fazer sua inscrição o número de vagas já havia sido preenchido. A equipe então resolveu lhe dar uma oportunidade. Pediu que Gabriel participasse do treino e acabou assistindo jogadas habilidosas e certeiras.

Renildo conta ainda que além do Grêmio, outros times como o Flamengo, Atlético Mineiro e até da Bélgica demonstraram interesse em Gabriel. Ele acredita a escolinha vai fazer outras revelações para o futebol e diz que descoberta os avanços alcançados por Gabriel estão servindo de estímulo aos outros alunos.

A Escolinha funciona no Parque Georgia, região do Coxipó, em Cuiabá, com aulas as terças e quintas-feiras, das 15h às 18h. Oferece aulas teóricas e práticas da modalidade de futebol com treinos físico, técnico e tático.

Leia mais:  Câmara de Cuiabá busca referências na CGE para aprimorar o controle interno

A equipe técnica do projeto é composta pelo: sargento Juniel Padilha Queiroz (Coordenador do Projeto), sargento Renildo Conceição da Costa e cabo Esmail da Silva Gorgonha, ambos treinadores e todos graduados em Educação Física.

A ‘Escolinha Grêmio Rotam’ é o segundo projeto de prevenção primária desenvolvido pelo Batalhão, realizado por meio da parceria com o Grêmio Recreativo da Rotam. O primeiro projeto é o ‘Jiu Jitsu Rotam’, com mais de 150 crianças e adolescentes atendidos.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Escolas estaduais e particulares participam de curso sobre Censo Escolar 2019

Publicado

por

Representantes de escolas estaduais e particulares de Várzea Grande participaram de um curso sobre o censo escolar 2019 para tirar dúvidas sobre o período de ajustes das matrículas, que termina no dia 31 de outubro. A formação ocorreu, nesta segunda-feira (21.10), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Segundo Rodrigo Miguéis Jacob, do Núcleo de Dados, Informação e Estatísticas da Seduc, o foco do curso é a retificação dos dados preliminares da matricula inicial do censo escolar 2019. “Esse ajuste é necessário, pois os dados preliminares, ocorreram no período de 29 de maio a 31 de julho, na base do programa Educacenso do Ministério da Educação (MEC)”.

Rodrigo Jacob assinala que o censo impacta tanto as unidades escolares públicas como da rede particular, uma vez que as escolas das rede estadual e municipais recebem verbas de programas federais e estaduais baseadas no número de alunos matriculados no ano anterior. Os repasses para o próximo ano estarão vinculados ao número de alunos da escola deste ano.  

Leia mais:  Professores formadores debatem estratégias pedagógicas em Cuiabá

“São dados censitários e é importante também para as escolas privadas, uma vez que o número de alunos entra no sistema nacional de matrículas e, não só para que a escola obtenha a autorização, como a obrigatoriedade dos estudantes que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarem vinculados a uma escola”, frisa.

A secretária Noeli Almeida dos Anjos, da da Escola Estadual Maria Leite Marcoski, no Jardim Marajoara, gostou do curso, pois foi o momento de tirar as dúvidas. ”É um curso obrigatório para todos os responsáveis pelo censo. Sempre temos algo a aprender. Eu já estou com tudo pronto, mas sempre é bom participar de um curso assim”, declara.

A secretária, Letícia Pereira, da escola Crescer e Aprender, do bairro Alberto Canelas explica que é a primeira vez que participa do curso, mas não terá problemas em cumprir o prazo estabelecido pelo MEC.

A assessora pedagógica Geovaní Provenzano explica que muitas escolas estão com secretários novos e ainda precisam tirar algumas dúvidas sobre o censo escolar. “Por mais que tenham conhecimento, sempre existe uma dúvida. Esse é o momento dos esclarecimentos” ressalta.

Leia mais:  Câmara de Cuiabá busca referências na CGE para aprimorar o controle interno

Cuiabá e Municipais

Na semana passada, a Seduc realizou a mesma formação para representantes de escolas estaduais e municipais da Capital e municipais de Várzea Grande.  Em relação ao interior, os técnicos foram nos Centros de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica (Cefapros) para reunião com representantes de escolas dos respectivos polos.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana