conecte-se conosco


Mato Grosso

Detran-MT orienta motoristas no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Gerência de Ações Educativas de Trânsito, realizou no último domingo (17.11) uma blitz educativa com inclusão do projeto “Amigo da Rodada”, na região do Trevo do Lagarto, em Cuiabá. A ação faz parte do Dia Mundial em Memórias as Vítimas de Trânsito, realizado todo terceiro domingo de novembro de cada ano.

A blitz teve 116 atendimentos, com o intuito de promover a sensibilização dos condutores com orientações sobre segurança no trânsito, além da distribuição de materiais educativos..

Do total, 60 condutores receberam um brinde pelo bom comportamento seguro no trânsito. A ação foi feita em conjunto com a Operação Lei Seca, em parceria com a Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da PMMT (BPMTRAN), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Segundo a gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Rosane Pölzl, as ações buscam sensibilizar a população sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. 

Leia mais:  Aos 104 anos, moradora de Araputanga é a aluna mais velha da rede estadual de ensino

“É dever de cada cidadão a transformação de um trânsito de qualidade. Devemos orientar incansavelmente para que tenhamos um trânsito seguro e um mundo de paz”, disse. 

Nesta segunda-feira (18.11), a Gerência de Ações Educativas de Trânsito participará do Pedal pela Vida iniciativa da Associação Viva Brasil. A concentração será no estacionamento do Shopping Estação, em Cuiabá, a partir das 19h30, com saída prevista às 20h. 

Dia Mundial em Memória às Vítimas

Todo ano as ações têm como objetivo diminuir o alto índice de acidentes no trânsito. A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, em 2011, a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, com final em 2020. Todos os países participantes firmam o compromisso de buscar medidas de prevenção, afim de diminuir os acidentes no trânsito.

Causas de acidentes

As causas mais frequentes de acidentes no trânsito com vítimas fatais são o excesso de velocidade, o consumo de bebidas alcoólicas, falta de cinto de segurança e de assentos específicos para crianças, falta do capacete em motociclistas e o uso do celular ao dirigir. Brasil e China totalizam 40% das mortes globais de acidentes. (Com supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano) 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidores realizam doações de brinquedos para crianças com deficiências

Publicado

por

Os servidores da Superintendência da Pessoa com Deficiência da Casa Civil promoveram neste ano o Natal Solidário para as crianças com deficiência do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat). Cada servidor adotou uma cartinha e comprou um brinquedo para entregar a uma das crianças assistidas pela instituição. As doações foram entregues na manhã desta sexta-feira (13.12), data em que é celebrado o Dia Nacional do Cego.

A mãe do pequeno Juvenil, de 12 anos, Diana Lúcia Rondon, comemorou a ação. “É muito importante. Você vê a alegria no rosto de cada criança que recebe um presente. Por vezes, elas são discriminadas, e aqui não, aqui eles recebem atenção e carinho”, disse.

O casal Joice Gleibiane Santos e Ademir Pilatte, pais do Thomas, de 2 aninhos, também expressaram a alegria durante as doações. “É gratificante para nós pais e para o instituto também. Fico feliz que o meu filho desenvolveu bastante com a Instituição que hoje está presenteando e realizando um desejo tão esperado”, externou.

A entrega de brinquedos contou com a participação da superintendente das Pessoas com Deficiência da Casa Civil, Taís Augusta de Paula, que esteve no evento representando os servidores. Ela conta que a ideia da iniciativa surgiu com a intenção de realizar um Natal diferente. “Em anos anteriores a instituição mandava as cartinhas para os correios, que demorava muito para retornar e geralmente já tinha passado o natal, então resolvemos esse ano fazer essa parceria solidária”, disse.

Leia mais:  Polícia Civil localiza corpo de professora desaparecida em Nova Mutum

Conforme Taís, essa foi uma primeira experiência e a intenção agora é ampliar a ação. “Todas as crianças têm sonhos e desejos. Esse foi apenas um plano piloto. Esperamos que a Casa Civil junto a primeira-dama, Virginia Mendes e o Governo do estado possam levar esse trabalho para toda a rede estadual e organizações que atendam as pessoas com deficiência”, destacou.

O presidente do Icemat, Udeilson César de Arruda, disse que a iniciativa os ajudam a cumprir o papel de promoção dos Direitos Humanos, tornando o Natal das crianças mais feliz. “Essa ação mostra que as pessoas ainda são solidárias e estão preocupadas com o bem-estar do próximo. É muito enriquecedor para nós, ter esse tipo de parceria, até para estimular os alunos no estudo”, ressaltou

Para o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Luiz Grassi, o evento é de extrema importância para as crianças que são atendidas na instituição. “Esse evento realizado em parceria contribui para o desenvolvimento dessas crianças, que para algumas esse é o primeiro presente recebido no ano. Qualquer presente simbólico torna a vida delas mais alegre ainda”, pontuou.

Leia mais:  PM apreende arma de fogo e suspeito de tentativa de homicídio é procurado em Peixoto de Azevedo

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana