conecte-se conosco


Política

Deputados aprovam programa de reciclagem de entulho

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A destinação correta de entulhos provenientes da construção civil em Mato Grosso está prestes a se tornar realidade. Na sessão ordinária desta quarta-feira (19), os deputados aprovaram, em 1ª votação, o substitutivo integral do Projeto de Lei 52/2019 (Veja a íntegra aqui ) que institui o Programa de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil. Agora, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJR, antes da segunda votação em Plenário.  

Se aprovada, a iniciativa do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), vai incentivar o reuso das sobras de materiais através de reciclagem que resultem em reaproveitamento do material na construção de casas populares e pavimentação asfáltica.

Dessa forma, permitirá apoio à criação de centros de prestação de serviços e de comercialização, distribuição e armazenagem de materiais recicláveis; incentivos à criação de cooperativas e indústrias; regulação do descarte de sobras das construtoras, incorporadoras e transportadoras de resíduos e caçambeiros. Além disso, promoverá campanhas educacionais sobre a importância do reuso e descarte correto de entulho, especialmente, os de potencial contaminante, inclusive, promovendo pesquisas para minimizar o custo desse descarte.

Leia mais:  Misael Galvão apresenta 49 indicações em sessão dessa terça

Prevê, ainda, a emissão do Certificado de Destinação de Resíduos para Reciclagem, contendo, dentre outras informações, número da licença ambiental, como garantia da correta execução dos serviços; concessão de benefícios ou incentivos fiscais para empresas cooperadas, centros de distribuição de serviços e convênios. Expectativa é que a proposta fomente a geração de emprego e renda, estimulando os trabalhadores a se organizarem por meio de cooperativas.

No projeto, Botelho destaca a preocupação com o grande volume de entulho gerado nas cidades brasileiras e o baixo índice de reaproveitamento. Alerta que a melhora no gerenciamento das obras pode contribuir para atenuação do desperdício e, ainda, beneficiar os menos favorecidos com grande avanço socioambiental.

“O custo ambiental do desperdício é incalculável, refletindo à população direta e indiretamente grandes prejuízos, como enchentes e déficit de moradias devido ao descarte clandestino. Esse projeto representa um grande avanço nas áreas social e ambiental para Mato Grosso”, destaca o parlamentar, ao citar que nos países desenvolvidos como Estados Unidos, Japão, França e Inglaterra, a reciclagem contribui, sobremaneira, à construção de moradias populares. No Brasil, o estado do Paraná deu início ao programa em 1997 com a produção de tijolos. 

Leia mais:  Thiago Silva apresenta projeto para fomentar emprego entre jovens

Comentários Facebook
publicidade

Política

Hemocentro de MT atualiza Cadastro de Doadores de Medula Óssea

Publicado

por

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde de MT, realiza entre os dias 25 e 29 de maio, a Semana  Estadual de Conscientização da Doação de Medula Óssea. O objetivo é sensibilizar a população sobre da Importância de doar e atualizar o cadastro de doadores.

Em Mato Grosso, até março deste ano, foram cadastrados 65.409 doadores, e 11 transplantes foram realizados com sucesso. A doação de medula óssea é importante para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como a leucemia, poro exemplo, além de outras deficiências congênitas.

Mesmo com a pandemia do coronavírus, o serviço funciona normalmente, e  para se cadastrar, a pessoa pode comparecer no MT Hemocentro, na Rua 13 de junho, n° 1.055, de segunda a sexta feira, das 07h30 às 17h, ou fazer o agendamento pelo telefone: 65 3623-0044 – ramal 222./ O único serviço de cadastramento de doadores de medula óssea em Mato Grosso,  é o MT Hemocentro.

Comentários Facebook
Leia mais:  Servidores de MT acionam TJ para impedir "descontos" em férias e adicionais
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana