conecte-se conosco


Mato Grosso

Em atividade no Dom Aquino, Patrulha Maria da Penha já tem previsão de expansão

Publicado

Nas ruas desde segunda-feira (22.10), a Patrulha Maria da Penha de Cuiabá já visitou quatro mulheres que moram no bairro Dom Aquino e possuem medida protetiva deferida pela Justiça. A guarnição da Polícia Militar (PM-MT), que foi capacitada para o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, continuará as visitas durante esta semana e retornará para fiscalizar o cumprimento por parte do agressor.

Das 22 medidas listadas inicialmente naquela localidade pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), 12 estão em vigor junto ao Poder Judiciário e, portanto, oito vítimas ainda receberão a Patrulha. Uma avaliação inicial deste projeto-piloto foi apresentada à Câmara Temática de Defesa da Mulher da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), durante reunião realizada nesta terça-feira (23.10).

Entre as quatro mulheres que receberam a visita, houve uma recusa em função de reconciliação da vítima com o agressor, outras duas quebraram o vínculo e estão com as medidas sendo cumpridas e uma foi encontrada com o agressor dentro de casa. Segundo a coordenadora da Patrulha Maria da Penha no Dom Aquino, tenente PM Denyse Alves, os primeiros contatos foram fundamentais para delinear os próximos passos. “Percebemos a necessidade da presença da polícia para garantir a proteção destas mulheres e, por meio do formulário de avaliação, temos uma noção dos encaminhamentos a serem tomados”, avaliou.

Leia mais:  Técnicos são capacitados para operar medidores de cloro e turbidez da água

Após o preenchimento de um questionário que visa levantar a atual situação, tanto da vítima, quanto do agressor, os policiais informam um número de contato direto com a Patrulha, que pode ser acionado a qualquer hora, caso o agressor descumpra a medida protetiva. Com base no levantamento das informações, também é prevista ao agressor e o retorno da visita à vítima para acompanhar a situação.

O coordenador de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar, major PM Rogério Vieira, ressaltou que a circulação da viatura da Patrulha Maria da Penha teve repercussão positiva no bairro. “Sentimos que as pessoas já estavam compartilhando informações e comentando que a polícia está fazendo o acompanhamento das vítimas, e é isso que queremos, estar de fato presentes e evitar que este crime volte a acontecer”.

Além de alguns ajustes técnicos a serem feitos no projeto-piloto, os integrantes da Câmara Temática de Defesa da Mulher também definiram a possibilidade de ampliar a atuação para um segundo bairro de Cuiabá. A titular da DEDM de Cuiabá, Jozirlethe Criveletto, explicou que a escolha será feita de acordo com o número de medidas protetivas e a capacidade de logística. “Nós ficamos felizes em ver que os policiais estão motivados com esse atendimento e consideraram essa ampliação, mas temos que levar em conta que, inicialmente, temos apenas uma viatura, por isso vamos analisar quais bairros poderemos acrescentar”.

Leia mais:  Sema apreende pescado irregular e apetrechos proibidos em VG e Manso

Na próxima reunião, que ocorrerá em novembro, a Câmara Temática de Defesa da Mulher continuará avaliando o funcionamento da Patrulha Maria da Penha em Cuiabá. A intenção é identificar as dificuldades vivenciadas pelos policiais e aprimorar o atendimento constantemente. A capacitação permanente voltada ao atendimento de mulheres, por exemplo, já foi levantada como ação fundamental a ser implementada como política pública.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Aluna da EE Bento Muniz conquista primeiro lugar em concurso de redação dos Bombeiros

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana