conecte-se conosco


TCE MT

Entidades buscam parceria institucional

Publicado

Em busca de parceria institucional as entidades integradas por membros do Sistema Tribunais de Contas – Atricon, IRB, Abracom, Audicon – cumpriram audiências na Confederação Nacional da Indústria e no Sebrae, na manhã desta terça-feira (16), em Brasília. Entre outros assuntos, entrou em pauta a realização do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, com a possibilidade de que sejam abertos espaços (palestras, por exemplo) para uma presença mais concreta dessas instituições no evento.

O presidente Fábio Nogueira lembrou que a parceria proposta condiz com a agenda de diálogo interinstitucional, que a Atricon vem mantendo com o propósito de ampliar discussões em torno de temas republicanos. Em diversos instantes, a Atricon apresentou a autoridades o perfil do Controle Externo Contemporâneo, por intermédio do qual o Sistema Tribunais de Contas vem alcançando o próprio aperfeiçoamento e produzindo resultados nas políticas públicas.

Fábio Nogueira disse que a expectativa é de que o Sistema Tribunais de Contas agregue parceiros com interesses comuns e que possam contribuir, de forma conjunta, “com a resolução dos problemas socioeconômicos e a reinserção do Brasil na rota do desenvolvimento”. De acordo com o presidente, o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas é instância adequada a essas discussões.

Leia mais:  Comunicação pública efetiva é uma das diretrizes da Abap lançadas em MT

O EVENTO

O I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas se realizará em Foz do Iguaçu (PR), no período de 11 a 14 de novembro. Trata-se da congregação do XXX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, promovido pela Atricon, com o V Congresso Internacional de Políticas Públicas do IRB.

Diferentemente das edições precedentes, quando realizavam seus eventos separadamente, Atricon e IRB deciram concentrar esforços em um único acontecimento, com o intuito de amplicar as discussões e alcançar um maior público em torno da temática proposta: ‘O Tribunal de Contas Contemporâneo e as Políticas Públicas’.

PRESENÇAS

O presidente Fábio Nogueira conduziu o grupo formado pelos Conselheiros Thiers Vianna Montebello (Presidente TCMRJ/Abracom); Ivan Lelis Bonilha (Presidente IRB); Renato Rainha (Diretor da Atricon); Edilson Silva (Presidente TCE-RO/CNPTC); Joaquim de Castro Neto (Presidente do TCMGO/Secretário Executivo do CNPTC); e Ministro Substituto Marcos Bemquerer Costa (Presidente Audicon). Eles foram recebidos por Robson Braga de Andrade, presidente da CNI; e por Carlos do Carmo Andrade Melles, presidente do Sebrae.

Leia mais:  Recurso da SES não é conhecido pelo TCE-MT por perda de objeto

Ascom/Atricon

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
publicidade

TCE MT

Resultados de projeto da UFMT sobre o TCE será apresentado na Áustria

Publicado

por

Os resultados do projeto “Aperfeiçoamento do Controle Interno do TCE-MT e MPC-MT (Ministério Público de Contas), por meio de Processos de Educação Mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação e Métodos Inovadores em Gestão Pública”, da Universidade Federal de Mato Grosso e  Fundação Uniselva, serão apresentados na 8ª Conferência Internacional sobre Governo Eletrônico e a Perspectiva dos Sistemas de Informação – Egovis 2019. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de agosto deste ano na cidade de Linz, na Áustria.

Os professores Cristiano Maciel, do Instituto de Computação (IC) da UFMT e diretor-geral da Fundação Uniselva, e Paulo Augusto Ramalho de Souza, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), farão a apresentação dos resultados do trabalho realizado com o Tribunal de Contas de Mato Grosso desde o final de agosto de 2017.

Os resultados do projeto foram a base para a elaboração do artigo científico “Indicators of Municipal Public Management: Study of multiple Performance Measurement Systems” (Indicadores da Gestão Pública Municipal: estudo de múltiplos Sistemas de Medição de Desempenho, em tradução livre), que também será apresentado na Egovis 2019.

Leia mais:  Araguainha deve aprimorar gestão da alimentação escolar
Professore Cristiano Maciel, do Instituto de Computação (IC) da
UFMT e diretor-geral da Fundação Uniselva.

O projeto da Uniselva com o TCE-MT desenvolve atividades referentes ao Projeto 1 do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI, que trata de medir o desempenho das ações dos municípios em relação aos Planejamentos Estratégicos. A pesquisa faz uma análise dos planos estratégicos desenvolvidos pelos municípios que aderiram ao PDI, por meio de um estudo qualitativo e quantitativo dos 498 indicadores circunscritos ao Sistema de Monitoramento de Indicadores.

Para isso, os autores desenvolveram um arcabouço metodológico para a análise dos indicadores utilizados na avaliação, monitoramento e controle do planejamento estratégico dos municípios. Realizaram uma pesquisa bibliográfica sobre gestão pública e, em seguida, desenvolveram um arcabouço técnico conceitual, que permitiu a exploração dos 1.094 indicadores presentes no Sistema de Monitoramento para alcançar uma padronização de 498 indicadores que foram, posteriormente, utilizados nas análises. Por fim, foi proposto um conjunto de indicadores padronizados para a gestão municipal.

Leia mais:  Irregularidades mantêm suspenso pregão para compra de combustível em VG

O trabalho ainda tem como autores: Marcus Wilian Pedrotti de Oliveira, Renato Neder, Alexandre Martins dos Anjos e Débora Pedrotti Mansilla, da UFMT, e Naíse Godoy de Campos Silva Freire, José Marcelo de Almeida Peres e Cassyra Vuolo, do TCE-MT.

Os autores voltaram-se para o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), instituído em 2012 pelo TCE-MT com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade. O programa é constituído por seis projetos e contou com a adesão de 24 dos 141 municípios mato-grossenses.

O tema da Egovis 2019 é “Inovação Tecnológica para Democracia, Governo e Governança”. É organizada pela DEXA Society e, a cada ano, reúne especialistas de universidades, da administração pública e da indústria para discutir sistemas de informação e de governo eletrônico a partir de diferentes perspectivas e disciplinas.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana