conecte-se conosco


Cidades

Dia de Combate ao Trabalho Infantil será celebrado com ações em Cuiabá durante o mês de junho

Publicado

Divulgação

Com o objetivo de chamar a atenção da população, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), por meio dos Centros de Referência Especializada (Creas) Centro e Norte, realizam nesta quarta-feira (12), uma blitz educativa, na Praça Ipiranga, em Cuiabá, a partir das 07h30, alertando a população sobre a importância de combater o trabalho infantil.

Serviços de panfletagens com materiais informativos serão distribuídos, além de sacos de lixo para serem colocados nos carros. Dados apontam que os registros de trabalho infantil vêm aumentando nos últimos anos. “Escolhemos a Praça Ipiranga por ser um local de grande concentração popular. Com isso, conseguimos atingir várias pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

A ação, segundo Hellen Ferreira será realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI).

Além da Blitz Educativa, durante todo o mês de junho, foram programadas diversas ações alusivas ao tema:

No dia 11 (terça-feira), terá uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Getúlio Vargas, com o investigador de Polícia, do 9º Batalhão, Ademar Torres que irá repassar os canais de atendimento e os caminhos para registro de denúncias. A palestra está marcada para as 17 horas.

Na quarta-feira (12), no dia em que se comemora o Dia de Combate ao Trabalho Infantil, a partir das 08h30, na unidade do Cras do bairro Osmar Cabral, será feita uma passeata e realizadas palestras com os alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Maria Elazir de Figueiredo.

Leia mais:  Prefeitura investe em trabalho de limpeza dos espaços públicos

No mesmo dia, a partir das 9h, na unidade do bairro Nova Esperança, terá uma palestra sobre o mercado de trabalho voltado para o Menor Aprendiz.

No Cras do Pedra 90, as atividades serão realizadas para os alunos da Escola Estadual Profº Rafael Rueda, com palestras voltadas para o tema.  

No período vespertino, a partir das 14 horas, no bairro Drº Fábio, na unidade de Referência da Assistência Social, terá um bate papo com um representante da Polícia Rodoviária Federal.

Para a quinta-feira (13), a partir das 9h, terá uma roda de conversa com um representante do Centro de integração Empresa e Escola (CIEE), sobre as novas perspectivas de mercado.

Já o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) Centro, escolheu como programação alusiva à data de 12 de junho, realizar blitz em bares e restaurantes na lateral da UFMT, Unic, Avenida Getúlio Vargas e Praça Popular, a partir das 19 horas, com entrega de folders e panfletos informativos.

Para a próxima semana, as atividades iniciam na segunda-feira (17), no Cras Tijucal em parceria com o Creas Centro, onde serão oferecidas Oficinas de Trabalho lúdicas. Foram divididas turmas nos dois períodos, sendo a primeira às 8h e a segunda a partir das 13 horas.

Leia mais:  Reajuste salarial e atualização de carreiras beneficiam servidores municipais

No dia 19 (quarta-feira), a partir das 13 horas, será a vez dos moradores da região do Osmar Cabral. Na unidade do Cras, serão oferecidas oficinas de trabalho e teatros de fantoche.

No dia 25 de junho (terça-feira), haverá uma blitz preventiva na Feira do Porto. A ação será promovida por técnicos do Creas do bairro Centro, em Cuiabá.

E para encerrar as atividades alusivas a data de 12 de junho, Dia de Combate ao Trabalho Infantil, haverá uma Roda de Conversa, na unidade do Cras, no bairro Pedregal, a partir das 13h30.

Na assistência social, há programas de apoio à família, como de encaminhamento para áreas de habitação, transferências de renda e suporte para famílias que estão abaixo do nível da pobreza. “Essas políticas públicas cuidam da criança, desde o nascimento até a adolescência. Por isso é importante toda a sociedade tenha essa informação, uma vez que há alternativas que podem tirar essas crianças da rua”, comentou a secretária.

“Nossa intenção é não deixar a data passar despercebida, afinal, além da família e órgãos públicos, o combate ao trabalho infantil é uma responsabilidade de todos. A união é que faz toda diferença”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura entrega 10 novas ambulâncias para as unidades de saúde da capital

Publicado

por

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá deu mais um passo rumo à virada de página da saúde pública do município, na tarde desta quarta-feira (19). O prefeito Emanuel Pinheiro entregou 10 ambulâncias novas, modernas e espaçosas para as unidades de saúde da rede municipal.

Essa é mais uma etapa em direção à humanização dos serviços para a população que depende do SUS.

As novas ambulâncias são caminhonetes adaptadas, que comportam a equipe médica e um acompanhante. Todos os veículos possuem 1 cilindro de oxigênio de 7 litros, saída de oxigênio acoplada ao lado do paciente, ventilador oscilante, bancos laterais tipo tubular, suporte de soro e plasma instalado no balaústre, maca de alumínio articulada com pernas retráteis, encosto reclinável, rodízios contendo colchonete revestido em courvin e cintos de segurança, tomadas de energia e mais uma série de itens recomendados pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho falou sobre o significado da entrega destas 10 ambulâncias para a população de Cuiabá. “Esta entrega faz parte do processo de modernização que o prefeito determinou para o Sistema Único de Saúde na capital. Modernização que visa exatamente à humanização. Estas ambulâncias substituem as que tínhamos no sistema e são muito superiores. As antigas eram pequenas, continham os itens básicos, mas não eram as mais confortáveis para o transporte dos pacientes. Esses automóveis todos têm tração 4 por 4, a diesel e representam, a partir de agora, outra realidade no atendimento à população. Este é mais um importante ato do prefeito em prol da saúde em Cuiabá”, disse Pôssas.

Leia mais:  Emanuel e Marcia Pinheiro visitam gari que foi atropelado por procuradora aposentada

“Estamos escrevendo uma nova história na saúde pública da capital. Hoje é mais uma etapa de tudo o que temos entregado para a população em relação à saúde do município. Já andamos muito, mas temos ainda muito trabalho pela frente para avançarmos na humanização da saúde pública e oferecermos para a população SUS, que são os menos favorecidos, um atendimento digno, de qualidade, que salve vidas”, disse o prefeito.

Em Cuiabá, quase 500 mil pessoas dependem do SUS. “Por isso dependem de nós para enfrentarmos esse sistema combalido e desestruturado que recebemos. A entrega do Hospital Municipal de Cuiabá, o HMC, veio para começarmos essa virada de página na saúde pública, onde vai funcionar o novo PS da capital. No dia 28 de junho, vamos entregar 60 leitos de UTI no HMC, que será a quarta etapa da nossa programação. Estamos também fazendo a reestruturação da Atenção Básica e até o final do ano que vem termos 100% das unidades reformadas. O respeito e o zelo com a população SUS é prioridade na minha gestão”, comentou o prefeito.

Leia mais:  Limpeza de bocas de lobo é realizada na Trincheira do Tijucal

As unidades de saúde que receberão as novas ambulâncias são: Pronto Socorro, UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Coxipó, Policlínica do Verdão, Policlínica do Pedra 90, Policlínica do Planalto, PSF Coxipó do Ouro, USF da Guia e USF Aguaçu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana