conecte-se conosco


Tecnologia

É golpe! Promessa de tratamento odontológico gratuito via WhatsApp é falsa

Publicado

mensagem whatsapp arrow-options
Reprodução

Captura de tela de golpe que tenta enganar brasileiros com tratamento gratuito odontológico

A promessa de um tratamento odontológico gratuito enganou pelo menos 162 mil usuários do WhatsApp no Brasil que receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso desde o mês de maio deste ano.

Por dia, são registrados, pelo menos, 2500 novos acessos ao golpe . As informações são do dfndr lab, site que checa se um link é verdadeiro ou não, e identifica golpes como phishings. 

Atenção: Mantenha o celular seguro! Aprenda como se proteger de golpes no WhatsApp

A fraude simula um programa social do governo falso intitulado “Brasil Sorridente”. Ao tocar no link do golpe, o usuário é incentivado a informar seu estado, cidade e tipo de tratamento que deseja realizar.

Depois, ele precisa fornecer dados pessoais – como nome completo, telefone e e-mail – além de compartilhar o link do ataque com mais cinco contatos do WhatsApp. O usuário é induzido, em seguida, a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e ainda é direcionado para páginas falsas e visualizar anúncios fraudulentos

Leia mais:  Origin cria CPU com consoles atuais em seu interior

“Golpes que se aproveitam de programas reais do governo como temática são bastante comuns e, infelizmente, são os que mais fazem vítimas, já que tem bastante apelo da população”, avalia o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni.

Saiba mais: Como criar emojis animados para o WhatsApp

mensagem whatsapp golpe brasil sorridente arrow-options
Reprodução

Mensagens enviadas por whatsapp em tentativa de golpe do Brasil Sorridente

Simoni explica o funcionamento do golpe. “Neste ataque em especial, o hacker direciona o usuário para páginas com publicidades suspeitas e, a cada nova visualização, o cibercriminoso ganha mais dinheiro”, diz o especialista.

“A grande lucratividade do golpe para o hacker acaba explicando o porquê ele continua ativo desde o mês de maio”, acrescentou Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Para não cair em ataques como esse, o especialista afirma que o usuário deve tomar algumas medidas como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito pelo site do dfndr lab e ficar atento a promessas muito vantajosas ou preços muito abaixo do valor original, pois é grande a probabilidade de ser um golpe .

Leia mais:  Xiaomi mostra celular com quatro câmeras traseiras em nova patente

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

Está difícil focar no estudo ou no trabalho? Recurso do Android pode ajudar

Publicado

por

source

Olhar Digital

O recurso ‘Bem-estar Digital’ ganhou muita atenção desde que foi implementado no Android Pie . Durante o I/O 2019, o Google anunciou diversas melhorias no para o aplicativo, incluindo o controle parental, configurações de modo escuro e um modo de foco. Esse último recurso acaba de ficar disponível para a versão beta do aplicativo.

Conheça apps gratuitos que ensinam libras, inglês e espanhol

Depois de atualizar para a nova versão, o modo de foco estará disponível. Com ele, o usuário poderá selecionar os aplicativos que o “atrapalham” enquanto ele estiver trabalhando. Com a seleção feita, todos os apps escolhidos ficarão com os ícones acinzentados , impedindo que eles sejam executados.

tela do smartphone no modo foco arrow-options
Divulgação

No modo foco, aplicativos que atrapalham a concentração do usuário ficam ‘apagados’ no smartphone


Se o usuário quiser abrir algum deles, será necessário entrar nas configurações e alterar a permissão do aplicativo.

Além disso, todas as notificações das aplicações que estiverem pausadas serão ocultadas. Elas voltarão a aparecer quando o modo foco for desativado.

Android ganha função de conversa automática com serviços emergenciais

Leia mais:  Acabou a espera: Xiaomi inaugura sua primeira loja física no Brasil

Usado em conjunto com o modo “Não Perturbe”, o modo foco pode ser útil para aquelas pessoas que precisam dedicar toda a atenção para atividades como estudos ou trabalho.

Esse recurso também pode ser uma boa alternativa para aquelas pessoas que estão de folga e querem se desligar de certas atividades. As informações são do site Android Police

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana