conecte-se conosco


Política

Dr. Xavier quer que PSF do Independência seja reinaugurado logo

Publicado

Os serviços de reforma continuam na unidade clínica do Independência “a passos lentos”, afirma vereador, a exemplo do Centro de Saúde do Novo Terceiro, “fechado há meses e totalmente inoperante. Isso é vergonhoso em qualquer administração”
A retomada do atendimento clínico no PSF do Jardim Independência está sendo aguardada ansiosamente por milhares de comunitários, destacou hoje (10) o vereador Dr. Xavier, que tem cobrado celeridade nos serviços junto à Secretaria de Saúde. O parlamentar entende estar havendo morosidade inexplicável para que essa reforma seja efetivada de acordo com os padrões técnicos e de qualidade do projeto original.
“A população do Jardim Independência está cansada de esperar, pois depende muito do PSF. Em face de sua inoperância, os pacientes são obrigados a se deslocar até o Posto de Saúde da Cidade Alta, o que implica em transtornos de transporte, despesas extras (alimentação, passagens) e sobrecarga no atendimento naquele posto. Portanto, cabe à Prefeitura apressar o passo, sob o risco de ficar evidente o não cumprimento da promessa feita na última reunião com os moradores”.
Dr. Xavier ainda exigiu que o PSF do Jardim Independência seja entregue à população com uma estrutura odontológica finalizada, batalha que empreende desde o início do seu mandato. “O ideal é que todos os PSF(s) do município disponham de suporte clínico semelhante. Não se admite mais que as unidades de Saúde de Cuiabá não tenham o dentista da família. Infelizmente, os que funcionam hoje são os mesmos de antes, nada avançou. Enquanto isso, os comunitários padecem com dores, sem nenhum atendimento”.
No PSF do Independência, detalhou, por meio de reuniões seguidas com o prefeito Emanuel Pinheiro e a diretoria da área de Saúde, ele conseguiu a readequação do projeto original para abrigar o setor odontológico, sem que fosse preciso quebrar nenhuma parede. “Não foi fácil convencê-los. Mas é uma alteração viável, sem nenhum ônus ao município, muito pelo contrário: dimensiona significativos ganhos sociais. Temos cobrado o seu funcionamento efetivo a partir da reabertura do PSF. Não aceitaremos, enfim, nenhuma desculpa para postergar a efetiva operacionalização da odontologia naquele espaço”.
NOVO TERCEIRO – Já no Centro de Saúde do Novo Terceiro, o vereador Dr. Xavier reivindica idêntica atenção do Poder Público Municipal para concluir os serviços de reforma e ampliação da unidade clínica, paralisados há meses. “A empreiteira contratada anteriormente faliu, e a Prefeitura, via carta-convite, providenciou a retomada das obras. E enquanto elas não são concluídas e o Centro volta a funcionar, acontece por lá algo parecido aos transtornos que a comunidade do Jardim Independência tem se defrontado para ter amparo médico: sempre recorre ao Posto de Saúde da Cidade Verde, o mais próximo, hoje sobrecarregado para assumir a demanda original do Novo Terceiro, massa expressiva de pacientes todos os dias”.
Por último, o parlamentar cobrou, na mesma linha enérgica, a reforma urgente dos Centros Comunitários dos bairros Cidade Alta e José Pinto. São espaços largamente utilizados pela comunidade para sediar eventos diversos, a exemplo de festas, reuniões, frisou. “No bairro José Pinto, os técnicos da Prefeitura já efetuaram os serviços de medição, planta e orçamento. Só depende agora de a Prefeitura liberar os recursos para que as obras sejam efetivamente tocadas e o centro deixe de apresentar a caótica imagem decrépita de anos, o que é vergonhoso. Antes, funcionava ali uma creche, mas desde que a creche saiu de lá, o lugar encontra-se completamente abandonado. É casarão de terror do José Pinto”.
João Carlos de Queiroz

Leia mais:  ”Movimento Santa Casa de portas abertas” ganha apoio da Prefeitura e da bancada Federal

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook
publicidade

Política

Já é lei em Cuiabá um mês voltado para o combate ao feminicídio

Publicado

por

style”text-align:”””” justify”””””>Já é lei em Cuiabá um mês voltado para o combate ao feminicídio
Estamos no mês da mulher, e nesses dias à Câmara Municipal de Cuiabá está levantando os projetos de lei voltados à proteção à mulher. Uma delas é lei N º 6.320/2018, de autoria do Vereador Justino Malheiros (PV), que institui no calendário oficial do município de Cuiabá, um mês especifico para prevenção ao feminicídio, o “Agosto Lilás”.
O objetivo do “AGOSTO LILÁS” é realizar atividades e mobilizações direcionadas a mulheres e meninas sobre seus direitos, como também realizar a sensibilização masculina com relação à violência contra a mulher.
Justino procura com o projeto alertar formas de prevenção contra o feminicídio. “Observamos um drástico aumento no assassinato de mulheres , parte por motivações passionais , isso nos motivou a tratar o assunto com severidade’, disse Malheiros.
Casos de feminicídios aumentaram 37,5% em um ano na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com os dados da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), 17 mulheres foram assassinadas, em 2018, sendo 11 desses casos enquadradas na lei do feminicídio, quando a motivação envolve menosprezo ou discriminação à condição de mulher e violência doméstica e familiar, conforme previsto na Lei nº 13.104.
Elizângela Tenório

Leia mais:  Audiência pública discute nesta sexta-feira o fechamento de 21 delegacias em MT

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Fonte: Câmara de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana