conecte-se conosco


Política

Deputado apresenta projeto de lei que cria o Dia do Capoeirista em Mato Grosso

Publicado

Foto: Helder Faria

Pensando na valorização cultural e social, o deputado Elizeu Nascimento (DC) apresentou em Plenário um projeto de lei que institui o Dia do Capoeirista em Mato Grosso, a ser comemorado anualmente em 15 de julho. 

Na justificativa da matéria, o parlamentar destacou a importância do movimento cultural no estado. “Sabemos que a capoeira tem uma forte influência sobre a população mato-grossense. Antigamente, a capoeira era marginalizada. Hoje, ela é reconhecida como um esporte tanto cultural como também musical. Em decorrência de todo esse processo, começamos a estudar para tornar a capoeira um bem imaterial cultural”, destacou o parlamentar.

Em Mato Grosso, a capoeira atualmente é caracterizada pelo complexo processo de símbolos e imagens que cada grupo possui. No entanto, em nível estadual, ainda não existe uma lei que oficialize o Dia do Capoeirista. Por isso é de plena justiça a comemoração do seu dia, à qual todos nós devemos associar.

“Sua prática representa a junção de diferentes manifestações, como a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo e a espiritualidade. Estas características tornam a expressão complexa, apaixonante, surpreendente e rica”, afirmou o deputado. 

Leia mais:  Toninho de Souza assume vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Comentários Facebook
publicidade

Política

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas

Publicado

O deputado estadual Faissal Calil (PV) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) no qual se compromete a não realizar festas em sua residência, localizada no bairro Shangri-lá em Cuiabá, que excedam o volume de som permitido na “Lei do Silêncio”. O desrespeito à norma renderá multa no valor de R$ 3 mil.

“Se abster, a partir desta data, de produzir nos eventos realizados em sua residência ou sob sua responsabilidade, ruídos em níveis tais que possam resultar em danos à saúde humana”, diz o promotor 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Gerson Natalício Barbosa.

 

De acordo com o TAC, chegou ao conhecimento da promotoria de Justiça que o deputado realizou uma festa para comemorar a vitória do vereador Marcus Brito Jr. (PV), que é seu aliado político. O termo de compromisso foi assinado no dia 15 de dezembro.

Ainda consta no documento que as celebrações são realizadas com frequência no local. “De acordo com a notícia, as festas organizadas pelo senhor Faissal Jorge Calil Filho são recorrentes e causam grande perturbação à vizinhança”.

Leia mais:  Toninho de Souza assume vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

 

Veja vídeo da festa 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana