conecte-se conosco


Tecnologia

É golpe! Promessa de tratamento odontológico gratuito via WhatsApp é falsa

Publicado

mensagem whatsapp arrow-options
Reprodução

Captura de tela de golpe que tenta enganar brasileiros com tratamento gratuito odontológico

A promessa de um tratamento odontológico gratuito enganou pelo menos 162 mil usuários do WhatsApp no Brasil que receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso desde o mês de maio deste ano.

Por dia, são registrados, pelo menos, 2500 novos acessos ao golpe . As informações são do dfndr lab, site que checa se um link é verdadeiro ou não, e identifica golpes como phishings. 

Atenção: Mantenha o celular seguro! Aprenda como se proteger de golpes no WhatsApp

A fraude simula um programa social do governo falso intitulado “Brasil Sorridente”. Ao tocar no link do golpe, o usuário é incentivado a informar seu estado, cidade e tipo de tratamento que deseja realizar.

Depois, ele precisa fornecer dados pessoais – como nome completo, telefone e e-mail – além de compartilhar o link do ataque com mais cinco contatos do WhatsApp. O usuário é induzido, em seguida, a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e ainda é direcionado para páginas falsas e visualizar anúncios fraudulentos

Leia mais:  Mais um projeto de lei quer alterar a Lei Geral de Proteção de Dados; entenda

“Golpes que se aproveitam de programas reais do governo como temática são bastante comuns e, infelizmente, são os que mais fazem vítimas, já que tem bastante apelo da população”, avalia o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni.

Saiba mais: Como criar emojis animados para o WhatsApp

mensagem whatsapp golpe brasil sorridente arrow-options
Reprodução

Mensagens enviadas por whatsapp em tentativa de golpe do Brasil Sorridente

Simoni explica o funcionamento do golpe. “Neste ataque em especial, o hacker direciona o usuário para páginas com publicidades suspeitas e, a cada nova visualização, o cibercriminoso ganha mais dinheiro”, diz o especialista.

“A grande lucratividade do golpe para o hacker acaba explicando o porquê ele continua ativo desde o mês de maio”, acrescentou Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Para não cair em ataques como esse, o especialista afirma que o usuário deve tomar algumas medidas como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito pelo site do dfndr lab e ficar atento a promessas muito vantajosas ou preços muito abaixo do valor original, pois é grande a probabilidade de ser um golpe .

Leia mais:  Sem selfies e sem citar paquera, Tinder se reinventa na Ásia para driblar tabus

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

Facebook: usuários podem excluir dados coletados de aplicativos externos

Publicado

por

source

Olhar Digital

Facebook arrow-options
shutterstock

Facebook lança ferramenta para mais privacidade


Há quase dois anos, o Facebook informou que daria aos usuários a possibilidade de deletar dados que a plataforma coleta de aplicativos de terceiros . Agora, isso finalmente se tornou realidade.

A nova ferramenta, anunciada pela rede social hoje (28), faz parte de um esforço redobrado para melhorar as práticas de privacidade de seu sistema. Os dados que a empresa coleta sobre a atividade do usuário fora do Facebook são usados para fazer o direcionamento de anúncios publicitários.

Mark Zuckerberg , CEO da rede social , disse que a nova ferramenta oferece “um novo nível de transparência e controle” à empresa, que foi abalada por revelações dos últimos anos sobre como ela captura e gerencia os dados de seus usuários.

Leia também: Mr. Shithole: Facebook traduz nome do presidente da China com palavrão

“Estamos trabalhando nisso há um tempo porque tivemos que reconstruir alguns de nossos sistemas para tornar isso possível”, acrescentou Zuckerberg .

Em um post no próprio Facebook , Zuckerberg explicou que a plataforma solicitará automaticamente aos usuários que façam uma “revisão de privacidade” ao entrar na rede social . “Atualmente, nossa ferramenta Activity Off Facebook está disponível para todas as pessoas ao redor do mundo”, completou.

Leia mais:  Você sobreviveria sem os likes do Instagram?

O Facebook segue utilizando informações sobre a atividade do usuário em outros apps para determinar e segmentar anúncios , mas agora, o usuário poderá vê-las e até apagá-las.

Leia também: Anúncios políticos: Facebook e Instagram vão oferecer mais controle a usuários

“Outras empresas nos enviam informações sobre sua atividade no sites deles e usamos essas informações para mostrar publicidade relevante para o usuário. Agora você pode ver um resumo dessas informações e excluí-las da sua conta, se desejar”, esclareceu Zuckerberg .

Você pode encontrar essa opção no menu de configurações do aplicativo . Se você desejar gerenciar sua atividade fora do Facebook , receberá uma lista de todos os sites e aplicativos que a rede social rastreia quando você não está realmente usando o Facebook.

A empresa se Zuckerberg vem sofrendo com alguns escâdalos sobre o uso que a rede social faz de informações pessoais , como o caso da consultoria britânica Cambridge Analytica , no qual dados de 87 milhões de usuários foram coletados para realizar campanhas de manipulação em massa e influenciar os eleitores.

Leia mais:  Vale a pena monitorar o celular dos filhos? Entenda os apps de controle parental

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana