conecte-se conosco


Mato Grosso

Escola Estadual de Guiratinga comemora dia do livro com novo espaço na biblioteca

Publicado

O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta quinta-feria (18.04), e o Dia Mundial do Livro, no dia 23 de abril, foram celebrados em grande estilo, nesta semana, na Escola Estadual Estevão de Mendonça, localizada no município de Guiratinga (a 328 quilômetros ao sul da capital). Para a realização das diversas atividades, a equipe gestora inaugurou o novo espaço da Biblioteca Integradora, repensado e reformado pelos próprios funcionários, desde a pintura das paredes, à costura de cortinas e almofadas.

Entre os trabalhos realizados, está a participação dos alunos na oficina de contação de história, minicontos e poemas, ministrada pela professora Orliane Matos. Ela utilizou diversos recursos existentes para a arte de narrar: flanelógrafo, fantoches, vira-vira, encenação. “Divididas as turmas em grupos, os alunos sortearam histórias e as contaram e interpretaram”, explica a professora.

A oficina de Minicontos, realizada pela diretora Isabela Bonilha, contou com momento de exposição, discussão e interpretação de diversos textos do gênero que tratavam de temáticas diversas.

“Depois de compreenderem as características que regem os contos em miniatura, os alunos sortearam temas sobre os quais deveriam, cada qual, produzir um miniconto. Isso é muito bom e reforça o aprendizado”, ressaltou.

Leia mais:  Do cartão perfurado aos sistemas online: MTI ajuda na modernização de Mato Grosso

A diretora da escola, Isabela Bonilha, explica que foi trabalhado também oficinas de poemas que contaram com exposição e discussão de textos da obra de dois grandes poetas nacionais, Paulo Leminski e Mário Quintana.

Ela explica que, após relembrarem as características que permeiam as poesias, foi a hora de os alunos serem apresentados à caixa de “palavras poéticas”, que serviu para inspirar os poemas a serem produzidos.

BIBLIOTECA INTEGRADORA

Segundo David Fiorini, responsável pela Biblioteca Integradora, para essa reformulação do laboratório, os servidores reaproveitaram diversos materiais, como disquetes, CDS, fitas VHS, brinquedos de plástico e antigas estantes de aço, que receberam nova cara. “Além disso, novos títulos foram adquiridos para atrair os escolares e fizeram muito sucesso”, destaca.

Ele acrescenta que as atividades foram muito proveitosas, pois foi possível perceber o quanto os alunos ficaram cativados pelo mundo da leitura e incentivados à prática.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

PM recupera nove veículos furtados em cinco municípios de MT

Publicado

por

Policiais militares de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sapezal e Pedra Preta, recuperaram durante o final de semana, de sexta a domingo (19 a 21.07), nove veículos, entre carros e motocicletas.

Na Capital, no bairro Bom Clima os militares receberam informações que uma moto Honda Bros, estacionada em frente a um prédio, estaria com queixa de furto. No local, os agentes confirmaram a denúncia.

Moto localizada no bairro Bom Clima, em Cuiabá

Já no Coophamil, também com informação de moradores, os policiais encontraram uma caminhonete Toytota Hilux com queixa de furto ocorrido em Sorriso. Estavam no veículo três pessoas, no entanto, duas fugiram quando viram a guarnição. Um adolescente de 16 anos foi apreendido.

Em Várzea Grande, no bairro Serra Dourada, militares da Força Tática estavam em ronda quando viram uma motocicleta Honda Fan estacionada em um terreno baldio. Em consulta ao sistema de roubos e furtos de veículos, os policiais averiguaram a existência de queixa de roubo do proprietário da motocicleta.

Em Pedra Preta, a guarnição abordou duas pessoas em uma Honda Fan, na rodovia BR-364. O piloto desobedeceu à ordem de parada e acelerou, caindo logo em seguida. Piloto e garupa conseguiram fugir a pé. O veículo possuía queixa de roubo.

Leia mais:  Museu de Arte Sacra de Mato Grosso prepara primeira exposição da Temporada 2019

No Setor Industrial, em Sapezal, a guarnição estava em ronda quando viu uma caminhonete Toyota Hilux abandonada em uma área de mata fechada. Na checagem, havia queixa de roubo.

Em Rondonópolis, quatro veículos recuperados. Um Volkswagen Voyage com queixa de roubo estava estacionado no pátio da rodoviária, no bairro Jardim Belo Horizonte.  

Moradores do bairro Jardim Rui Barbosa acionaram a guarnição sobre uma motocicleta Honda Fan abandonada em uma rua. Na checagem, havia registro do furto ocorrido em um supermercado.

No bairro Tancredo Neves, um Fiat Uno, que horas antes havia sido furtado em frente a uma igreja. No Centro, uma motocicleta Honda CG 150 com queixa de furto foi encontrada abandonada por policiais que faziam rondas.

Fiat Uno havia sido furtado em frente a uma igreja, em Rondonópolis

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Leia mais:  Seduc recebe inscrições para o ILEP 2017

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana