conecte-se conosco


Mato Grosso

Escola de Saúde qualifica 300 agentes para atuar em aldeias

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), iniciou na quarta-feira (13), a II Oficina de Elaboração do plano de qualificação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan) para desempenhar o trabalho de prevenção de saúde nas aldeias.

Para realizar as oficinas e debater novas ideias, o evento conta com a participação do Ministério da Saúde e a cooperação de uma representante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Dados do Ministério da Saúde mostram que 4.263 representantes indígenas, atuam no sistema AIS e mais 1.706 estão atuando no Aisan. Por isso, é importante a realização do programa de formação, que tem o objetivo de qualificar, fortalecer e organizar os serviços de atenção primária nos Distritos.

Uma das coordenadoras da qualificação da Unifesp, Sofia Beatriz Machado de Mendonça, disse que “hoje é um momento especial, damos um passo para operacionalizar este curso dos Agentes de Saúde. Então, este é o momento de fazer os combinados, um momento de concretização, e principalmente, de alinhamento das ideias com participação de todos neste processo”, relatou.

Leia mais:  Estudantes da Escola Técnica de Lucas do Rio Verde criam projeto para descarte de resíduos sólidos

A representante da Unifesp enfatizou que este tipo de curso cria uma ponte até os indígenas, garantindo uma proximidade no processo de trabalho, podendo modificar as práticas da realidade dos indígenas, garantindo uma qualidade do serviço.

A diretora da ESP- MT, Silvia Tomaz, relatou que este curso é especial pois “garante uma reflexão sobre à saúde da população indígena e envolve a participação deles na formulação de todo o desenvolvimento da formação”.

Serviços

A ESP/MT é o órgão executor da política de recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, e está integrada ao Sistema Estadual de Ensino.  A unidade fica localizada na Av. Adauto Botelho, 552, Bairro Coophema. Para mais informações entre em contato pelo número: (65) 3613-2323.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Dupla é presa com arma de fogo em Cuiabá

Publicado

por

Policiais militares da Força Tática prenderam, na noite desta terça-feira (21.05), no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, dois rapazes. Com um deles foi encontrado um revólver calibre 32, com cinco munições.

Os militares realizavam ronda e observaram atitude suspeita de I. M. P., e M. L. P., ambos 19 anos. A arma foi encontrada durante revista pessoal e não souberam explicar o motivo e a procedência da arma de fogo. Os dois foram encaminhados à Central de Flagrantes para as providências pertinentes ao caso.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Leia mais:  Professora percorre 53 quilômetros todos os dias para trabalhar em escola do campo
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana