conecte-se conosco


Brasil / Mundo

Começa nesta segunda-feira (6), inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio

Publicado

Enem 2019 inscrições abertas desde às 10h00min, venha conferir o passo a passo de como fazer. Enfim começou o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio, de tal forma que se encerrará no dia 17 às 23h59min respeitando o horário de Brasília. O Ministério da Educação espera que o número de inscritos no exame supere o ano passado, na qual obteve 5,5 milhões de participantes.

Conforme o calendário do Enem 2019 as provas permanecerão aplicadas em dois domingos onde o Inep optou pelos dias 3 e 10 de novembro. O MEC utilizará a nota de alguns estudantes como critério de avaliação para o nível de aprendizagem do ensino médio. Contudo, o exame também poderá ser utilizado como critério de seleção através dos programas educacionais. Os mais utilizados são o Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Veja o que precisa para fazer a inscrição do Enem 2019!

Enem 2019 inscrições abertasPara poder fazer a inscrição do Enem 2019 primeiramente o estudante deverá ter acesso a internet, certamente portando um celular,tablet ou computador. Os estudantes terão exatos 12 dias para se inscrever, pois se encerrará no dia 17. Terão as inscrições confirmadas aquelas feitas no portal do Inep através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS.

Como o exame receberá milhões de candidatos é possível que o sistema tenha uma sobrecarga de acesso. Com isso, tente se cadastrar pela manhã ou durante as madrugadas, pois são os melhores horários.

Leia mais:  Bolsonaro assina decreto que fixa salário mínimo em R$ 998 em 2019

Siga o passo a passo de como fazer a inscrição para o Enem 2019:

  1. Acessar o portal do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira;
  2. Informe o número do cadastro de Pessoa Física – CPF e data de Nascimento. Para quem solicitou isenção é preciso informar apenas CPF e senha criada no ato do requerimento;
  3. Dados Pessoais: Em alguns campos já terão informações preenchidas, contudo, deverá informar cor ou raça, sexo, número da identidade, órgão expedidor e UF de identidade. Em seguida deverá apresentar e-mail válido, cep e endereço de residência. Vale lembrar que o e-mail deverá ser passado somente em uma única inscrição;
  4. Recursos: Nesta etapa será onde aqueles que precisam de atendimentos especializados ou específicos irão informar;
  5. Confirmar os dados apresentados. Lembrando que não poderá alterar caso faça a confirmação;
  6. Prova: Deverá optar entre inglês e espanhol, onde responderá 5 questões no dia da prova. Em seguida apresentar qual UF – Unidade da Federação e cidade que possui preferência em fazer o exame. Contudo, o Enem é aplicado em novembro, sendo assim, informe uma cidade na qual estará neste período, pois só será possível fazer alteração durante as inscrições. Por fim, confirme os dados;
  7. Ensino médio: Nesta etapa basta responder a situação de escolaridade do ensino médio;
  8. Por sim o candidato responderá um questionário socioeconômico e criará uma senha de no mínimo 6 e máximo 10 caracteres.

Para os que fizeram o pedido de isenção do Enem 2019 responderá algumas guias como prova e recursos de atendimento. O GRU – Guia de Recolhimento da União será gerado no final da inscrição onde estará no valor de R$85,00. Desse modo, a taxa poderá ser paga em qualquer agência bancária, casas lotéricas e agências dos correios. A mesma deverá ser paga até o dia 23, caso contrário o candidato não terá a inscrição confirmada.

Leia mais:  Ministro do STJ concede liberdade a Neri Geller

Local de prova do Enem 2019

local de prova do Enem 2019 será divulgado juntamente com o cartão de confirmação de inscrição. O mesmo poderá ser visualizado na página do participante em outubro, contudo, com data ainda a confirmar.

Os portões dos locais de aplicação estarão abertos a partir das 12h00min com o fechamento às 13h00min horário de Brasília. Entretanto, as provas só serão iniciadas às 13h30min após o sinal dos fiscais. Conforme o edital do Enem 2019, é recomendado que leve o cartão de confirmação de inscrição além de documento com foto.

Vale ressaltar que as provas deverão ser feitas com caneta esferográfica de cor preta fabricada de material transparente. Na porta da sala será disponibilizado um porta objeto onde o candidato deverá guardar seus pertences como celular, relógio, fone e entre outros.

Para continuar atualizado, curta e compartilhe a página do Instagram Guia do Enem (clique e conheça). Venha conhecer a apostila digital do Enem 2019, assim o candidato poderá se preparar para o exame estudando em casa.

Comentários Facebook
publicidade

Brasil / Mundo

Deputados aprovam texto-base da reforma da Previdência por 379 votos a 131

Publicado

por

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno, por 379 votos a 131, o texto-base da reforma da Previdência (PEC 6/19). Agora os parlamentares começarão a votar os destaquesapresentados à proposta.

Os destaques podem ser de emenda ou de texto. Para aprovar uma emenda, seus apoiadores precisam de 308 votos favoráveis. No caso do texto separado para votação à parte, aqueles que pretendem incluí-lo novamente na redação final da PEC é que precisam garantir esse quórum favorável ao trecho destacado.

A matéria foi aprovada na forma do substitutivo do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que apresenta novas regras para aposentadoria e pensões.

O texto aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, aumenta as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

Outros pontos

Ficaram de fora da proposta a capitalização (poupança individual) e mudanças na aposentadoria de pequenos produtores e trabalhadores rurais.

Leia mais:  Jornalista Boechat, um farol para várias gerações de jornalistas até denunciando presidiário golpista: Olhe vídeo

Na nova regra geral para servidores e trabalhadores da iniciativa privada que se tornarem segurados após a reforma, fica garantida na Constituição somente a idade mínima. O tempo de contribuição exigido e outras condições serão fixados definitivamente em lei. Até lá, vale uma regra transitória.

Para todos os trabalhadores que ainda não tenham atingido os requisitos para se aposentar, regras definitivas de pensão por morte, de acúmulo de pensões e de cálculo dos benefícios dependerão de lei futura, mas o texto traz normas transitórias até ela ser feita.

Obstrução A oposição obstruiu os trabalhos por ser contra os termos do substitutivo, argumentando que as regras são rígidas demais, principalmente para os trabalhadores de baixa renda.

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana