conecte-se conosco


Mato Grosso

Dia Nacional do Doador Voluntário será comemorado no MT Hemocentro em Cuiabá

Publicado

A direção do MT Hemocentro estadual vai comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, cuja data oficial é 25 de novembro, nesta segunda-feira (26.11) no auditório da unidade localizada na Rua 13 de Junho, Porto, em Cuiabá, com programação para o período da manhã e com início às 8 horas.

“A programação consiste em apresentação musical da Banda do Corpo de Bombeiros Militar, da cantora Genecília Lacerda e do Coral de servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), depoimentos de doadores de hemocomponentes por aférese fidelizada, de transplantado de medula óssea e de doadora de medula óssea, além de apresentação dos talentos do próprio MT Hemocentro”, informou a diretora Silvana Salomão.

O evento contará com a participação também de representantes da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e de pais de pacientes, de deputados estaduais, do movimento social Coletivo Negro da UFMT e do Coral infantil da Escola municipal Salvelina Ferreira da Silva.

O MT Hemocentro tem registrados em todo o Estado 288.122 doadores voluntários, sendo que desse total, 172.710 estão na grande Cuiabá.

A média de doação mensal é de 3.600 bolsas de sangue, porém nem todas são aproveitadas, pois está incluso nesse número os descartes subjetivos e as bloqueadas.

Além do serviço de coleta de doação de sangue que são destinados aos hospitais públicos e prontos-socorros o MT Hemocentro atende cerca de 700 pacientes por mês no ambulatório de Hematologia e realiza aproximadamente 1.400 procedimentos entre transfusão de sangue e de plaquetas, infusão de medicamentos e exames laboratoriais para esses pacientes em tratamento.

MT – HEMOCENTRO – Banco de Sangue Público de Mato Grosso

Sede: Rua 13 de Junho, 1055. Porto. Cuiabá – MT.

Tel: (65) 3623-0044 ramal 220 / 221 / 225

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30.

(Em período de campanhas, serão distribuídas senhas a partir de 16h).

 

Leia mais:  "Territórios da Arte” começa em Cuiabá nesta quinta-feira (18)

Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – MT

Rua General Vale 182. Bandeirantes. Cuiabá – MT.

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h e das 13h às 16h.

 

 

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidor é preso por roubar pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras

Publicado

Foram desviados pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Um servidor público suspeito de desviar pneus de veículos da prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, prestou esclarecimentos na delegacia do município. Segundo a Polícia Civil, ele deve responder pelo crime de peculato.

As investigações começaram no dia 22 de março, quando o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo registrou um boletim de ocorrência denunciando o suposto desvio.

O delegado Wilyney Santana Borges disse que várias buscas foram realizadas, até que o suspeito acabou confessando o crime. Em depoimento, ele contou que os pneus foram repassados para um comerciante como parte do pagamento na aquisição de um carro dele de luxo.

Os pneus desviados eram de veículos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com a polícia, nas investigações, foi apurado que pneus adquiridos para serem utilizados nas automóveis da secretaria foram desviados nos meses de novembro e dezembro de 2020, por um servidor  que exercia funções no setor de frotas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:  Briga de casal resulta na apreensão de 11 armas em apartamento

Segundo o delegado, os indícios apontados no inquérito indicam que foi possível constatar o desvio de pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

A Polícia Civil informou que o investigado pela venda dos pneus deverá responder ação penal pelo crime de peculato, vez que na época dos desvios, exercia o cargo de funcionário público. Já o comerciante que recebeu os pneus desviados, em troca de pagamento, responderá pelo crime de receptação.

A delegacia de Barra do Garças continua as investigações para saber se havia a conivência ou participação de outros servidores municipais, envolvidos no caso dos pneus desviados.

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana