conecte-se conosco


Cidades

Cuiabá retribui presente enviado por Corumbá com construção de monumento

Publicado

Há um século, quando Cuiabá completava 200 anos, chegava de Corumbá (MS) o obelisco que até hoje enfeita a Praça Luís de Albuquerque, no bairro do Porto. O presente, enviado para homenagear a atuação de soldados cuiabanos na Guerra do Paraguai será retribuído em 2019, ano do tricentenário da Capital. A troca foi discutida nesta quinta-feira (10), na cidade sul-mato-grossense, onde estão os secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e de 300 anos, Celly Almeida.

De acordo com Vuolo, o monumento enviado ao estado vizinho faz referência à elementos similares às duas culturas, como a viola de cocho e o Pantanal. A obra será entregue no mês de março, em local que ainda será definido pela administração corumbaense. “Assim como aconteceu com o nosso obelisco, o monumento é dividido em duas partes, uma em cada cidade. Portanto, o que será erguido em Cuiabá tem previsão de entrega para abril.”

Na opinião da titular da Sec 300, a iniciativa surge como uma forma de integração e valorização da nossa cultura, uma vez que os dois municípios apresentam várias similaridades históricas. “Tudo tem muito a ver com o povo cuiabano, compartilhamos de muitas influências musicais, gastronômicas e artísticas. Além disso, Corumbá é um lugar com enorme potencial turístico, então também temos a oportunidade de trocar informações sobre o setor.”

Leia mais:  1ª dama é escolhida embaixadora da ‘Virada Feminina’ em MT

A fala é reforçada pelo prefeito Marcelo Iunes, que confirma a relação antiga entre os municípios. “Em nome de todos nós corumbaenses agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro por esse presente. O convido a participar de nossos festejos, como o Carnaval e São João e conhecer esse povo caloroso, que é um povo irmão dos cuiabanos. Esperamos que essa união seja mantida ao longo dos anos.”

Na sexta-feira (11), o grupo se reúne com a Marinha, que também deve presentear a Capital por seus 300 anos. Outros dois encontros com o órgão foram realizados em Cuiabá nos últimos meses, somando a uma série de ações da administração para o aniversário. Todas essas diferentes frentes de trabalho estarão em diálogo para proporcionar à cidade presentes que se estendam além da celebração, proporcionando melhoria de vida à toda a população.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura entrega 10 novas ambulâncias para as unidades de saúde da capital

Publicado

por

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá deu mais um passo rumo à virada de página da saúde pública do município, na tarde desta quarta-feira (19). O prefeito Emanuel Pinheiro entregou 10 ambulâncias novas, modernas e espaçosas para as unidades de saúde da rede municipal.

Essa é mais uma etapa em direção à humanização dos serviços para a população que depende do SUS.

As novas ambulâncias são caminhonetes adaptadas, que comportam a equipe médica e um acompanhante. Todos os veículos possuem 1 cilindro de oxigênio de 7 litros, saída de oxigênio acoplada ao lado do paciente, ventilador oscilante, bancos laterais tipo tubular, suporte de soro e plasma instalado no balaústre, maca de alumínio articulada com pernas retráteis, encosto reclinável, rodízios contendo colchonete revestido em courvin e cintos de segurança, tomadas de energia e mais uma série de itens recomendados pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho falou sobre o significado da entrega destas 10 ambulâncias para a população de Cuiabá. “Esta entrega faz parte do processo de modernização que o prefeito determinou para o Sistema Único de Saúde na capital. Modernização que visa exatamente à humanização. Estas ambulâncias substituem as que tínhamos no sistema e são muito superiores. As antigas eram pequenas, continham os itens básicos, mas não eram as mais confortáveis para o transporte dos pacientes. Esses automóveis todos têm tração 4 por 4, a diesel e representam, a partir de agora, outra realidade no atendimento à população. Este é mais um importante ato do prefeito em prol da saúde em Cuiabá”, disse Pôssas.

Leia mais:  Vítimas de violência doméstica encontram apoio em Casas de Amparo

“Estamos escrevendo uma nova história na saúde pública da capital. Hoje é mais uma etapa de tudo o que temos entregado para a população em relação à saúde do município. Já andamos muito, mas temos ainda muito trabalho pela frente para avançarmos na humanização da saúde pública e oferecermos para a população SUS, que são os menos favorecidos, um atendimento digno, de qualidade, que salve vidas”, disse o prefeito.

Em Cuiabá, quase 500 mil pessoas dependem do SUS. “Por isso dependem de nós para enfrentarmos esse sistema combalido e desestruturado que recebemos. A entrega do Hospital Municipal de Cuiabá, o HMC, veio para começarmos essa virada de página na saúde pública, onde vai funcionar o novo PS da capital. No dia 28 de junho, vamos entregar 60 leitos de UTI no HMC, que será a quarta etapa da nossa programação. Estamos também fazendo a reestruturação da Atenção Básica e até o final do ano que vem termos 100% das unidades reformadas. O respeito e o zelo com a população SUS é prioridade na minha gestão”, comentou o prefeito.

Leia mais:  Confira o que abre e fecha no feriado nacional de 1º de maio

As unidades de saúde que receberão as novas ambulâncias são: Pronto Socorro, UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Coxipó, Policlínica do Verdão, Policlínica do Pedra 90, Policlínica do Planalto, PSF Coxipó do Ouro, USF da Guia e USF Aguaçu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana