conecte-se conosco


Política

Eleições; título de eleitor está cancelado; mais de 85 mil não poderão votar em Cuiabá

Publicado

Um total de 85.432 eleitores de Cuiabá não poderão votar no próximo domingo (15). No Estado são 168.022 eleitores com título cancelado.

O impedimento se deu em decorrência do não cadastramento biométrico por parte dos eleitores. Apenas em alguns municípios os cancelamentos foram suspensos. Cada eleitor pode verificar sua situação no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT)

Em 34 municípios de Mato Grosso, eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico estão com o título cancelado e, portanto, impedidos de votar nas eleições municipais e suplementar que acontece este ano, no dia 15 de novembro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE n° 23.616 de 17 de abril de 2020, suspendeu o efeito do cancelamento em apenas alguns municípios e, assim, vários eleitores foram beneficiados. A decisão contempla 53 municípios de Mato Grosso.

Os eleitores dessas cidades que estão com o título cancelado por outros motivos, como por exemplo, ausência às urnas por 3 eleições consecutivas permanecem com o título cancelado e, portanto, não poderão votar.

Leia mais:  PSL deixou de ser transparente, diz advogada de Bolsonaro

Vinicius Mendes/ olhardireto

Comentários Facebook
publicidade

Política

TSE alerta sobre mensagens falsas de anulação das eleições

Publicado

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (20) que circulam nas redes sociais mensagens falsas sobre a anulação das eleições em alguns municípios por suspeita de fraude na urna eletrônica.

Segundo o TSE, desde a implantação da votação por meio eletrônico, em 1996, nunca houve constatação de fraude no sistema de votação.

Em nota, o tribunal reafirmou que o dispositivo tem 30 camadas de segurança para dificultar fraudes, os dados são transmitidos por uma rede privada, sem conexão à internet ou bluetooth, e lacres de segurança alertam sobre qualquer tentativa de violação dos dados.

Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2020

Além disso, o resultado da votação pode ser conferido pelos partidos políticos por meio dos boletins de urna, o relatório impresso que indica os votos dados pelo eleitor para cada candidato. O documento é fixado na porta da seção eleitoral ao final do dia de votação.

O segundo turno das eleições será realizado em 29 de novembro. O pleito ocorrerá em 57 cidades espalhadas pelo país, das quais 18 são capitais.

Leia mais:  PSL deixou de ser transparente, diz advogada de Bolsonaro

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana