conecte-se conosco


Mato Grosso

Escola realiza Semana da Matemática para ensinar questões do cotidiano

Publicado

Mais de 600 estudantes visitaram os 35 projetos expostos na 1ª Semana da Matemática da Escola Estadual Mario Nassarden, localizada no município de Nobres (146 quilômetros a médio-norte de Cuiabá) que teve como destaques os projetos abordando o Tabuleiro de Galton, Matemática e Suas Tecnologias e Transferímetro. No evento, os alunos expuseram trabalhos que ajudam a resolver os problemas cotidianos de matemática utilizando jogos lúdicos e tecnologia. A 1ª Semana ocorreu entre quinta-feira (31.10) e quarta-feira (06.11).

Segundo Alaércio Lemes, um dos organizadores do evento, após a intervenção pedagógica na área de matemática, os professores resolveram estender os trabalhos para os demais alunos, como uma forma de resolver pequenas questões do dia a dia.  

“Pensando em estender para toda a escola, resolvemos, eu e a colega Fabiana Maciel, criar a 1ª Semana da Matemática para socializar os conhecimentos. Foram transferidos 35 objetivos da matemática concreta, questões vivenciadas na realidade dos nossos alunos. Destacamos três projetos, mas todos são importantes”, explica Alaércio.

Fabiana e Alaércio lembram que a matemática desempenha papel importante e decisivo no cotidiano das pessoas. A matemática interfere na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e no desenvolvimento do raciocínio dedutivo do aluno.

Leia mais:  Governo repassa R$ 7,1 milhões aos municípios de Mato Grosso

“Por isso, torna-se cada vez mais importante a discussão de abordagens metodológicas pelas quais o aluno possa aprender matemática de maneira a empregá-la adequadamente nas situações diversas com as quais se depara”, explica.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Oficial da PMMT é homenageado pela Força Aérea Brasileira em Campo Grande

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana