conecte-se conosco


Cidades

Dia 26 de outubro será marcado por ações voltadas à luta contra o câncer de mama

Publicado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) promove no dia 26 de outubro, às 15 horas, no auditório da Prefeitura de Cuiabá, a 2ª Reunião Rosa que vai abordar essa importante causa, que é a prevenção e se possível o diagnóstico precoce do câncer de mama para alcançar sucesso no tratamento.

Uma palestra orientativa irá abordar sobre as formas de prevenção, cuidados, sintomas, tratamento, entre outros. O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, sendo responsável por aproximadamente 28% dos casos novos da doença. “Com isso, a nossa proposta é promover a cidadania por meio de ações educativas e de sensibilização da população, nesse caso sobre a importância do cuidado e possível suspeita do surgimento da doença”, comentou om secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego.

E como já é de conhecimento amplo da população, a cor rosa é a que simboliza o mês de outubro, sendo este todo voltado com ações e atividades educativas alusivas ao tema. Para tanto, se possível, que venham vestidos com uma peça na cor rosa para que juntos possamos formar uma corrente de luta contra a doença.

Leia mais:  Empresa abre 100 vagas para brasileiros trabalharem em Portugal

Além da palestra, outras atividades foram programadas para este dia 26. Numa parceria com o MT Mama, das 09 às 17 horas, na praça Alencastro, haverá orientação para aqueles que passarem pelo local e uma rica exposição com vendas de produtos que terão a venda revertida para aquelas pessoas assistidas pela Entidade. Além disso, a Justiça Comunitária também se fará presente com serviços gratuitos de solicitações de 2º via de documentos, orientação jurídica e inscrição e qual documentação necessária para aqueles que tiverem interesse em participar do Casamento Comunitário.

Serviços de cuidados com a saúde serão ofertados pelos alunos do CETEM como aferição da pressão arterial, orientação sobre hipertensão e diabetes, triagem sanguínea, design de sobrancelhas e massagem, além de informações sobre prevenção e combate à doença. “Estão todos convidados. Vamos juntos formar essa grande rede de luta contra o câncer”, finalizou Juares.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Empresa abre 100 vagas para brasileiros trabalharem em Portugal

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Ministério do Turismo custeou 80% do valor investido no Réveillon da Orla

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana