conecte-se conosco


Política

Dr. Xavier quer que PSF do Independência seja reinaugurado logo

Publicado

Os serviços de reforma continuam na unidade clínica do Independência “a passos lentos”, afirma vereador, a exemplo do Centro de Saúde do Novo Terceiro, “fechado há meses e totalmente inoperante. Isso é vergonhoso em qualquer administração”
A retomada do atendimento clínico no PSF do Jardim Independência está sendo aguardada ansiosamente por milhares de comunitários, destacou hoje (10) o vereador Dr. Xavier, que tem cobrado celeridade nos serviços junto à Secretaria de Saúde. O parlamentar entende estar havendo morosidade inexplicável para que essa reforma seja efetivada de acordo com os padrões técnicos e de qualidade do projeto original.
“A população do Jardim Independência está cansada de esperar, pois depende muito do PSF. Em face de sua inoperância, os pacientes são obrigados a se deslocar até o Posto de Saúde da Cidade Alta, o que implica em transtornos de transporte, despesas extras (alimentação, passagens) e sobrecarga no atendimento naquele posto. Portanto, cabe à Prefeitura apressar o passo, sob o risco de ficar evidente o não cumprimento da promessa feita na última reunião com os moradores”.
Dr. Xavier ainda exigiu que o PSF do Jardim Independência seja entregue à população com uma estrutura odontológica finalizada, batalha que empreende desde o início do seu mandato. “O ideal é que todos os PSF(s) do município disponham de suporte clínico semelhante. Não se admite mais que as unidades de Saúde de Cuiabá não tenham o dentista da família. Infelizmente, os que funcionam hoje são os mesmos de antes, nada avançou. Enquanto isso, os comunitários padecem com dores, sem nenhum atendimento”.
No PSF do Independência, detalhou, por meio de reuniões seguidas com o prefeito Emanuel Pinheiro e a diretoria da área de Saúde, ele conseguiu a readequação do projeto original para abrigar o setor odontológico, sem que fosse preciso quebrar nenhuma parede. “Não foi fácil convencê-los. Mas é uma alteração viável, sem nenhum ônus ao município, muito pelo contrário: dimensiona significativos ganhos sociais. Temos cobrado o seu funcionamento efetivo a partir da reabertura do PSF. Não aceitaremos, enfim, nenhuma desculpa para postergar a efetiva operacionalização da odontologia naquele espaço”.
NOVO TERCEIRO – Já no Centro de Saúde do Novo Terceiro, o vereador Dr. Xavier reivindica idêntica atenção do Poder Público Municipal para concluir os serviços de reforma e ampliação da unidade clínica, paralisados há meses. “A empreiteira contratada anteriormente faliu, e a Prefeitura, via carta-convite, providenciou a retomada das obras. E enquanto elas não são concluídas e o Centro volta a funcionar, acontece por lá algo parecido aos transtornos que a comunidade do Jardim Independência tem se defrontado para ter amparo médico: sempre recorre ao Posto de Saúde da Cidade Verde, o mais próximo, hoje sobrecarregado para assumir a demanda original do Novo Terceiro, massa expressiva de pacientes todos os dias”.
Por último, o parlamentar cobrou, na mesma linha enérgica, a reforma urgente dos Centros Comunitários dos bairros Cidade Alta e José Pinto. São espaços largamente utilizados pela comunidade para sediar eventos diversos, a exemplo de festas, reuniões, frisou. “No bairro José Pinto, os técnicos da Prefeitura já efetuaram os serviços de medição, planta e orçamento. Só depende agora de a Prefeitura liberar os recursos para que as obras sejam efetivamente tocadas e o centro deixe de apresentar a caótica imagem decrépita de anos, o que é vergonhoso. Antes, funcionava ali uma creche, mas desde que a creche saiu de lá, o lugar encontra-se completamente abandonado. É casarão de terror do José Pinto”.
João Carlos de Queiroz

Leia mais:  Deputados aprovam projeto que regulamenta sistema digital na ALMT

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook
publicidade

Política

Vereadores renunciam ao mandato para assumir vaga na AL

Publicado

por

Os vereadores Paulo Araújo e Elizeu Nascimento (DC) renunciaram ao cargo de vereador na manhã desta sexta-feira (18) durante solenidade extraordinária. A renúncia dos parlamentares se deve ao fato e ambos terem garantido vaga na Assembleia Legislativa na eleição de outubro passado.
Para o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB), Mato Grosso ganhou dois parlamentares atuantes, que estão dispostos a lutar pelo bem de nossa população.
“É um misto de alegria e tristeza. São dois companheiros, dois vereadores com serviço prestado, e que deixa um grande legado para a nossa Capital. Agora, eles serão nossos representantes na Assembleia Legislativa. Estamos entregando a Mato Grosso dois parlamentares de primeira”, destacou o socialista.
Em seu discurso de despedida, Elizeu fez questão de agradecer o companheiro dos demais parlamentares. “É um sentimento de gratidão a esta Casa, onde construí boas amizades. Saio dessa Casa com sentimento entristecedor, mas ao mesmo tempo de gratidão e felicidade por ter conquistado um objetivo que almejo desde 2014”, disse.
Já Paulo Araujo destacou a sua trajetória como vereador. “A Câmara nos deu um aprendizado muito grande que nos proporcionou a chegar na Assembleia Legislativa”, ressaltou.
Diante disso, se efetivam como vereadores titulares os suplementes Luis Cláudio (PP) e Clebinho Borges (DC), respectivamente. Ambos devem tomar posse na próxima semana.
Kamila Arruda
Câmara Municipal de Cuiabá

Leia mais:  CCJR vai analisar LDO 2019 nesta terça-feira (15)

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana