conecte-se conosco


Política

Como brigadista voluntário, Ulysses vai até à Chapada dos Guimarães apagar incêndios florestais

Publicado

Foto: LEONARDO HEITOR

O deputado estadual Ulysses Moraes (DC) participou, na última semana, de uma operação de combate aos incêndios florestais na região de Água Fria, em Chapada dos Guimarães, juntamente com militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O parlamentar atuou como brigadista voluntário e pode conhecer de perto como é a rotina dos profissionais.

O fogo atingiu a região de Chapada dos Guimarães há alguns dias e chegou inclusive ao Parque Nacional. Ulysses destacou a experiência e afirmou que a tarefa não foi nada fácil, o que aumenta ainda mais a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

“Tive a oportunidade de ir a uma missão dos Bombeiros, entrar na mata e ajudar a apagar o fogo, com sol quente, temperatura de cerca de 50°C, mais de 20 quilos de equipamentos e subindo ladeiras. Tudo isso entrando nas regiões atingidas pelo fogo e respirando muita fumaça. Vivi por um dia o cotidiano que estes homens estão vivendo diariamente”, afirmou Ulysses.

Leia mais:  Comissão rejeita regras especiais de aposentadoria para policiais

Mato Grosso passa por um grande período de estiagem, sendo que em Cuiabá não chove há mais de 120 dias. Nas últimas semanas, a umidade relativa do ar tem variado entre 7% e 20%, índices que podem causar riscos a saúde, principalmente para quem sofre com problemas respiratórios, como asma, sinusite, bronquite e rinite.

No último dia 10, o governador Mauro Mendes (DEM) chegou a decretar situação de emergência por conta dos incêndios florestais que atingem Mato Grosso, que lidera as estatísticas de queimadas em 2019, de acordo com dados do Instituto Centro de Vida, baseados na plataforma do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Foto: LEONARDO HEITOR

Se comparados aos números de 2018, Mato Grosso teve, este ano, um aumento de 87% na quantidade de queimadas, se considerados os meses de janeiro a agosto. Quando a análise é sobre os meses de julho a setembro, quando é proibido fazer queimadas no estado, este número sobe para 205%, quando comparados aos mesmos meses de 2018.

Leia mais:  MT Mamma completa 10 anos e recebe apoio da Câmara Municipal de Cuiabá

Foto: LEONARDO HEITOR

Comentários Facebook
publicidade

Brasil / Mundo

Após três dias de protesto, policial que matou George Floyd é preso nos EUA

Publicado

por

Da CNN, em São Paulo

chefe do Departamento de Segurança Pública de Minessota, John Harrington, anunciou no início da tarde desta sexta-feira (29) que o policial Derek Chauvin, visto em imagens se ajoelhando sobre o pescoço de George Floyd, está sob custódia da polícia do estado americano.

Segundo o procurador do caso, Mike Freeman, Chauvin é acusado de assassinato em 3º grau, tipificado como homicídio culposo. Os outros três policiais envolvidos no assassinato não foram incluídos na ordem de prisão. Na última segunda-feira (25), Floyd, um homem negro de 46 anos, foi parado pelo grupo de autoridades, que disseram estar respondendo a um chamado por falsificação de documentos, ao sair de uma loja de conveniência.

Depois que Floyd já tinha sido algemado e colocado deitado no chão, Chauvin ajoelhou em seu pescoço. A vítima avisou que não estava conseguindo respirar, enquanto os colegas do policial apenas observaram.

Pouco depois, ele foi declarado morto em um hospital nos arredores, de acordo com as autoridades, iniciando uma série de protestos contra a violência policial nos Estados Unidos em relação a população afro-americana.

Leia mais:  Esposas de vereadores promovem doação de sangue ao MT Hemocentro

Senadora de Minnesota, a democrata Amy Klobuchar, definiu a prisão do ex-policial, demitido após o crime, de “um primeiro passo em direção à justiça”. Já o governador do estado, Tim Walz, em entrevista na manhã desta sexta, depois de mais uma noite intensa de confrontos entre manifestantes e as forças de segurança, pediu por “ordem” na região.

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana