conecte-se conosco


Mato Grosso

Curso de contenção penitenciária reunirá profissionais da segurança pública

Publicado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública realiza na próxima semana o 2º Curso de Contenção Penitenciária para 55 profissionais. Organizado pela Diretoria de Ensino Penitenciário, a capacitação é voltada a agentes e integrantes de outras forças de segurança e proporcionará aos servidores conhecimentos atualizados primordiais para a execução técnica da atividade de contenção penitenciária. Serão 47 vagas para o Sistema Penitenciário e oito para as demais forças de segurança pública. 

O curso será realizado de 18 a 25 de março e inclui aulas teóricas e práticas sobre contenção em recinto carcerário; técnicas e tecnologia menos que letais; noções de gerenciamento de crises; armamento e tiro; imobilizações e direitos humanos. As aulas serão realizadas na área de treinamento da Penitenciária Central do Estado e na sede da Diretoria de Ensino Penitenciário. 

Os instrutores são servidores com experiência nas áreas de abrangência do curso e todos credenciados pela Escola Penitenciária. O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, ressalta que a capacitação é fundamental para que os agentes aprimorem o conhecimento e busquem a garantia da disciplina, segurança e integridade física dos operadores e pessoas privadas de liberdade. 

Leia mais:  Comunidade indígena recebe orientações para implantação de horta em aldeia

Conforme o diretor de Ensino Penitenciário em exercício, Edilson Leão, o conhecimento é imprescindível para a padronização das ações dos profissionais e para o desempenho das funções com mais qualidade. Ele explica que o grupo do curso é composto por agentes de unidades prisionais da região metropolitana e do interior, além da Polícia Militar, Força Tática, Rotam, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Setor de alimentação escolar da Seduc realiza curso sobre prestação de contas

Publicado

por

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAE), realizou nesta segunda-feira (20), um curso de capacitação de prestação de contas da alimentação escolar, nas dependências da Escola Estadual Leovegildo de Melo, no CPA, na Capital. Participaram 30 profissionais da educação da rede estadual de ensino, entre diretores, secretários escolares e assessores pedagógicos de Cuiabá. 

Segundo a supervisora Leila Abutakka, da CAE, o curso foi focado na parte física da prestação de contas. Os participantes aproveitaram para tirar todas as dúvidas, pois no caso de prestação com erro, a documentação volta à unidade escolar para que as incorreções sejam sanadas.

“A parte física começa desde o pregão, que é o chamamento dos fornecedores, que são habilitados a vender os produtos. Nossa formação é no sentido de fazer a prestação de contas correta, desde o início da compra”, destaca. Ela cita o caso de comprar em gramas e pagar por quilo. Nesse caso, é necessária a conversão, pois, caso contrário, o gestor acaba tendo prejuízo”, frisa.

Leia mais:  Ciopaer premia crianças vencedoras de concurso com sobrevoo

Outro detalhe ressaltado no curso foi a questão da doação de produtos, como carne fresca, leite in natura, que precisam de comprovação de origem, com o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A supervisora lembra que existe uma lista de produtos que podem ser doados, mas é preciso anexar uma declaração junto com a prestação de contas.

Para os participantes, o curso foi de suma importância, pois muitas dúvidas foram esclarecidas. “Achei esclarecedor, pois, foi feito um passo-a-passo de tudo. Estou começando como gestora e como saí da sala de aula para a direção, estou encontrando algumas dificuldades, por isso, anotei tudo”, avalia Sylvana Alexandre Redes, diretora da Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza.

O diretor da EE Leovegildo de Melo, Olício Dias Moreira Filho, que está em seu segundo mandato, também saiu satisfeito do curso. “Muito interessante a formação. Eu já sabia alguns temas, mas é importante relembrar. O importante é não deixar a prestação de contas voltar”, frisa.

Leia mais:  Agências Fazendárias voltam a funcionar em período integral

Três polos

O curso prosseguiu na terça-feira (21), na EE Estevão Alves Corrêa, no Tijucal, com participação de escolas da região sul da Capital; e na quarta-feira (22), na EE Presidente Médici, com escolas da região oeste de Cuiabá.    

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana