Cidades
Com avanço da pandemia, 6 hospitais estão lotados e 11 em estado vermelho
O avanço da segunda onda da covid-19 em Mato Grosso provocou nova lotação nos hospitais públicos. Nesta quinta-feira (04), 6 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão cheias e outras 11, com alerta vermelho, já dão sinais de aproximação do colapso, como apontam dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Conforme informações do boletim epidemiológico diário, Mato Grosso registra 5.237 mortes, das quais 23 foram nas últimas 24 horas, e 223.054, sendo que 1,2 mil também foram notificadas recentemente.
Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande estão no topo da lista de municípios com mais casos de contágio. Porém, as mais altas taxas de mortalidade da doença seguem concentradas em cidades menores do interior do estado.
Com índice de ocupação das UTIs na casa dos 78,99% e 32% dos leitos de enfermarias em uso, o estado se aproximada do colapso na saúde.
Nacionalmente, o Ministério da Saúde já notificou 9,3 milhões de contágios pela doença em todo país. Deste montante, mais de 227,5 mil morreram por conta da doença.


Cidades
Sepultamentos em SP crescem; setor vê risco de faltar caixão
A média de enterros e cremações nos cemitérios de São Paulo na última semana (221 por dia) cresceu 11% na comparação com os da semana de 11 a 17 de fevereiro (196), segundo o Serviço Funerário. Em relação à semana de 18 a 24 de fevereiro, a alta é de 9,5% (média diária de 200). A Prefeitura diz que os números estão na média: entre 240 no verão e 300 no inverno.
Na capital paulista, representantes do setor não veem explosão de enterros, mas dizem que há redes em outras cidades “perto do colapso”. A demanda maior de sepultamentos e a falta de matéria-prima para caixões, como aço e MDF, preocupam. A Associação dos Fabricantes de Urnas do Brasil vê risco de desabastecimento nacional de caixões.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
-
Brasil / Mundo6 dias atrás
Proteção contra Conavírus: máscara transparente ou ‘M85’; o produto de vinil que não funciona, segundo infectologistas
-
Brasil / Mundo6 dias atrás
Imposto de Renda 3 milhões de brasileiros terão que devolver a ajuda recebida do governo
-
Brasil / Mundo7 dias atrás
Satélite Amazonia-1 é lançado com sucesso e satélite já está em órbita
-
Política6 dias atrás
Consórcio para compra de vacinas contra a Covid por municípios tem 100 adesões
-
Política6 dias atrás
Mauro sanciona VI da covid-19: R$2,1 mil para assessores e R$ 500 para trabalhadores da Saúde
-
Política7 dias atrás
Governo sanciona lei que obriga presos a pagarem pela tornozeleira eletrônica
-
Brasil / Mundo3 dias atrás
China torna obrigatório teste anal para todos os estrangeiros que chegam ao país
-
Política6 dias atrás
Dezoito municípios estão com alto risco de contaminação pela Covid-19