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Entidades que atendem crianças carentes recebem doações da Setasc

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As entidades filantrópicas que atuam com comunidades carentes em Cuiabá, Escola Espírita Irmão Praiero e Casa Irmã Faustina, receberam doações de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).

Foram entregues 352 quilos de diversos produtos, cedidos por empresários ao Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) e repassados posteriormente para a Setasc por meio de uma parceria. Os materiais são oriundos das ações de fiscalização executadas pelo Ipem, que conferem a quantidade, metragem entre outras características importantes.

Na Escola Espírita Irmão Praeiro, que atende 160 crianças com idades entre 03 e 11 anos do bairro Jardim Vitória, a trabalhadora voluntária Daianny Tingo ressalta que a solidariedade é o mecanismo que faz a escola ainda existir. “Estamos trabalhando com famílias carentes que muitas vezes não tem o que comer. Na volta dos fins de semana, por exemplo, as crianças chegam com fome na escola que oferece duas refeições em um período”, relata.

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A doação para a Escola Espírita veio atender a um pedido da primeira dama Virginia Mendes, que há anos tem contribuído para o desenvolvimento de instituição. “Além dessa unidade, há outras que lidam com famílias carentes e fazem trabalhos importantíssimos no social”, explica a secretária da Setasc, Rosamaria de Carvalho, que também acompanhou a entrega dos produtos na Casa Irmã Faustina.

Segundo a diretora da unidade que atende meninas com idades entre 08 e 16 anos no contraturno escolar, irmã Leontina, o fornecimento da alimentação diária só é possível graças à ajuda das pessoas que colaboram com as doações. São ofertadas ainda diversas oficinas como a inclusão digital, o artesanato, reforço escolar, aulas de canto, com aprendizado de instrumento musical, aulas de teatro, dança, atividades de esporte e lazer e orientação sobre saúde.

Cadastro

A Setasc solicita que as associações, instituições e organizações do terceiro setor (organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público) que porventura tenham interesse em serem parceiras da pasta atualizem seus cadastros.

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As entidades devem informar como fazem o atendimento ao público-alvo, o número de pessoas atendidas, cidade, endereço e última visita realizada ao público que atende. Em um segundo momento, caso venha a ocorrer a celebração de convênios, a Setasc solicitará também a situação legal da instituição.

Como atualizar os dados?

Instituições e/ou associações interessadas em atualizar os dados ou fazerem parte deste banco da Setasc devem mandar um e-mail para o endereço: [email protected]/ colocar no título “Atualização Cadastral – Nome da entidade”.

Outras duas opções: ligar no telefone (65) 3613-4705 ou ainda procurar a Setasc e atualizar pessoalmente. O endereço da Setasc é Rua Julio Domingos de Campos, nº 100, Centro Politico Administrativo (CPA), em Cuiabá.

Serviço

Escola Espírita Irmão Praeiro 
Endereço: R. 6, 43 – Quadra 08 – Jardim Vitória, Cuiabá – MT
Telefone: (65) 3644-7814 / 99972 7121

Casa Irmã Faustina
Endereço: Av. Santos Dumont, 1410 – Pedra 90,  Cuiabá- MT
Telefone: (65) 3667 1640 / 98475 0154

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Assembleia prorroga recesso das atividades administrativas

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O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), prorrogou o recesso das atividades administrativas até a próxima sexta-feira (14). A determinação, publicada no Diário Oficial Eletrônico de sexta-feira (7), mantém as atividades estritamente essenciais para o funcionamento do Parlamento.

Esse prazo, de acordo com a Resolução Administrativa nº 45/2020, pode ser prorrogado caso continue a evolução das condições sanitárias em Cuiabá e Várzea Grande. Nas duas cidades, voltaram a aumentar os casos de contaminação pelo novo coronavírus.

Na última determinação, publicada no DOE/AL do dia 29 de julho, por meio da Resolução Administrativa nº 42/2020, o recesso administrativo teve início em 3 de agosto e seguiu até o último dia 8. O documento descreveu a alteração das condições de funcionamento da Assembleia Legislativa nesse período de enfrentamento da Covid-19.

O documento mantém como atividades essenciais as sessões plenárias (ordinárias e extraordinárias), as reuniões das comissões permanentes e temporárias, as reuniões do Colégio de Líderes e da Mesa Diretora. Os horários do expediente dessas atividades legislativas serão das 8 horas até as 14 horas, com exceção das quartas-feiras, quando o expediente será das 8 horas até as 12 horas e, à tarde, das 13 horas até as 17 horas.

As atividades do Plenário ocorrerão através do Sistema de Deliberação Remota, instituído pela Resolução nº 6.719/ 2020, utilizando da plataforma digital Zoom ou equivalente, como medida excepcional destinada a viabilizar o funcionamento do Plenário durante a emergência de saúde pública.

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Em dias de sessão, apenas será permitido o acesso ao Plenário de Deliberações, o presidente da Assembleia Legislativa, que será auxiliado pelos 1º e 2º secretários ou por parlamentares designados para tal incumbência e até mais um parlamentar a ser convocado, devendo todas as proposições serem remetidas ao e-mail [email protected]

A medida adotada pelo presidente Botelho está embasada no artigo 4º do Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que define os serviços públicos e as atividades essenciais dos Poderes Legislativos.

De acordo com o documento, os servidores que não estiverem em afastamento médico, em gozo de férias ou licenças, devem desempenhar suas atividades funcionais designadas pela chefia imediata em regime de trabalho home office, devendo permanecer durante o horário de expediente acessíveis e disponíveis.

De acordo com a resolução, apenas dois servidores terão acesso a cada um dos 23 gabinetes. Já nos gabinetes da Presidência, da Secretaria de Serviços Legislativos, da Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora, dos Núcleos de Comissões Permanentes e da Coordenadoria de Segurança Militar, será autorizado o ingresso de servidores em quantidade essencial para o efetivo desempenho das atividades.

O documento restringe ainda o acesso de servidores nas secretarias administrativas e na Procuradoria. Nesses setores, será permitida a entrada do secretário e do procurador, respectivamente, e de até dois servidores.

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Na Superintendência de Contratos, Convênios e Correlatos e na de Licitação, será permitido o acesso dos superintendentes e de até três servidores. Na Gerência de Manutenção e Serviços Gerais, será permitido o acesso do gerente e de até quatro servidores.

Na Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida, será permitido o acesso do supervisor e de até dois servidores. Na TV Assembleia, será facultado o acesso de até quatro servidores por turno. Já na Rádio FM 89,5 será permitida a entrada de até dois servidores por turno.

Outra determinação da resolução é de os secretários, responsáveis pelos referidos setores, remeterem à Coordenadoria Militar a relação nominal única dos servidores, indicando as atividades essenciais a serem executadas. O acesso será submetido à autorização formal da Secretaria de Administração de Patrimônio.

No período de pandemia, a resolução autoriza a realização de obras, reformas e manutenções necessárias nas dependências do Parlamento durante o período de pandemia da Covid-19. Cabe à Secretaria de Administração e Patrimônio adotar as medidas necessárias para evitar a propagação interna da Covid-19. A secretaria deve intensificar a limpeza e desinfecção de superfícies nas dependências da Assembleia Legislativa, especialmente banheiros, elevadores, corrimões e maçanetas. O setor deve também adotar medidas que visam renovar a circulação de ar e da abertura periódica das janelas em locais com uso de ar condicionado.

 

 

Por: HiperNoticias

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