conecte-se conosco


Cidades

Em Cuiabá, dia nacional do livro é comemorado com atividades de incentivo à leitura

Publicado

A partir desta segunda-feira (29) até a próxima quarta-feira (31), na Casa Cuiabana, localizada na Orla do Porto, a Prefeitura de Cuiabá e Bibliotecas Saber com Sabor estarão disponibilizando aproximadamente 3 mil exemplares, de diversos gêneros literários e autores, aos leitores cuiabanos de todas as idades.  A iniciativa comemora o Dia Nacional do Livro (29 de outubro) e visa a formação de público leitor além do incentivo à busca pelo conhecimento, cultura e entretenimento.

Nos três dias do evento a programação terá início sempre às 13 horas prosseguindo até as 21 horas com atividades culturais, espaço para leitura, contação de histórias, desenho e pintura, entrega de kits de livros e outras.

Em três anos de realização do projeto Livro de Rua, cerca de 9 mil exemplares já foram distribuídos a população. Inspirado no conceito bookcrossing, criado nos Estados Unidos no começo dos anos 2000, a ideia é de que os livros, depois de lidos, sejam repassados a outros leitores, e não fiquem parados nas prateleiras das bibliotecas.

Leia mais:  Programa Siminina recebe palestras sobre violência e diversidade racial

 

Saiba mais

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, data de aniversário de fundação da Biblioteca Nacional que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, em 1810.

Em Cuiabá, existem seis bibliotecas Saber com Sabor e dois pontos de leitura, um na Secretaria Municipal de Educação (SME) e outro na comunidade de Aguaçu.  

Em 2018, as bibliotecas Saber com Sabor realizaram 8 mil empréstimos de livros e foram frequentadas até este mês por um público de 25 mil pessoas. As bibliotecas possuem 2.463 cadastros ativos.

 

Serviço

3ª Edição do Projeto Livro de Rua

Data: 29, 30 e 31 de outubro

Hora: 13h às 21 horas

 

Local: Vila Cuiabana, na Orla do Porto

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Primeira-dama anuncia proposta do Qualifica 300 para encaminhamento de vagas de emprego

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Operação Ippon investiga irregularidade tributária em Instituto contratado em 2014

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana