conecte-se conosco


Educação

Escolas públicas selecionam obras literárias para o ano letivo de 2019

Publicado

Em Cuiabá, coordenadores pedagógicos, professores e diretores das unidades de ensino estão participando nesta terça-feira (16), no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME), de reuniões orientativas. Pela manhã estiveram reunidos os profissionais das unidades de creche e Centro Municipais de Ensino Infantil (CMEI). No período da tarde, das 14 às 17 horas, será a vez dos profissionais das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB).

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino, Eliane Quinhone explicou que esta é uma etapa muito importante no processo de escolha. “Neste momento os profissionais estão recebendo as orientações e tirando as dúvidas, para que possam selecionar as obras literárias que serão destinadas às escolas com Educação Infantil (creches e pré-escola), anos iniciais do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) e também o Ensino Médio. A escolha é realizada em conjunto, pelos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas. Os livros devem atender as peculiaridades e necessidades da escola, devem estar em consonância com o Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar, com a Base Nacional Comum Curricular, as políticas públicas do Município e com a realidade sociocultural das comunidades”, explicou Eliane Quinhone.

Leia mais:  Novo decreto mantém suspensão de aulas presenciais em Mato Grosso

Para a creche, pré-escola e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental a escolha será de acervos literários para as salas de aulas. Já para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e para o Ensino Médio a escolha será de acervos para a biblioteca e de dois livros para cada aluno. As obras serão devolvidas pelos alunos às escolas depois do período de um ano, para reutilização.

Para que os profissionais possam escolher, o FNDE divulgou um Guia onde constam as obras selecionadas que pode ser consultado no endereço eletrônico, http://pnld.nees.com.br/pnld_2018_literario/inicio.

Para o diretor do CEEI Portal da Fé, Jorge Gabriel Ramires Junior, esta é uma oportunidade única. “Esse processo envolve todos os profissionais da escola, Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI’s), professores, coordenadores pedagógicos e, esse envolvimento é fundamental para que possamos escolher os títulos que mais se adéquam ao nosso projeto”.

A coordenadora pedagógica do CMEI Engenheiro Oscar Amélito, Lilian Lima, as obras literárias irão impulsionar o trabalho que a unidade escolar já realiza. “Desenvolvemos um projeto de Educação Literária, que abrange todas nossas crianças e agora iremos impulsionar ainda mais”, disse ela.

Leia mais:  Carlos Alberto Decotelli pede demissão a Bolsonaro

A assessora pedagógica Eliane Quinhone lembrou a importância da escolha das obras literárias para a formação de novos leitores. “Estamos formando uma nova geração de leitores e não só isso, com materiais adequados estamos trabalhando também a interpretação de texto e com isso resolvendo dificuldades que as crianças possam ter mais a frente”, salientou.

Programa

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do governo federal é um dos maiores de distribuição de livros do mundo. Os materiais são adquiridos e vão diretamente para as mãos dos alunos e professores das escolas públicas.

Em setembro foram escolhidos os livros e materiais didáticos e agora é a vez das obras literárias.

O conteúdo dos livros segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento aprovado no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) que define os conteúdos mínimos que deverão ser ensinados nos ensinos Infantil e Fundamental.

 

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Univag inova e lança oferta de aulas ao vivo

Publicado

O Univag – Centro Universitário de Várzea Grande, sempre buscando inovar no ensino superior, lança uma nova forma de ofertar aulas, a graduação ao vivo. São mais de 15 cursos com aulas ao vivo com total interação, sem perder a essência da sala de aula, com a alta qualidade do Univag.

A graduação ao vivo será transmitida com o que há de melhor da tecnologia remota e do modelo presencial: as aulas acontecem com dias e horários marcados com interação ao vivo entre aluno e professor pela plataforma ZOOM com o apoio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Essa oferta permite que o aluno assista as aulas ao vivo sem precisar se locomover, no conforto da sua casa, indo até o Univag apenas para a realização das aulas práticas e provas regimentais, com dois a quatro encontros presenciais planejado por semestre.

“Toda estrutura é pensada para promover a maior conveniência para quem quer estudar e ter a melhor formação profissional. Os cursos ao vivo do Univag apresentam qualidade superior, pois o acompanhamento dos alunos ocorre durante todas as atividades. A proposta pedagógica ao vivo oportuniza mais tempo para se dedicar aos estudos, em qualquer local, comparecendo a instituição apenas em datas programadas”, ressaltou o diretor de Área de Conhecimento do Univag, professor doutor Alessandro A. Lopes Santana da Silva.

Leia mais:  Matrícula para alunos novos da Educação Básica, Pré-Escola e Ensino Fundamental começa dia 7

Além dessa novidade, o Univag já oferta Graduações Tecnológicas Semipresenciais na área da gestão com a mesma qualidade dos cursos presenciais. Nos cursos Semipresenciais do Univag o aluno comparecerá ao polo nas datas programadas para realizar atividades otimizadas: exercícios, apresentação de trabalhos, desenvolvimento de projetos e avaliações.

Inscrições abertas

Gratuita, a inscrição para a modalidade à distância, oferta Semipresencial e graduação ao vivo pode ser feita até o dia 19 de fevereiro, pela Internet, no endereço eletrônico: www.vestibularunivag.com.br e também em qualquer um dos polos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.

Para o processo seletivo, o (a) candidato (a) pode ingressar no Univag através da nota de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pela realização presencial e agendada de prova de Redação, com data e horários estabelecidos no ato da inscrição ou por prova de Redação on-line.

Quer qualidade aliada a praticidade? Faça um curso de graduação ao vivo ou Semipresencial no Univag. Consulte os cursos ofertados e nosso Programa de Bolsas e Parcelamentos.

Leia mais:  Novo decreto mantém suspensão de aulas presenciais em Mato Grosso

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana