conecte-se conosco


TCE MT

Entidades buscam parceria institucional

Publicado

Em busca de parceria institucional as entidades integradas por membros do Sistema Tribunais de Contas – Atricon, IRB, Abracom, Audicon – cumpriram audiências na Confederação Nacional da Indústria e no Sebrae, na manhã desta terça-feira (16), em Brasília. Entre outros assuntos, entrou em pauta a realização do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, com a possibilidade de que sejam abertos espaços (palestras, por exemplo) para uma presença mais concreta dessas instituições no evento.

O presidente Fábio Nogueira lembrou que a parceria proposta condiz com a agenda de diálogo interinstitucional, que a Atricon vem mantendo com o propósito de ampliar discussões em torno de temas republicanos. Em diversos instantes, a Atricon apresentou a autoridades o perfil do Controle Externo Contemporâneo, por intermédio do qual o Sistema Tribunais de Contas vem alcançando o próprio aperfeiçoamento e produzindo resultados nas políticas públicas.

Fábio Nogueira disse que a expectativa é de que o Sistema Tribunais de Contas agregue parceiros com interesses comuns e que possam contribuir, de forma conjunta, “com a resolução dos problemas socioeconômicos e a reinserção do Brasil na rota do desenvolvimento”. De acordo com o presidente, o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas é instância adequada a essas discussões.

Leia mais:  Ex-prefeito de Bom Jesus do Araguaia é multado em 54 UPFs por irregularidades

O EVENTO

O I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas se realizará em Foz do Iguaçu (PR), no período de 11 a 14 de novembro. Trata-se da congregação do XXX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, promovido pela Atricon, com o V Congresso Internacional de Políticas Públicas do IRB.

Diferentemente das edições precedentes, quando realizavam seus eventos separadamente, Atricon e IRB deciram concentrar esforços em um único acontecimento, com o intuito de amplicar as discussões e alcançar um maior público em torno da temática proposta: ‘O Tribunal de Contas Contemporâneo e as Políticas Públicas’.

PRESENÇAS

O presidente Fábio Nogueira conduziu o grupo formado pelos Conselheiros Thiers Vianna Montebello (Presidente TCMRJ/Abracom); Ivan Lelis Bonilha (Presidente IRB); Renato Rainha (Diretor da Atricon); Edilson Silva (Presidente TCE-RO/CNPTC); Joaquim de Castro Neto (Presidente do TCMGO/Secretário Executivo do CNPTC); e Ministro Substituto Marcos Bemquerer Costa (Presidente Audicon). Eles foram recebidos por Robson Braga de Andrade, presidente da CNI; e por Carlos do Carmo Andrade Melles, presidente do Sebrae.

Leia mais:  Justino Malheiros terá que restituir R$ 106 mil aos cofres públicos de Cuiabá

Ascom/Atricon

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
publicidade

TCE MT

TCE abre Escola Superior de Contas para capacitação de 530 agentes de Saúde de Cuiabá

Publicado

por

  GESTÃO PÚBLICA
  Com o objetivo de intervir na saúde da população foi desenvolvido um projeto de capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Com foco na capacitação de servidores das prefeituras municipais de Mato Grosso visando a melhoria dos serviços públicos destinados aos cidadãos, o Tribunal de Contas de Mato Grosso abriu as portas da Escola Superior de Contas para a capacitação de cerca de 530 agentes de saúde da Prefeitura Municipal de Cuiabá, iniciado nesta terça-feira, 28/01. O curso é ministrado pela Secretaria Municipal de Saúde e destinado para 10 turmas de agentes e enfermeiros que a partir de 2020 estarão cadastrando todos os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS atendidos pela Atenção Básica. Atualmente existem cera de 300 mil usuários em Cuiabá.


Ficamos muito gratos ao TCE ao propiciar espaço para que possamos qualificar nossos servidores. Com isso o Tribunal nos ajuda a melhorar os serviços, dar transparência à gestão pública e ao mesmo tempo evitar erros”
LUIZ CARLOS ANTÔNIO POSSAS DE CARVALHO
Secretário de Saúde de Cuiabá


 

O secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho fez a abertura do curvo informando aos agentes de saúde que o ano de 2020 foi definido pelo prefeito, Emanuel Pinheiro como o ano da Atenção Básica e que conforme as novas regras do Ministério da Saúde para investimento no setor este ano será preciso cadastram mais 50 mil usuários do SUS. Para isso a capacitação tem como objetivo orientar os agentes a utilizar tablets para fazer os cadastramentos. “Será uma ferramenta importante para que essas informações cheguem rápido no Ministério da Saúde e Cuiabá tenha acesso ao financiamento”, adiantou.

O secretário municipal de Saúde agradeceu a parceria com o Tribunal de Contas e enalteceu o trabalho de capacitação feito pelo TCE no intuito de garantir sempre qualidade nas ações das prefeituras municipais. “Ficamos muito gratos ao TCE ao propiciar espaço para que possamos qualificar nossos servidores. Com isso o Tribunal nos ajuda a melhorar os serviços, dar transparência à gestão pública e ao mesmo tempo evitar erros”, avaliou.

  FOCO
  A capacitação de servidores das prefeituras municipais f
az parte das ações de qualificação da Escola Superior de Contas do TCE-MT

Na abertura da capacitação o secretário geral da Presidência do TCE-MT, Flavio Vieira anunciou a iniciativa do presidente, conselheiro Guilherme Antonio Maluf de realizar uma parceira do Tribunal com a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM e a Assembléia Legislativa para incrementar ainda mais cursos de capacitação destinados aos municípios.

Flavio antecipou que será um extenso programa de capacitações do TCE-MT e os recursos para o investimento serão oriundos do Fundo de Reaparelhamento do Tribunal de Contas. “O fundo foi reduzido em 50% mas mesmo assim será utilizado, conforme orientação do presidente Guilherme Maluf na capacitação técnica dos municípios e no melhor desempenho da administração pública municipal”, finalizou.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Leia mais:  Ex-prefeito de Bom Jesus do Araguaia é multado em 54 UPFs por irregularidades
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana