Cidades
Em ano atípico, comércio antecipa produtos há 2 meses do Natal
Publicado
2 meses atrásO consumidor atento já deve ter percebido um movimento inusitado nas lojas. Estabelecimentos comerciais já começaram a se preparar para o Natal, ainda no meio de outubro, faltando dois meses para a data comemorativa. Neste ano atípico, o comércio se movimentou mais cedo para evitar aglomerações e queda nas vendas.
A pandemia da covid-19 não foi gentil com os comerciantes. No entanto, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), mesmo com a pandemia a expectativa é boa para a época mais aguardada entre os comerciantes.
A estimativa da CDL, é que, mesmo diante da pandemia, seja registrado um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. Mesmo com a pandemia, os consumidores vão continuar presenteando.
Passado o Halloween ou Dia das Bruxas, celebrado no dia 31, as prateleiras se voltam para os gorros de Papel Noel e árvores natalinas.
A fachada da Fábrica de Festas, no centro de Cuiabá, já está decorada com artigos de Natal. De acordo com a gerente, Gilvana Magalhães, apesar das vendas difíceis, a expectativa é que artigos de decoração seja o “carro chefe” deste ano.
Isso porque as pessoas buscarão este ano realizar a festa em casa, por conta da covid-19. Por conta dessa mudança, a casa deverá estar mais decorada para receber os entes queridos e os clientes vão procurar por mais enfeites e afins.
“A gente espera que o pessoal faça sua festinha em casa, só entre família. Vai ter um clima de família. Antigamente o pessoal ia pra festa, comemoravam fora. Mas acho que esse ano vai ser bom sim, porque vão reunir em família”, relata.
Ela conta que o CDL também vai ajudar a dar um empurrãozinho nas vendas dos lojistas. “Vamos fazer uma promoção final do ano agora, com parceria com o CDL, que inclusive vai ter ate sorteio de carro. vai ser uma coisa que acho que vai agregar muito nas vendas, pros clientes procurarem”, comenta.
No entanto, os comerciantes relatam dificuldade dos fornecedores, que não estão encontrando matéria prima. O gerente da Mundo Festas, Adelson Prado, explica que os produtos nas prateleiras podem vir em menor escala.
Segundo ele conta, o comércio geralmente começa a vender produtos natalinos no meio de novembro. “Esse negócio de festa está diferente. Até os fornecedores nossos já estão receosos. Na verdade, nem sei se vamos ter produto de Natal.
Muitas das empresas não estão conseguindo matéria prima, mas vamos aguardar pra ver o que acontece”, avalia.
A Realmat, no Porto, também já se preparou antecipadamente para o Natal. A gerente comercial Márcia Aparecida também estima que as pessoas vão comemorar em casa.
“Acredito que estão se antecipando pra enfeitar realmente a casa, as empresas querem dar um arzinho de natal, colocar um pouquinho mais de felicidade nesse 2020”, ri.
A loja começou a fazer o estoque já em setembro. Márcia comenta que é muito difícil avaliar se as vendas cairão, porque o momento é de confusão. Apesar de estar otimista, ela também procura precaução.
“Espero que surpreenda, mas ainda estamos retraídos, o mercado está retraído. Existe a preocupação de as vendas vão ser iguais ao do ano passado, ou que a expectativa é que aumente, porque como todo mundo vai estar em casa as pessoas querem um espaço mais bonito”, pondera.
Porém, ela deixa um recado aos clientes: não deixe as compras de última hora, especialmente para evitar aglomerações e também não encontrar o produto que deseja.
“Antecipe as compras de natal, para que não tenha tumulto, para que a gente consiga manter o distanciamento, o bom atendimento, para que todos atinjam suas necessidades e que não haja tumulto, que sabemos que todo ano tem. Que nesse ‘novo normal’ seja mais tranquilo para todos nós”, alerta.

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.
Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.
Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.
Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.
A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.
Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.
Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.
“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.
Veja calendário de pagamento:
Primeira parcela e cota única: 14 de abril
Segunda parcela: 14 de maio
Terceira parcela: 14 de junho
Quarta parcela: 14 de julho
Quinta parcela: 13 de agosto
Sexta parcela: 14 de setembro
Sétima parcela: 14 de outubro
Última parcela: 12 de novembro


Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Assembleia aprova em definitivo implantação do BRT em Cuiabá e VG

AL cita denúncias e fará “pente fino” para descobrir servidores fantasmas

Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas
Polícia


Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) mostrou que os delegados de...


Delegada conclui inquérito e indicia empresário que agrediu influencer cuiabana
A delegada Patrícia Fronza, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianopólis, concluiu...


Assaltantes morrem em confronto com policiais durante furto em loja de eletrodomésticos em MT
Segundo a o batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), quatro suspeitos foram flagrados retirando produtos do estabelecimento e colocando...

Mato Grosso


Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de...


Vale do Araguaia abandona pecha de “Vale dos Esquecidos” e assume condução do progresso econômico de MT
O Vale do Araguaia, que compreende 25 cidades à Nordeste de Mato Grosso, carregou durante anos a pecha de “Vale...


STJ nega pedido e vê perseguição de Rogers a delegados
Foi negado pela Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus ao ex-secretário de Segurança Pública de...
Entretenimento


A Voz do Brasil faz 85 anos
O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma...


Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1
Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da...


Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual
O Instagram proibirá qualquer conteúdo que promova terapia de conversão depois que ativistas pediram que ela impedisse os provedores de...
Esportes


Apresentado, Rogério Ceni cita Zico e promete Flamengo ofensivo
Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de...


Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de...


Fórmula 1 cancela GP Brasil este ano em Interlagos
A Fórmula 1 cancelou hoje (24) o Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Será a...