conecte-se conosco


Mato Grosso

‘Escolinha Grêmio Rotam de Futebol’ leva atleta para time profissional gaúcho

Publicado

Criada há seis meses com finalidade de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social, cidadania e prevenção da violência, a Escolinha Grêmio Rotam de Futebol, do Batalhão Rotam, unidade especializada da Polícia Militar, já está revelando talentos.

Na próxima segunda-feira (20), o estudante Gabriel Solan Costa, 12 anos, embarcará para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde participará de uma seletiva do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube que tem uma das maiores equipes do futebol brasileiro.

Com 1,73m de altura, Gabriel, que joga de zagueiro, passará por um período de avaliação de uma semana no Grêmio depois retornará para Cuiabá. A expectativa é que o garoto firme contrato com a equipe gaúcha.

Zagueiro habilidoso, ele até já ganhou um apelido na escolinha, é o “Davi Luiz”, uma referência ao jogador brasileiro que atuou na seleção e passou por grandes times mundiais como o Paris Saint-Germain.

As atividades da Escolinha Grêmio Rotam começaram em novembro do ano passado, com 40 alunos de 7 a 15 anos. Nesse período participou de diversos campeonatos locais e seus atletas estão começando a chamar a atenção. Alguns deles participam de seletivas em times estaduais.  

Leia mais:  Unemat recebe Selo de Qualidade OAB Recomenda em Cuiabá

No caso de Gabriel, um dos treinadores, sargento Renildo Conceição da Costa, observa que ele deveria treinar na categoria sub 12, em decorrência da idade, mas não é o que acontece. A estatura e qualidade do garoto fizeram com que os treinadores entendessem que seria melhor, mais proveitoso, ser treinado junto com os atletas de 13, 14 e 15 anos.

O treinador relata ainda que a escolinha quase perdeu o atleta. É que quando Gabriel foi fazer sua inscrição o número de vagas já havia sido preenchido. A equipe então resolveu lhe dar uma oportunidade. Pediu que Gabriel participasse do treino e acabou assistindo jogadas habilidosas e certeiras.

Renildo conta ainda que além do Grêmio, outros times como o Flamengo, Atlético Mineiro e até da Bélgica demonstraram interesse em Gabriel. Ele acredita a escolinha vai fazer outras revelações para o futebol e diz que descoberta os avanços alcançados por Gabriel estão servindo de estímulo aos outros alunos.

A Escolinha funciona no Parque Georgia, região do Coxipó, em Cuiabá, com aulas as terças e quintas-feiras, das 15h às 18h. Oferece aulas teóricas e práticas da modalidade de futebol com treinos físico, técnico e tático.

Leia mais:  Indea oferece curso para habilitação no atendimento a eventos agropecuários

A equipe técnica do projeto é composta pelo: sargento Juniel Padilha Queiroz (Coordenador do Projeto), sargento Renildo Conceição da Costa e cabo Esmail da Silva Gorgonha, ambos treinadores e todos graduados em Educação Física.

A ‘Escolinha Grêmio Rotam’ é o segundo projeto de prevenção primária desenvolvido pelo Batalhão, realizado por meio da parceria com o Grêmio Recreativo da Rotam. O primeiro projeto é o ‘Jiu Jitsu Rotam’, com mais de 150 crianças e adolescentes atendidos.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Fernando Cadore é eleito presidente da Aprosoja Mato Grosso

Publicado

Por G1 MT

A chapa ‘Aprosoja Decidida, Produtor mais Forte’ foi a vencedora do pleito eleitoral de 2020 da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). O presidente, Fernando Cadore, de Primavera do Leste, e vice-presidente, Lucas Costa Beber, de Nova Mutum, juntamente com a diretoria eleita, vão administrar a entidade pelos próximos três anos (2021-2023).

Foram 1.900 votos (65%), contra 1.023 (35%) da chapa adversária, encabeçada por Marcos da Rosa (Canarana) e Ricardo Arioli (Tangará da Serra). Este é o resultado parcial das eleições.

Presidente eleito, Fernando Cadore, solicitou aos associados que continuem participantes ativos da entidade, para que a associação continue sendo dirigida conforme os anseios do produtor de soja e milho de Mato Grosso.

Apesar da baixa mobilização por parte dos produtores associados, o candidato a presidente da chapa 2, Marcos da Rosa, avalia positivamente o pleito.

Leia mais:  Indea oferece curso para habilitação no atendimento a eventos agropecuários

Este ano 3.005 produtores rurais votaram contra 2.593 na eleição anterior (2017), representando um aumento de cerca de 14% neste pleito.­ Resultado oficial das eleições, inclusive com os nomes dos delegados eleitos de cada núcleo, saem em até sete dias úteis, conforme o regimento interno da entidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana