conecte-se conosco


Mato Grosso

Detran-MT orienta motoristas no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Gerência de Ações Educativas de Trânsito, realizou no último domingo (17.11) uma blitz educativa com inclusão do projeto “Amigo da Rodada”, na região do Trevo do Lagarto, em Cuiabá. A ação faz parte do Dia Mundial em Memórias as Vítimas de Trânsito, realizado todo terceiro domingo de novembro de cada ano.

A blitz teve 116 atendimentos, com o intuito de promover a sensibilização dos condutores com orientações sobre segurança no trânsito, além da distribuição de materiais educativos..

Do total, 60 condutores receberam um brinde pelo bom comportamento seguro no trânsito. A ação foi feita em conjunto com a Operação Lei Seca, em parceria com a Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da PMMT (BPMTRAN), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Segundo a gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Rosane Pölzl, as ações buscam sensibilizar a população sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. 

Leia mais:  Retomada da administração de hospitais regionais garante economia de R$ 27 milhões

“É dever de cada cidadão a transformação de um trânsito de qualidade. Devemos orientar incansavelmente para que tenhamos um trânsito seguro e um mundo de paz”, disse. 

Nesta segunda-feira (18.11), a Gerência de Ações Educativas de Trânsito participará do Pedal pela Vida iniciativa da Associação Viva Brasil. A concentração será no estacionamento do Shopping Estação, em Cuiabá, a partir das 19h30, com saída prevista às 20h. 

Dia Mundial em Memória às Vítimas

Todo ano as ações têm como objetivo diminuir o alto índice de acidentes no trânsito. A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, em 2011, a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, com final em 2020. Todos os países participantes firmam o compromisso de buscar medidas de prevenção, afim de diminuir os acidentes no trânsito.

Causas de acidentes

As causas mais frequentes de acidentes no trânsito com vítimas fatais são o excesso de velocidade, o consumo de bebidas alcoólicas, falta de cinto de segurança e de assentos específicos para crianças, falta do capacete em motociclistas e o uso do celular ao dirigir. Brasil e China totalizam 40% das mortes globais de acidentes. (Com supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano) 

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

MT tem 17.401 casos confirmados de Covid-19 e 665 mortes

Publicado

por

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana