conecte-se conosco


Cultura

Crânio de Luzia é resgatado dos escombros

Publicado

MUSEU NACIONAL

Os restos foram encontrados recentemente —não foi precisado quando exatamente— e 80% deles já foram identificados. “Nós retiramos 100% do material, mas sempre existe alguma transformação. Hoje conseguimos dizer 80% desse material foi possível identificar de imediato”, explica Rodrigues-Carvalho por telefone. O restante ainda está passando por um processo de limpeza e estabilização. Devido ao intenso calor, a cola que mantinha o crânio unido derreteu, deixando-o despedaçado e danificado. “Sempre tem algum tipo de perda, mas acredito que chegaremos a recuperar quase 100%”, acrescenta.

Os pedaços foram apresentados nesta sexta durante uma coletiva de imprensa no Rio. Ainda segundo Rodrigues-Carvalho, o crânio se encontrava em uma caixa de metal dentro de um armário “em uma posição que era já planejada para qualquer situação de sinistro”. Foi o que acabou salvado Luzia, uma das peças mais importantes de um acervo de 20 milhões de itens. “Mas o material ósseo tem um limite de resistência e Luzia é mais frágil que o normal, mas todas as medidas acabaram garantindo uma possibilidade de restauração. A proteção não foi 100% eficaz, mas de certa forma ajudou”, afirma a antropóloga.

Comentários Facebook
Leia mais:  Assinatura de contrato garante reabertura e manutenção de museus na capital
publicidade

Cultura

Após 121 dias de estiagem, Cuiabá amanhece com chuva

Publicado

Após quatro meses de estiagem, Cuiabá amanheceu neste domingo (20) com chuva. A última chuva registrada na região foi no dia 22 de maio.

Mato Grosso enfrenta um dos maiores períodos de estiagem. Os focos de calor no estado aumentaram 9% em relação ao ano passado. É o primeiro lugar entre os estados do Brasil no ranking de focos de calor.

O aumento das queimadas ocasiona a diminuição da qualidade do ar. Além da fumaça, o tempo quente característico dos meses de julho, agosto e setembro, e a baixa umidade do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias.

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Três dias de concerto no Teatro Zulmira, com entrada a 1 kg de alimento
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana