conecte-se conosco


Educação

Consultor pedagógico comenta tema de redação do Enem

Publicado

O tema da redação do Enem 2018 é “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. De acordo com Vinícius Beltrão, consultor pedagógico do SAS, a proposta não surpreende, pois está dentro da realidade vivida nos últimos anos, devido à extrema exposição de parte da população nas redes sociais e recentes situações de grandes empresas que se apropriaram de dados dos usuários para tráfico de informações.

O professor avalia a escolha do Inep como coerente, pois é um tema acessível aos alunos, que também são usuários da internet. Apesar disso, Beltrão ressalta que se trata de um tema com a capacidade de testar o conhecimento dos alunos em relação às temáticas de atualidades. “Os estudantes devem analisar questões globais e não somente de sua vivência pessoal”, orienta o professor.

Sobre as possíveis intervenções sociais, Beltrão acredita que os alunos poderiam propor estratégias de proteção dos dados dos usuários na rede, inclusive relacionando à Lei Geral de Proteção de Dados, aprovada recentemente no Brasil. “O estudante pode, ainda, propor iniciativas educacionais, como um programa de educação cibernética na qual professores trabalhem limites e possibilidades da internet, tecnologia e redes sociais dentro da sala de aula”, acrescenta.

Leia mais:  Retirar ensino superior do MEC pode provocar quebra no atual sistema educacional

Beltrão explica que é possível, ainda, relacionar o assunto com o impacto psicológico que a manipulação e o controle de dados pessoais pode trazer às pessoas, além da temática do acesso intensivo à internet e o impacto desse comportamento nas relações sociais. A fuga total do tema proposto é um dos quesitos que zera a nota dos alunos na redação. “O tema deste ano pode levar os alunos a focarem exclusivamente na temática das fake news,uma vez que traz a questão da manipulação. Este seria um erro gravíssimo”, explica o professor.

Para acessar o gabarito da prova em tempo real, acesse: https://enem.saseducacao.com.br

Sobre o SAS Plataforma de Educação

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 700 escolas e 230 mil alunos em todo o Brasil. SAS é uma solução da Arco Educação, uma companhia focada em soluções educacionais para o ensino básico que alia educação de excelência e gestão eficiente.

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Seduc tem primeira reunião de alinhamento com equipe de transição.

Publicado

por

A equipe da Seduc apresentou o relatório de gestão do exercício 2015 a 2018.

A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Klimemaschewsk, participou nesta quarta-feira (07.11) da primeira reunião de alinhamento com a equipe de transmissão do mandato governamental. O encontro, em que foi apresentado o relatório de gestão do exercício 2015 a 2018, contou com a participação da Comissão Técnica Especial da Seduc, instituída pela Portaria 696 de 05 de novembro de 2018, e do representante da Comissão de Transmissão de Mandato José Antônio Rosa.

Conforme explicou a secretária, é a comissão que subsidiará a equipe de transição com as informações necessárias em cumprimento à Resolução Normativa Nº 019 de 2016 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), garantindo transparência e clareza no processo.

“Conforme determinação do governador Pedro Taques, todos os secretários devem garantir as informações necessárias, legitimando o processo democrático no Estado de Mato Grosso”.

Além da secretária, que coordena a equipe da Seduc, a comissão é formada também pelos servidores Nelson Viana, Janê Sifuentes Machado, Alan Porto, Mirele Lins da Silva, Neila Botelho e Ane Cristina Neis.

Leia mais:  Procon Municipal realiza fiscalização nas escolas particulares de Cuiabá

Ainda na reunião, foram definidos que os eixos a serem tratados serão Estrutura Organizacional e Gestão de Pessoas; Infraestrutura escolar; Gestão Educacional; Esporte e Lazer; e Orçamento e Finanças.

“Deixamos claro que a Educação é prioridade das duas gestões e vamos trabalhar para que não haja quebra da continuidade dos trabalhos, garantindo que o ano letivo de 2019 comece sem percalços”, disse a secretária de Educação.

Equipe

O vereador Gilberto Figueiredo e o professor Adriano Silva lideram a equipe de transição do governador eleito Mauro Mendes na Educação.

Figueiredo destacou que saiu bastante otimista da primeira reunião de alinhamento entre as equipes de transição.

“Acredito que de todas as áreas da nossa transição a que vamos encontrar mais facilidade e maior convergência de pensamentos dos governos será na área da educação. Essa é uma área em que já tenho um certo conhecimento e, além disso, a professora Marioneide fez parte do staff do então prefeito Mauro Mendes e ela adota na Secretaria Estadual as premissas básicas que nós também estabelecemos na educação do município”, destacou.

Leia mais:  Escolas públicas selecionam obras literárias para o ano letivo de 2019

Além da Educação, Gilberto Figueiredo coordena também o grupo de transição das Secretarias de Estado de Saúde, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação, Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A primeira reunião de retorno ficou agendada para a próxima sexta-feira (09.11) quando será definido os grupos de trabalhos por eixo, bem como o cronograma de reuniões.

O prazo para a entrega final do documento com todas as informações levantadas pelas equipes de transição será no dia 30 de novembro.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana