conecte-se conosco


Mato Grosso

‘Escolinha Grêmio Rotam de Futebol’ leva atleta para time profissional gaúcho

Publicado

Criada há seis meses com finalidade de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social, cidadania e prevenção da violência, a Escolinha Grêmio Rotam de Futebol, do Batalhão Rotam, unidade especializada da Polícia Militar, já está revelando talentos.

Na próxima segunda-feira (20), o estudante Gabriel Solan Costa, 12 anos, embarcará para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde participará de uma seletiva do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube que tem uma das maiores equipes do futebol brasileiro.

Com 1,73m de altura, Gabriel, que joga de zagueiro, passará por um período de avaliação de uma semana no Grêmio depois retornará para Cuiabá. A expectativa é que o garoto firme contrato com a equipe gaúcha.

Zagueiro habilidoso, ele até já ganhou um apelido na escolinha, é o “Davi Luiz”, uma referência ao jogador brasileiro que atuou na seleção e passou por grandes times mundiais como o Paris Saint-Germain.

As atividades da Escolinha Grêmio Rotam começaram em novembro do ano passado, com 40 alunos de 7 a 15 anos. Nesse período participou de diversos campeonatos locais e seus atletas estão começando a chamar a atenção. Alguns deles participam de seletivas em times estaduais.  

Leia mais:  Eleição para novos membros do Colégio de Procuradores será no dia 23

No caso de Gabriel, um dos treinadores, sargento Renildo Conceição da Costa, observa que ele deveria treinar na categoria sub 12, em decorrência da idade, mas não é o que acontece. A estatura e qualidade do garoto fizeram com que os treinadores entendessem que seria melhor, mais proveitoso, ser treinado junto com os atletas de 13, 14 e 15 anos.

O treinador relata ainda que a escolinha quase perdeu o atleta. É que quando Gabriel foi fazer sua inscrição o número de vagas já havia sido preenchido. A equipe então resolveu lhe dar uma oportunidade. Pediu que Gabriel participasse do treino e acabou assistindo jogadas habilidosas e certeiras.

Renildo conta ainda que além do Grêmio, outros times como o Flamengo, Atlético Mineiro e até da Bélgica demonstraram interesse em Gabriel. Ele acredita a escolinha vai fazer outras revelações para o futebol e diz que descoberta os avanços alcançados por Gabriel estão servindo de estímulo aos outros alunos.

A Escolinha funciona no Parque Georgia, região do Coxipó, em Cuiabá, com aulas as terças e quintas-feiras, das 15h às 18h. Oferece aulas teóricas e práticas da modalidade de futebol com treinos físico, técnico e tático.

Leia mais:  Sema oferece curso de “Multiplicadores em Educação Ambiental” em Barão de Melgaço

A equipe técnica do projeto é composta pelo: sargento Juniel Padilha Queiroz (Coordenador do Projeto), sargento Renildo Conceição da Costa e cabo Esmail da Silva Gorgonha, ambos treinadores e todos graduados em Educação Física.

A ‘Escolinha Grêmio Rotam’ é o segundo projeto de prevenção primária desenvolvido pelo Batalhão, realizado por meio da parceria com o Grêmio Recreativo da Rotam. O primeiro projeto é o ‘Jiu Jitsu Rotam’, com mais de 150 crianças e adolescentes atendidos.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

MT registra mais 168 casos de covid-19 em 24h; 67 estão em estado grave

Publicado

por

De acordo com o Boletim Informativo da SES, 1.140 pacientes estão em isolamento domiciliar, 121 hospitalizados e 601 já estão recuperados

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou, até a tarde desta quarta-feira (27), 1.909 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 47 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As últimas quatro mortes confirmadas envolveram residentes de Cuiabá, Alto Araguaia, Rondonópolis e Alta Floresta.

Dentre os 20 municípios com maior número de casos de coronavírus estão: Cuiabá (612), Várzea Grande (192), Rondonópolis (148), Tangará da Serra (84), Primavera do Leste (84), Barra do Garças (67), Lucas do Rio Verde (59), Confresa (49), Sorriso (49), Sinop (43), Rosário Oeste (38), Jaciara (34), Alta Floresta (32), Peixoto de Azevedo (25), Nova Mutum (24), Campo Verde (23), Cáceres (22), Pontes e Lacerda (22), Querência (15) e Mirassol D’Oeste (12).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada no Boletim anexado à essa matéria.

Nas últimas 24 horas, surgiram 168 novas confirmações em Acorizal (5), Alta Floresta (13), Alto Araguaia (1), Cáceres (1), Campo Verde (8), Canarana (1), Confresa (2), Cuiabá (49), Denise (1), Guiratinga (1), Ipiranga do Norte (1), Jaciara (4), Jangada (2), Juara (1), Juína (1), Lucas do Rio Verde (11), Mirassol D’Oeste (2), Nova Guarita (3), Nova Mutum (3), Nova Ubiratã (1), Pedra Preta (2), Pontes e Lacerda (3), Primavera do Leste (3), Rondonópolis (12), Rosário Oeste (1), São Pedro da Cipa (1), Sapezal (3), Sinop (7), Sorriso (8), Tangará da Serra (2), Várzea Grande (14) e municípios de outros estados (1).

Leia mais:  Sema oferece curso de “Multiplicadores em Educação Ambiental” em Barão de Melgaço

O setor técnico ainda informou que foram corrigidos três casos de duplicação em Cuiabá (1), Campo Verde (1) e Nobres (1).

Dos 1.909 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 1.140 estão em isolamento domiciliar e 601 estão recuperados. Há ainda 121 pacientes hospitalizados, sendo 67 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 54 em enfermaria.

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 258 leitos de UTI e 864 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 49,9% dos diagnosticados são do sexo feminino e 50,1% masculino; além disso, 557 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 6.407 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 294 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Leia mais:  Polícia Militar realiza Ação Cívico-Social na Praça Alencastro com serviços gratuitos

Cenário nacional

Nesta quarta-feira (27), o Governo Federal confirmou 411.821 casos da Covid-19 no Brasil e 25.598 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizava 24.512 mortes e 391.222 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Por: repórterMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana