conecte-se conosco


Mato Grosso

Escola de Conselhos Federal abre 500 vagas para Curso de Formação Inicial

Publicado

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada para Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente que atuam nos Estados da Amazônia Legal. A capacitação é oferecida pela Escola de Conselhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). As inscrições vão até o dia 04 de novembro e podem ser feitas aqui

A iniciativa tem como objetivo capacitar 4.500 conselheiros tutelares e de direitos dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Em Mato Grosso, ao todo serão ofertadas 500 vagas, divididas em cem vagas nos polos de Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres e Tangará da Serra, sediadas nos Campos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Para a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Lindacir Rocha Bernardon, a ação é mais uma alternativa para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos.

Leia mais:  Secretaria de Saúde efetiva pagamento dos servidores do Hospital de Rondonópolis

“O Cedca por meio da Escola de Conselhos já vem desenvolvendo um trabalho continuado durante o ano para ampliar o conhecimento em diversas áreas relacionadas à criança e adolescente. Essa oportunidade vai proporcionar aos profissionais além de trocas de experiências, um aprofundamento nas informações que são primordiais para atuações em seus municípios” ressalta.

O curso será ofertado na modalidade semipresencial, com carga horária total de 200 horas, divididos em cinco módulos de 40 horas. Cada módulo será realizado em um período de uma semana, uma vez por mês. As aulas serão transmitidas ao vivo via satélite por meio de teleaulas.

A capacitação tem previsão de início em novembro de 2018 e será ministrada de acordo com as diretrizes e orientações gerais do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com os seguintes temas: Direitos Humanos e a Doutrina da proteção integral de Crianças e Adolescentes; Gênese histórico e fundamentos; estado, Políticas públicas e Democracia, entre outros.

Podem se inscrever na capacitação os Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos da Criança e Adolescente, além dos suplentes e agentes vinculados aos Conselhos que tem o interesse em participar como Conselheiros.

Leia mais:  Cerca de 200 lideranças comunitárias participam de reunião com comando da PM

 Acesse aqui o edital

Escola de Conselhos de Mato Grosso

Vinculada a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) a Escola de Conselhos tem como objetivo, desenvolver uma política de capacitação consistente e sistemática para conselheiros de direitos tutelares, no âmbito da formação básica e especializada, promovendo subsídios teóricos, conceitos e metodológicos para o aperfeiçoamento da prática social de promoção e garantia de direitos da criança, do adolescente.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Mato Grosso recebe de Goiás proposta para recuperar Araguaia

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana