conecte-se conosco


Mato Grosso

Defesa Civil Estadual realiza formação de 33 municípios

Publicado

A secretaria adjunta de Defesa Civil da Casa Civil do Estado realiza o curso de Nivelamento em Ações de Proteção e Defesa Civil, na Escola de Governo do Estado. Ao todo, 33 coordenadores municipais de Defesa Civil participam da formação que começou nessa segunda (26.11) e segue até a sexta-feira (30).

Do total de municípios, 28 fazem o curso de capacitação pela primeira vez. A formação tem o objetivo de propiciar a autonomia nas ações de prevenção a situações de pânico e acionamento da Defesa Civil Nacional em situações de emergência.

“O curso apresenta aos coordenadores municipais informações sobre a legislação, monitoramento e mapeamento das ações de defesa civil. Além da capacitação para utilizar o programa de lançamentos de desastres (S2ID), planos de trabalho e formulários de solicitação de recursos do Governo Federal”, conta a coordenadora de Prevenção e Preparação da Defesa Civil do Estado Maria Mesquita.

Os coordenadores municipais também são preparados para multiplicar os conhecimentos de prevenção à situações de emergência. Entre as ações programadas estão a capacitação da população por meio do programa ‘Defesa Civil nas Escolas’ e o ‘Curso de Voluntários’, esses podem incluir aulas de radioamadorismo, primeiros socorros e combate a princípio de incêndio. As temáticas dos cursos são escolhidas de acordo com a realidade de cada município.

Leia mais:  Hospital Regional de Rondonópolis divulga regras de visitas e atendimentos a pacientes

Participam do curso os coordenadores municipais de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Sapezal, Lucas Do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Barra do Garças, Glória D´Oeste, Vila Rica, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Campo Novo dos Parecis, Porto Esperidião, São José do Rio Claro, União Do Sul, Itanhangá.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidor é preso por roubar pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras

Publicado

Foram desviados pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Um servidor público suspeito de desviar pneus de veículos da prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, prestou esclarecimentos na delegacia do município. Segundo a Polícia Civil, ele deve responder pelo crime de peculato.

As investigações começaram no dia 22 de março, quando o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo registrou um boletim de ocorrência denunciando o suposto desvio.

O delegado Wilyney Santana Borges disse que várias buscas foram realizadas, até que o suspeito acabou confessando o crime. Em depoimento, ele contou que os pneus foram repassados para um comerciante como parte do pagamento na aquisição de um carro dele de luxo.

Os pneus desviados eram de veículos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com a polícia, nas investigações, foi apurado que pneus adquiridos para serem utilizados nas automóveis da secretaria foram desviados nos meses de novembro e dezembro de 2020, por um servidor  que exercia funções no setor de frotas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:  Número de assassinatos, roubos e furtos diminuem em Mato Grosso

Segundo o delegado, os indícios apontados no inquérito indicam que foi possível constatar o desvio de pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

A Polícia Civil informou que o investigado pela venda dos pneus deverá responder ação penal pelo crime de peculato, vez que na época dos desvios, exercia o cargo de funcionário público. Já o comerciante que recebeu os pneus desviados, em troca de pagamento, responderá pelo crime de receptação.

A delegacia de Barra do Garças continua as investigações para saber se havia a conivência ou participação de outros servidores municipais, envolvidos no caso dos pneus desviados.

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana