conecte-se conosco


Educação

Consultor pedagógico comenta tema de redação do Enem

Publicado

O tema da redação do Enem 2018 é “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. De acordo com Vinícius Beltrão, consultor pedagógico do SAS, a proposta não surpreende, pois está dentro da realidade vivida nos últimos anos, devido à extrema exposição de parte da população nas redes sociais e recentes situações de grandes empresas que se apropriaram de dados dos usuários para tráfico de informações.

O professor avalia a escolha do Inep como coerente, pois é um tema acessível aos alunos, que também são usuários da internet. Apesar disso, Beltrão ressalta que se trata de um tema com a capacidade de testar o conhecimento dos alunos em relação às temáticas de atualidades. “Os estudantes devem analisar questões globais e não somente de sua vivência pessoal”, orienta o professor.

Sobre as possíveis intervenções sociais, Beltrão acredita que os alunos poderiam propor estratégias de proteção dos dados dos usuários na rede, inclusive relacionando à Lei Geral de Proteção de Dados, aprovada recentemente no Brasil. “O estudante pode, ainda, propor iniciativas educacionais, como um programa de educação cibernética na qual professores trabalhem limites e possibilidades da internet, tecnologia e redes sociais dentro da sala de aula”, acrescenta.

Leia mais:  Estudantes de Chapada apresentam trabalhos na área de Ciências Humanas.

Beltrão explica que é possível, ainda, relacionar o assunto com o impacto psicológico que a manipulação e o controle de dados pessoais pode trazer às pessoas, além da temática do acesso intensivo à internet e o impacto desse comportamento nas relações sociais. A fuga total do tema proposto é um dos quesitos que zera a nota dos alunos na redação. “O tema deste ano pode levar os alunos a focarem exclusivamente na temática das fake news,uma vez que traz a questão da manipulação. Este seria um erro gravíssimo”, explica o professor.

Para acessar o gabarito da prova em tempo real, acesse: https://enem.saseducacao.com.br

Sobre o SAS Plataforma de Educação

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 700 escolas e 230 mil alunos em todo o Brasil. SAS é uma solução da Arco Educação, uma companhia focada em soluções educacionais para o ensino básico que alia educação de excelência e gestão eficiente.

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Secretaria de Educação notifica Selecon e último dia para entrega de documentos ocorre com tranquilidade

Publicado

por

A Prefeitura de Cuiabá notificou extrajudicialmente o Instituto Selecon, organizador do processo seletivo simplificado para contratações na Secretaria de Educação. A medida é justificada pelas longas filas, demora no atendimento e falta de informações aos candidatos convocados para a entrega de títulos, registrada nesta segunda-feira (7), no auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos esclareceu que a notificação visa resguardar os direitos dos candidatos e da administração pública. “Notificamos a empresa para que a mesma possa estabelecer condições físicas, de logística, de pessoal e de comunicação suficientes para atender os candidatos e para que não ocorra, nas próximas convocações, fatos como os que observamos ontem”, explicou Alex Vieira Passos.

Nesta terça-feira (8) termina o prazo para entrega da documentação para análise de títulos dos convocados na  segunda etapa do Processo Seletivo, que irá contratar profissionais temporários para a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, a fim de atender o ano letivo de 2019.

De acordo com informações do organizador, a maior parte dos 5.601 classificados para esta etapa fez a entrega da documentação ontem (7), sendo esperados para hoje, 1.101 candidatos, até às 17 horas. Nesta terça-feira,  o atendimento começou uma hora e trinta minutos antes do previsto.

Leia mais:  Alunos da rede pública de Cuiabá, vencedores do concurso, serão premiados na próxima sexta-feira (9)

O diretor Concursos e Processos Seletivos do Instituto Selecon, Marcus São Thiago falou sobre a grande procura dos candidatos no primeiro dia de entrega da documentação.  Segundo ele, muitos candidatos chegaram antes do horário de início do atendimento, por volta das 6h, o que levou a formação de uma grande fila de espera. Além disso, inscritos que não foram convocados para a entrega da documentação compareceram ao local para obter esclarecimentos.

“No primeiro dia, tivemos uma grande procura. Dos 5.601 convocados, 4.500 estiveram no posto de atendimento ontem (7). Estávamos com atendentes suficientes no local e o atendimento foi rápido. A fila aconteceu porque muita gente chegou antes do início do atendimento e ficou aguardando, mas assim que iniciamos, agilizamos o atendimento e a situação foi contornada”, explicou Marcus São Thiago.

Nesta terça-feira (8), último dia para entrega da documentação, o atendimento segue sem problemas.  “Todos estão sendo atendidos com tranquilidade e de forma rápida”, disse ele.  A Análise de Títulos é uma etapa classificatória e foram considerados aptos para esta fase, os aprovados na prova objetiva, classificados até o dobro de vagas oferecidas para cada função, conforme previsto no item 10.1 do edital do Processo Seletivo.

Leia mais:  Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação chega ao fim.

Documentos

Para cumprir essa etapa do certame o candidato precisa levar o Formulário de Entrega de Títulos (disponível para impressão no site selecon.org.br), além do  original e  cópia da documentação (não precisa ser autenticada), exigida no edital. A pontuação dos títulos será somada à nota das provas objetivas e, de acordo com a classificação final, os candidatos serão chamados para contratação. Aqueles que não forem convocados farão parte do cadastro de reserva e poderão ser chamados, em caso de necessidade da secretaria, ao longo da validade do processo seletivo, que vai preencher de imediato 2.254 vagas temporárias.

O Resultado Final do certame para todas as funções está previsto para o dia 28 de janeiro e a convocação para contratação dos classificados, nos dias 30 e 31 de janeiro, em edital a ser divulgado pela Secretaria Municipal de Educação.

Serviço:

Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá – Edital 006/2018/GS/SME

Vagas:2.254

Organizador: Instituto Selecon (www.selecon.org.br)

Feics – Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 3500 – Bosque da Saúde – Cuiabá-MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana