conecte-se conosco


Cidades

Contos do Mato, fomenta cultura literária na capital: conheça as atividades para adultos

Publicado

O Evento Contos do Mato chega à sua terceira edição e promete movimentar a capital entre os dias 24 a 29 de março, com a presença de escritores, contadores de histórias, livros, editoras e livrarias, numa programação que terá a duração de uma semana, bem no centro da cidade. Com o nome Arena Literária 300 Anos, o projeto foi pensado por um grupo de artistas e escritores de Cuiabá, acolhendo em sua programação, as atividades relacionadas a difusão do livro e da leitura.

A participação do público é totalmente gratuita e a programação conta com rodas de conversa, palestra, oficina de Escrita Criativa, batalha de poesias, show musical, noite de autógrafos com escritores convidados, sessões de contação de histórias, piquenique literário, teatro lambe-lambe e o “Cantinho do Livro e da Leitura”, onde o público poderá adquirir um exemplar do seu escritor favorito, ou simplesmente ouvir a mediação de leitura de um autor infanto-juvenil.

Programação para todas as idades

Os grupos formados por estudantes, pesquisadores, turmas universitárias e demais interessados na temática, já pode realizar o agendamento para participar da programação noturna do evento, que conta com mesas que agregam escritores de todo o Brasil. Segundo Alicce Oliveira, proponente do Projeto aprovado pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, esporte e turismo e do Conselho Municipal de Cultura, via edital de apoio à Projetos Culturais, as atividades para adultos, acontecem  às 20h no Palácio da Instrução. Alicce explica que essas atividades são voltadas para pesquisadores, professores, escritores, livreiros, estudantes universitários e todos aqueles que mantém o encantamento pela cultura literária. As pessoas podem participar também de forma autônoma, chegando com 15 minutos de antecedência ao espaço, visto que o local mantém um número específico de cadeiras.  No dia 25/03, o tema será  “Fronteiras à Produção Literária”, com Neusa Baptista, Maria Alexandre, Lívia Bertges e Caio Ribeiro. Dia 26/03, a “Formação de Leitores” será debatido por Angela Coradini, Caio Ribeiro, Daniela Freire e Santiago Santos. Já no dia 27/03, Jussara Edna Meire da Silva, Marcella Gaioto, Wuldson Marcelo e Santiago Santos refletem sobre a  “Literatura e Tecnologias”.

Leia mais:  Campanha efetiva mais de 60 cadastros no Redome

No dia 28, a programação começa mais cedo, às 14h, com uma Maratona de conhecimento, com a participação de Lucinda Persona, Aclyse de Mattos, Ivens Scaff e Santiago Santos, falando sobre “Temas Transversais Em Literatura”; em seguida “Produção e Distribuição Editorial”, comandadas por Victor Hugo, Lourezo Falcão, Rommel Kunze e Caio Ribeiro. A partir das 18h, os escritores, livrarias e editores participantes do Contos do Mato realizam uma  “Noite De Autógrafos”, com venda de livros. Às 19h30, a escritora Anna Cláudia Ramos (RJ), encerra a programação do dia com a palestra  “Dá Formação Do Escritor à Mediação De Leitura”. O evento chega à reta final no dia 29/03, com a  Oficina de Escrita Criativa conduzida pela Editora Umanos; Batalha De Poesia – Slam Despejo e  Maratona de Histórias com  Narradores Convidados.  A abertura oficial do evento acontece no dia (24/03) às 20h, com um show da banda Tchá Por Diós.  Para realizar o agendamento de grupos e obter mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar as redes sociais e a página do evento na internet, assim como ligar para (65) 65 9934-2304, ou pelo Whatsapp, clicando no link: http://abre.ai/contosdomato .

Além das atividades movimentadas pelos escritores, do dia 25/03 ao dia 28/03,  a programação começa às 8h  com Piquenique Literário, Teatro Lambe-Lambe e Espetáculos narrativos.

Primeira Etapa

A primeira etapa do projeto teve início em fevereiro com o curso Seja um contador de histórias, faciltado pela Atriz Alicce Oliveira. O evento foi contemplado no edital de patrocínio à cultura da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, esporte e turismo e do Conselho Municipal de Cultura, via edital de apoio à Projetos Culturais. Os participantes do curso, farão uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a Arena Literária, que acontece de 24 a 29 de março de 2020 no Palácio da Instrução. O curso que vem sendo realizado pela produtora cultural e atriz Alicce de Oliveira, já formou novos contadores de histórias, inclusive tendo a participação de uma ex-aluna no Contos do Mato em 2020, como uma das atrações do evento. Natália Gortz é de Lucas do Rio Verde,  Professora e contadora de histórias, conta que ama a arte, teatro. “Depois que descobri o gosto pela leitura de livros sempre procuro utilizar a mediação de leitura através das histórias que conto , pois penso que para as crianças, jovens e ou adultos é uma forma de incentivar o quanto é importante exercitar o hábito da leitura de bons livros. Além de aperfeiçoar através de cursos, formações , congressos etc…através da arte de contar histórias. Natália terá uma atividade fixa todos os dias do evento.

Leia mais:  Em noite de festa, Casamento Comunitário LGBTI assegura igualdade de direitos a 12 casais

Escolas e Acessibilidade

Além das atividades que acontecem no prédio do Palácio da Instrução, algumas mesas acontecerão de forma descentralizada, indo até escolas de Cuiabá. O Arena Literária vai à escola, leva no dia 27/03 às 9h, os escritores Niara Terena e Caio Ribeiro para falar sobre o Escritor Mirim. No mesmo dia, às 15h, o tema será : “Políticas Públicas”, conduzido por Rommel Kunze, Waldinéia Ribeiro, Eliane Quinhone, representando a Secretaria Municipal de Educação e Caio Ribeiro.

O evento formalizou parceria junto ao município incentivando a visitação de grupos escolares por meio de agendamento. As escolas do Estado, Grupos universitários e escolas particulares, também poderão participar da programação, mediante agendamento, respeitando a capacidade de público de cada espaço e atividade. Para os espetáculos narrativos, haverá tradução em libras que proporcionará acessibilidade aos surdos.

Informações

Para obter mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar as redes sociais e a página do evento na internet, assim como ligar para (65) 65 9934-2304, ou pelo Whatsapp pelo mesmo número, ou clicando no link: http://abre.ai/contosdomato .

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Seis enfermeiros de hospital de Tangará da Serra (MT) testam positivo para Covid-19

Publicado

por

Por Guilherme Barbosa, TV Centro América

Seis funcionários do Hospital Santa Ângela, em Tangará da Serra, testaram positivo para Covid-19. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem foram afastados e estão isolamento em casa.

De acordo com a direção do hospital, é feita periodicamente a desinfecção de todas as alas do prédio para evitar que a doença se propague.

Segundo o hospital, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas. Não tem nenhum paciente com a Covid-19 internado no hospital, que está funcionando normalmente.

A Vigilância Epidemiológica do município informou que já são 77 casos confirmados em Tangará da Serra. Trinta e oito pacientes estão em isolamento domiciliar e 39 já foram curados.

Conforme a prefeitura, o isolamento social está em torno de 40%, bem abaixo do ideal de 70%. Por isso, foi decretado na última sexta-feira (22) um novo toque de recolher das 20h até as 6h da manhã.

A ideia é diminuir o fluxo de pessoas circulando nas ruas e assim reduzir o número de infectados.

Leia mais:  Prefeitura mantém enfeites natalinos até a próxima segunda-feira (13)

Tangará da Serra possui somente 13 leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19 no serviço público de saúde.

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana