conecte-se conosco


Mato Grosso

Equipe do MTPrev participa da 64ª Reunião do Conselho Nacional

Publicado

O diretor presidente do Mato Grosso Previdência (MTPrev), Elliton Oliveira de Souza, a diretora Administrativa e Financeira, Marta Magali do Prado Ribeiro, e a assessora jurídica, Maria Cláudia Guimarães, participaram da 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev) em Fortaleza, nos dias 29 e 30 deste mês.

O Conselho é composto por representantes de órgãos ou entidades responsáveis pela gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, dos estados e do Distrito Federal, além de representantes dos municípios. Com reuniões que ocorrem três vezes ao ano, o Conaprev atua promovendo a permanente articulação entre o Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Previdência, e os órgãos ou entidades gestoras de previdência buscando contribuir para superação dos desafios dos RPPS.

Durante a reunião, foram debatidas questões previdenciárias em esfera nacional, bem como as experiências dos estados e municípios, com destaque ao Pró-Gestão RPPS – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, que visa incentivar os regimes próprios a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, para proporcionar maior controle dos seus ativos e passivos e a conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. O primeiro ente a receber o certificado foi o Rioprevidência, em setembro de 2018.

Leia mais:  Governador cobra ações objetivas para proteger florestas e defende agronegócio de MT

“É muito importante a nossa participação nessas reuniões. O Conaprev propicia uma intensa troca de informações e experiências entre os gestores e daqui levamos as boas práticas e soluções para serem aplicadas no nosso regime. Nesta reunião trocamos informações com o Rio de Janeiro, primeiro instituto certificado no Pró-Gestão, e pretendemos iniciar este processo de certificação imediatamente no MTPREV”, afirmou Elliton Oliveira.  

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidor é preso por roubar pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras

Publicado

Foram desviados pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Um servidor público suspeito de desviar pneus de veículos da prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, prestou esclarecimentos na delegacia do município. Segundo a Polícia Civil, ele deve responder pelo crime de peculato.

As investigações começaram no dia 22 de março, quando o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo registrou um boletim de ocorrência denunciando o suposto desvio.

O delegado Wilyney Santana Borges disse que várias buscas foram realizadas, até que o suspeito acabou confessando o crime. Em depoimento, ele contou que os pneus foram repassados para um comerciante como parte do pagamento na aquisição de um carro dele de luxo.

Os pneus desviados eram de veículos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com a polícia, nas investigações, foi apurado que pneus adquiridos para serem utilizados nas automóveis da secretaria foram desviados nos meses de novembro e dezembro de 2020, por um servidor  que exercia funções no setor de frotas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:  Sema e Ibama apreendem meia tonelada de peixes e resgatam 18 tartarugas em MT

Segundo o delegado, os indícios apontados no inquérito indicam que foi possível constatar o desvio de pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

A Polícia Civil informou que o investigado pela venda dos pneus deverá responder ação penal pelo crime de peculato, vez que na época dos desvios, exercia o cargo de funcionário público. Já o comerciante que recebeu os pneus desviados, em troca de pagamento, responderá pelo crime de receptação.

A delegacia de Barra do Garças continua as investigações para saber se havia a conivência ou participação de outros servidores municipais, envolvidos no caso dos pneus desviados.

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana