conecte-se conosco


Cidades

Educação inclusiva marca edição do Natal Ambiental

Publicado

Mais de 40 alunos do Centro Pedagógico de Ensino Especial (Cenper) participaram das atividades do “Natal Especial Ambiental 2018”, no Horto Florestal Tote Garcia, nesta terça-feira (4). O projeto, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, é voltado especificamente para crianças e adolescentes Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e tem o objetivo de inclui-los nas atividades de educação ambiental do município.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, a educação ambiental também deve ser pensada numa perspectiva inclusiva, fomentando ações inovadoras, inter e transdisciplinares, que promovam o desenvolvimento de práticas adequadas em diferentes contextos socioeducativos.

“A secretaria vem fazendo esse trabalho na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro com desejo de resgatar o título de Cidade Verde e nada mais justo que inserir essas pessoas nesta realidade, dando carinho a elas. Estamos fazendo essa divulgação de uma forma geral”, afirmou o secretário.

Os alunos com excepcionalidades participaram de atividades recreativas e culturais com a presença do Papai Noel, além de dinâmicas, teatro, apresentações de danças típicas, distribuição de presentes, pintura facial, palestra com instrutores do Juizado Volante Ambiental (Juvam), trilhas, plantio de mudas frutíferas para o viveiro do horto.

Leia mais:  Avenida Carmindo de Campos passará por obra de revitalização das calçadas

A reação dos alunos são as mais diversas. Para Karolaine Aparecida, o contato pela primeira vez com grandes árvores e a vegetação do Horto chamaram à atenção. “Muitas coisas me chamaram a atenção, o empalhamento dos animais, a preservação da natureza, o lugar aconchegante, inclusive os animais que avistei na trilha. Foi um experiência bem legal!”, disse.

Segundo a coordenadora da Cenper, Dalbene Caldas, a maior parte dos alunos nunca tiveram a oportunidade dessa vivência.“A alegria, o encantamento estavam estampados no rosto de cada um e é motivador para muitos deles que nunca tiveram essa vivência no Horto Florestal. Todos os nossos alunos tem deficiência intelectual e múltipla mas entendem muito bem as questões que envolvem a preservação ambiental, animal e todo sua amplitude.”

Durante a evento a equipe de Educação Ambiental da secretaria começou a distribuir os primeiros exemplares da Cartilha de Educação Ambiental do município. A Teoria Ação Verde também participou da ação com orientações durante o plantio das mudas frutíferas. Ao final das atividades foi distribuído um delicioso lanche.

Leia mais:  Tarde tropical com as mais de mil Simininas marca encerramento do Mês das Crianças

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Cerca de 20 mil pessoas são aguardadas em dois dias de apresentação de cantata de Natal em Cuiabá

Publicado

por

Neste sábado (15) e domingo (16), à partir das 19h, será realizada a Cantata de Natal “Quase Lá”, na Orla do Porto, em Cuiabá.

O evento marca o início da programação natalina na capital e a expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas prestigiem as apresentações.

A entrada é franca e as apresentações, nas duas noites, que incluem o maestro Alberto Midon, se iniciam às 19h. As músicas, de acordo com coordenador do Coral da Igreja Adventista, parceira no projeto, pastor Richard Ogalha, obedecem a uma sequência que conta a história de Jesus, desde seu nascimento, passagem pela terra e a ressurreição.

Também sobem ao palco os integrantes do Coral Municipal que protagonizarão o show final da Cantata. O grupo da prefeitura também participa da Camerata de Cordas do Instituto Boca de Arte, com duas canções populares brasileiras e outras três mato-grossenses.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, destaca que o evento ficou inativo por mais de uma década e a gestão, com intuito de promover a cultura local e valorizando os artistas, não mediu esforços para “renascer” esse tradicional espetáculo.

Leia mais:  Transparência Pública foi uma dos temas trabalhados durante ação da Controladoria Municipal

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana