Esportes
Conheça a Seiwakai, organização de caratê do respeitado mestre Ademir da Costa
Publicado
2 anos atrás
O caratê
é uma arte marcial japonesa milenar que estará presente nos Jogos Olímpicos pela primeira vez na história em 2020, em Tóquio, e uma das organizações mais respeitadas do mundo é a do mestre brasileiro Ademir da Costa
: a Seiwakai. O estilo foi criado em 1996 e é considerado bem agressivo, que tem como principal objetivo o nocaute.
Leia também: COI inclui surfe, caratê, beisebol, skate e escalada na Olimpíada de 2020
A Organização Internacional de Karatê de Combate Seiwakai
está presente, atualmente, em seis países: Brasil, Uruguai, Chile, Bolívia, Rússia e Kuwait.
Em bate-papo exlusivo com o iG, o mestre Ademir da Costa fala um pouco sobre a sua técnica. “Meu estilo é muito família, grupo unido, todos trabalhando em conjunto. Para entrar na minha organização, as pessoas precisam fazer por merecer. Precisa ter técnica mínima para me representar, sou muito rigoroso nisso, porque é minha filosofia, minha regra”, contou.
“Ensino as técnicas de combate Ademir da Costa, bem famosa no Japão, meus chutes diferentes. Sou muito exigente. Hoje a arte marcial está prostituída, as pessoas compram faixas, as organizações vendem faixas para ganhar dinheiro, e para mim isso não existe. Hoje todos me respeitam porque a Seiwakai é uma escola e o principal objetivo é formar o caráter do indivíduo”, completou Ademir.
Aos 57 anos de idade, o brasileiro admite que o principal na sua organização é a formação do indivídio, trabalhando o lado psicológico da pessoa. “Se você ensina a luta e os golpes sem ensinar a humildade, respeito, disciplina e filosofia, vira um lutador que sai para brigar fora do esporte. A parte psicológica é o mais importante”.
Antes do Seiwakai

Tudo começou quando Ademir tinha apenas 13 anos de idade. Ele entrou para o mundo do caratê para aprender algumas técnicas de defesa e acabou se apaixonando pela modalidade, que logo se tornaria a sua razão de viver.
“Naquela época eu estudava em escola pública e já existia o que hoje chamam de bullying. Aí tinha essa vontade de aprender a me defender. Mas quando entrei para esse esporte, conheci um novo mundo, uma filosofia de vida, perdi aquela insegurança, o medo e aquilo acabou virando a minha segunda família”, contou.
Leia também: Técnico da seleção de caratê diz que inclusão do esporte nos Jogos é “histórico”
“Os campeonatos foram acontecendo, fui ganhando. Com 16 anos participei do Campeonato Brasileiro, só com faixas pretas e eu era faixa verde ainda. fiquei em segundo lugar vencendo atletas extremamente mais fortes. E a partir dali minha vida mudou, porque o mestre Masutatsu Oyama estava lá, ficou impressionado comigo e já fui promovido à faixa preta. Depois de dois anos fui morar no Japão”, lembrou Ademir.
Cinco vezes campeão brasileiro de forma consecutiva, quatro vezes campeão sul-americano e campeão nipo-brasileiro, o mestre se viu obrigado a criar sua própria organização após a morte de Oyama, em 1994.
“Com a morte do fundador cheguei a ficar desanimado, acabei perdendo o foco e acabei saindo da organização. Mas com isso veio um grupo de pessoas que estavam lá por minha causa e eu tive que acabar criando o meu estilo, o Seiwakai, que em japonês significa o equilibrio entre a força e a harmonia espiritual do grupo”.
Campeonato dos 21 anos de Seiwakai
Para celebrar as mais de duas décadas do seu estilo de caratê, o mestre Ademir da Costa vai promover no próximo sábado, dia 27 de outubro, na cidade de São Paulo, o campeonato internacional apenas com membros da sua organização.
“É a celebração de 21 anos de fundação da Seiwakai e esse evento é para atletas do meu estilo, da minha organização. É uma festa para celebrar as duas décadas, gente do exterior, da Rússia, Kuwait, Chile. Com crianças de cinco anos até outros mais velhos, de 50, 55 anos, na categoria veteranos”, disse o atleta.
Apesar de ser um evento com a chancela da Scretaria de Esportes de São Paulo, Ademir fez duras críticas ao governo municipal.
“Todo apoio é privado, a Prefeitura apenas nos isentou do aluguel do ginásio. Toda verba do evento, para receber os atletas, hoteis, alimentação, equipamentos e montagem é tudo iniciativa privada. Infelizmente, porque eu esperava um apoio maior do governo”, contou.

“A subprefeitura prometeu nos dar tatame, ringue, som, iluminação e outras coisas, e que nos daria um abatimento grande no custo. Em troca disso exigiram que a entrada fosse franca. E na véspera do campeonato disseram que não podiam porque a verba estava limitada por conta da campanha política. Então não pude cobrar ingresso e não ganhei nada do que prometeram”.
Leia também: Técnico da seleção de caratê define início do planejamento para Jogos de Tóquio
“Isso é o Brasil. É a política do nosso país, infelizmente”, lamentou Ademir. “Aqui para você crescer precisa vender sua alma para o diabo. Já me ofereceram verba para fazer lavagem de dinheiro, mas nunca aceitei esse tipo de coisa. O trabalho da minha vida seria jogado na lata do lixo. Todos os campeonatos que eu faço são apoiados por iniciativa privada”, finalizou.
O campeonato internacinal de caratê Seiwakai
acontece a partir das 14h do próximo sábado, dia 27 de outubro, no Ginásio do Pelezão, no bairro da Lapa, em São Paulo. A entrada é gratuita e o evento também contará com lutas de kickboxing.


Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de atacantes possível”. Na entrevista coletiva que concedeu nesta terça-feira (10) à tarde, pouco antes de comandar a primeira atividade no Ninho do Urubu, o treinador enalteceu o elenco que terá à disposição para trabalhar.
“O que importa é que os atletas se sintam à vontade. A longo prazo, temos que seguir o estilo do Flamengo, que é de um time ofensivo, que marca à frente e gosta da posse de bola. Se tenho bons jogadores em uma mesma posição, tenho de encontrar um jeito de colocá-los para jogar. O problema é que aqui tem muitos bons em várias posições, então alguém acaba ficando fora. Você pode usar o [Giorgian De] Arrascaeta e o Everton [Ribeiro] pelos lados. Pode usar Bruno [Henrique], Gabriel [Barbosa, o Gabigol] na frente. Ainda tem Vitinho, Pedro, Pedro Rocha, Michael. Essa [ataque] é a área que mais gosto de mexer, pois libera a criatividade. Além de um meio-campo que tem Gerson, [Thiago] Maia, [William] Arão e outros tantos jovens da base”, descreveu Ceni.

O técnico Rogério Ceni visita as instalações do Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo.
Se no ataque sobram opções, a defesa tem sido uma dor de cabeça no Flamengo. O time carioca sofreu 29 gols em 20 partidas pela Série A do Campeonato Brasileiro – oito apenas nas duas últimas partidas do torneio, nas derrotas por 4 a 1 para o São Paulo e 4 a 0 para o Atlético-MG. Somente o Goiás, que é o último colocado, foi mais vazado que o Rubro-Negro, que ocupa o terceiro lugar.
“Só amanhã [quarta-feira, dia 11] é que vamos poder responder, mas acho que erro defensivo é fruto de [erros de] sistema de jogo. A crítica existe a um determinado jogador ou outro, principalmente zagueiros, goleiros, enfim. Quando se tem um número elevado de gols sofridos, temos que tentar ajustar, com a colaboração de todos. Aqui a gente vem para gerar ideias e colocar situações para os atletas. São eles que vão resolver dentro de campo”, avaliou o técnico, já projetando a possível estreia no comando do Rubro-Negro, diante do São Paulo, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Ceni é o substituto do catalão Domènec Torrent, demitido após a goleada sofrida para o Atlético-MG no último domingo (8). O ex-goleiro deixou o comando do Fortaleza após cerca de três temporadas no clube – com uma rápida passagem pelo Cruzeiro no período. Pelo Leão do Pici, foi bicampeão cearense e conquistou os títulos da Copa do Nordeste e da Série B do Brasileirão, com 60% de aproveitamento em 153 jogos.
“Primeiro, sou muito agradecido ao Fortaleza. Eu sei que o torcedor fica triste e eu, logicamente, deixo parte do meu coração em Fortaleza. Mas acho que ele compreende o tamanho do desafio. Um convite do Flamengo, no momento que o Flamengo vive, é difícil de recusar”, disse o treinador, que revelou ter contatado o ex-jogador Zico, maior ídolo rubro-negro, antes de assumir o cargo.
“Esse é meu 30º ano trabalhando com futebol. Já enfrentei muitas vezes o Flamengo. Vi Maracanã com casa cheia, vi Zico, Júnior, e tantos craques da história do Flamengo. Até mandei uma mensagem ao Zico antes de chegar aqui, se ele me permitia a entrada. É um cara por quem tenho um fanatismo grande, talvez pela relação com as faltas. É um ícone do futebol brasileiro, um cara único. Ele me respondeu do Japão. Então, eu me sinto com permissão de sentar nessa cadeira”, declarou Ceni, que assinou contrato até dezembro do ano que vem.
Confira a classificação da Série A do Campeonato Brasileiro aqui.


Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Assembleia aprova em definitivo implantação do BRT em Cuiabá e VG

AL cita denúncias e fará “pente fino” para descobrir servidores fantasmas

Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas
Polícia


Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) mostrou que os delegados de...


Delegada conclui inquérito e indicia empresário que agrediu influencer cuiabana
A delegada Patrícia Fronza, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianopólis, concluiu...


Assaltantes morrem em confronto com policiais durante furto em loja de eletrodomésticos em MT
Segundo a o batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), quatro suspeitos foram flagrados retirando produtos do estabelecimento e colocando...

Mato Grosso


Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de...


Vale do Araguaia abandona pecha de “Vale dos Esquecidos” e assume condução do progresso econômico de MT
O Vale do Araguaia, que compreende 25 cidades à Nordeste de Mato Grosso, carregou durante anos a pecha de “Vale...


STJ nega pedido e vê perseguição de Rogers a delegados
Foi negado pela Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus ao ex-secretário de Segurança Pública de...
Entretenimento


A Voz do Brasil faz 85 anos
O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma...


Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1
Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da...


Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual
O Instagram proibirá qualquer conteúdo que promova terapia de conversão depois que ativistas pediram que ela impedisse os provedores de...
Esportes


Apresentado, Rogério Ceni cita Zico e promete Flamengo ofensivo
Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de...


Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de...


Fórmula 1 cancela GP Brasil este ano em Interlagos
A Fórmula 1 cancelou hoje (24) o Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Será a...