conecte-se conosco


Mato Grosso

Doação de sangue pode ser feita no Hemobus nesta terça-feira

Publicado

Com a proximidade do carnaval, o Hemobus (ônibus de coleta de sangue do MT Hemocentro), estará estacionado nesta terça-feira (12.02) na Praça Alencastro, região central de Cuiabá, para sua primeira campanha de coleta de sangue de 2019.

O ônibus conta com uma equipe de profissionais da saúde composta por: um médico, um enfermeiro e dois técnicos em enfermagem que realizará os procedimentos de coleta dos doadores. Os atendimentos serão das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.

De acordo com a gerente de Doação do Hemobus, Gian Carla Zanela, o ônibus consegue atender 20 pessoas no período da manhã e outras 20 no período da tarde.

Toda doação será destinada para reforçar o estoque da unidade, já que neste mês aumenta a procura por bolsas de sangue nos hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. “A nossa coleta está ocorrendo em função do carnaval. Sempre buscamos atender as necessidades das grandes festas, por isso, é necessário realizar essas campanhas e, garantir o estoque de sangue”, explicou a gerente.  

Leia mais:  Parceria para uso de mão de obra de presos e investimentos são temas de reuniões

Os voluntários que desejarem doar sangue precisam atender algumas exigências estabelecidas pelas normas de serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Critérios para doação

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

(Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável;

  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, o doador deve aguardar  2 horas;
  • Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e carteira Profissional emitida por classe).

Cronograma do Hemobus

  • Terça-feira (12.02), quinta-feira (14.02) e (21.02), na Praça Alencastro, Centro de Cuiabá;
  • Terça-feira (19.02), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campos São Vicente

               Rodovia BR-364, Km 329, s/n 

  • Sexta-feira (22.02), estacionamento do Fórum de Várzea Grande
Leia mais:  Primeira-dama toma posse como presidente de honra da APDM-MT

               Av. Castelo Branco, s/n – Bairro água Limpa.

  • Quinta-feira (28.02), estacionamento do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT).

               R. C, s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT;

Serviço

O MT Hemocentro é coordenador e referência em hematologia e hemoterapia em Mato Grosso e atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. Além disso, atende ao Hospital Universitário Júlio Müller, Hospital Municipal São Benedito e Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Os candidatos interessados em doar sangue e tiverem qualquer dúvida sobre o assunto, podem entrar em contato pelo telefone: (65) 3623-0044.

Leia mais

MT Hemocentro divulga calendário de fevereiro para campanhas de doação de sangue

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Campeão mato-grossense será conhecido no próximo domingo na Arena Pantanal

Publicado

por

Sede dos jogos realizados na Capital desde o início do campeonato estadual, a Arena Pantanal recebe no próximo domingo (21), às 15h, a partida decisiva entre Cuiabá Esporte Clube e Operário Várzea-grandense (CEOV). Os portões serão abertos a partir das 13h.

Para deixar o estádio em condições de funcionamento, a Secretaria de Estado de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) está tomando as providências necessárias que vão desde a manutenção do gramado ao atendimento das exigências sanitárias.

“Nossa operação consiste inicialmente no cuidado e preparo do gramado nos dias que antecedem os jogos, na higienização dos pontos de comercialização de alimentos, na vistoria de banheiros, vestiários das equipes e de arbitragem e demais setores utilizados”, explica o superintendente de infraestrutura esportiva da Secel, Maurício Dias de Mendonça.

O superintendente também esclarece que nenhum alimento é manipulado no local. “As áreas destinadas à venda de comidas e bebidas são higienizadas. Porém, para atender os requisitos da vigilância sanitária, os alimentos já chegam prontos à Arena”.   

O segundo e último confronto da final terá entrada gratuita para mulheres e crianças. Para os demais torcedores, os ingressos custarão R$ 5 (meia) e e R$ 10 (inteira). Os valores foram definidos pelo Dourado, como é conhecido o time de Cuiabá, por ser mandante dessa partida de volta. Os ingressos estarão à venda a partir desta quinta-feira (18), nas bilheterias do Ginásio Aecim Tocantins. 

Leia mais:  Porto Alegre do Norte recebe a sexta edição da Caravana da Transformação

Por ter vencido o Operário por 2 a 0 no primeiro jogo da final, o Dourado abriu vantagem na disputa, precisando apenas de um empate para levantar o troféu de campeão mato-grossense 2019. Além disso, o clube da Capital chega de forma invicta à final.

Já o tricolor várzea-grandense – que também chegou invicto à decisão e só perdeu no primeiro duelo da fase final no último domingo – segue acreditando até o último minuto na possibilidade do título estadual. Para isso, conta com o apoio da torcida que estará nas arquibancadas  incentivando o time. 

Torcedores do Cuiabá ocuparão os setores Oeste e Sul da Arena, e a torcida operariana ficará no setor Norte. A equipe da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer também se organiza para ajudar no controle de acesso e orientação aos torcedores, uma das determinações do Juizado Especial do Torcedor – JET.

Campeonato Brasileiro Feminino A-2

Na quinta-feira (22), às 20h, a Arena Pantanal receberá a partida da terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino série A2. As meninas do Operário F.C, de Várzea Grande, enfrentam o Atlético-AC.

Leia mais:  Governador defende parceria e trabalho proativo com o MPE

O Brasileirão Feminino A-2 garante o acesso para a série A-1 aos semifinalistas do torneio. Nesta primeira fase, o Operário disputa com outras cinco equipes do Grupo 2, do qual faz parte.

Jogos Universitários no Ginásio Aecim Tocantins

O Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, que também faz parte do Complexo Arena Pantanal, sediará as partidas de handebol da edição dos Jogos Universitários Mato-grossenses (JUM’s) 2019 – Cuiabá 300 anos.

De 19 a 21 de abril, mais de 600 atletas, que representam 13 universidades/campus do Estado, participam da competição. Além do handebol, que será disputado no Ginásio Aecim Tocantins, os Jogos Universitários Mato-grossenses contam ainda com as modalidades de futsal, voleibol, basquetebol, badminton, xadrez e tênis de mesa.

Agendamento de eventos no Complexo Arena Pantanal

Os interessados devem buscar informações no site: www.esportes.mt.gov.br/-/use-o-complexo-arena-pantanal. Ou ainda no telefone: (65) 3613-4947.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana