conecte-se conosco


Cidades

Diplomação do ‘Projeto Capoeira Digoreste’ oferta visibilidade e valorização da Cultura em Cuiabá

Publicado

Luiz Alves

A capoeira – expressão cultural brasileira milenar que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música vem recebendo destaque na gestão Emanuel Pinheiro e com isso adquirindo novos adeptos. Um dos exemplos dessa valorização à cultura, segundo o mestre do Grupo Muzenza, Ivo Domingos de Arruda (popularmente conhecido por mestre Sombra) está na diplomação do projeto Capoeira Digoreste – criado pelo Fórum de Capoeira de Mato Grosso. 

O objetivo é fomentar em Cuiabá a cultura que é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

“A capoeira está vivendo um de seus melhores momentos na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. Estávamos à mercê do esquecimento e agora, com o apoio que estamos recebendo, e essa diplomação é um exemplo claro dessa valorização, pois mais pessoas estão aderindo ao esporte”, explicou.

De acordo com o secretário de Cultura Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo a diplomação, que foi realizada na no dia 02 de agosto, no Cine Teatro Cuiabá, veio em homenagem ao grande ato prestado por mais de 2 mil capoeiristas nos 300 anos da Capital e, sobretudo, em reconhecimento à importância e representatividade do Fórum de Capoeira.

Leia mais:  Obra de pavimentação do Ribeirão do Lipa se divide em diferentes estágios

“A missão do prefeito Emanuel é valorizar e intensificar os bons projetos que tragam inserção social e que valorizam a cultura da nossa tricentenária  Cuiabá. Então, a nós estamos não apenas diplomando e coroando esse projeto, que vem para alavancar a cultura em nosso município, mas também homenageando os cerca de 300 tocadores e mais de 2 mil capoeiristas, inclusive de outros estados do país que em uma grande berimbalada realizou um grande ato de amor por Cuiabá”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Rodas de conversa com mulheres vítimas de violência serão promovidas em Cuiabá

Publicado

por

Revija Zarja/Internet

“De mulher pra mulher: Vamos recomeçar?”. Este foi o tema escolhido para as rodas de conversa que serão realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, no Centro de Referência de Assistência Especializada da região Norte, localizado no bairro Morada do Ouro. O primeiro encontro acontece nesta sexta-feira (06), a partir das 14h30.

A proposta desses momentos com mulheres vítimas de violência doméstica é proporcionar um espaço de escuta e fala para construção e reconstrução de histórias e novas perspectivas de vida. “Estes momentos são extremamente importantes, não só para as mulheres que são atendidas, mas para aquelas que trabalham com a causa, pois as impulsionam a seguir na luta contra a violência, procurando sempre proporcionar o que for de melhor para a população de nosso município”, disse a coordenadora da Proteção Social Especial, Maggie Carolina Maidana.

Os encontros serão realizados a cada 15 dias, com atividades desenvolvidas em cima das seguintes temáticas: “Sou única”, para trabalhar a autoestima e o autocuidado; “Sou amada”, para trabalhar o amor próprio; “Sou amável”, para trabalhar a construção afetiva; “Sou capaz”, para trabalhar sobre os direitos da mulher após a separação; “Sou corajosa”, sobre mercado de trabalho, cursos e estudos; e por último, “Sou influenciadora”, debatendo sobre a violência transgeracional, legado, educação positiva e gentil.

Leia mais:  Pinheiro inaugura UBS Jockey Clube e beneficia famílias de 10 bairros da Regional Sul

“Oportunidade de diálogos sobre diversos temas, a fim de abordar os mais variados tipos de agressão à mulher: violência doméstica e familiar, dependência afetiva, o auto monitoramento e as estratégias de enfrentamento, serão algumas das temáticas abordadas durante as rodas de conversa”, informou Maggie.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana